EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6207
Resumo: Neste artigo analisamos as demandas que emergem do processo de implantação da política de inclusão na Educação Especial no Brasil.Demandas referentes a novos sujeitos; a formação e prática, que envolve o debatesobre o currículo, e o atendimento educacional na educação inclusiva. Este estudo tem por base pesquisas realizadas em municípios do Estado do Pará e,também, o levantamento bibliográfico sobre a educação inclusiva no Brasil, incluindo análise de documentos sobre a legislação referente à política da Educação Especial.O estudo aponta que há necessidade de se evidenciar as demandas, problematizar a política, que não atende as especificidades regionais, mas sobretudo, apontar pistas, caminhos teóricos e metodológicos para a inclusão escola e social do aluno público-alvo da Educação Especial.Palavras-chave: Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas. SPECIAL EDUCATION / INCLUSIVE IN BRAZIL: conteporary demandsAbstract: In this article we analyze the emerging demands from the implementation process of inclusion policy on Special Education in Brazil. Demands related to new subjects; training and practice, evolving the debate oncurriculum, and educational services in inclusive education. This study is based on surveys conducted in municipalities in the State of Pará and, Also the literature on inclusive education in Brazil, including document analysis onlegislation referring to the Special Education policy. The study points out that there is need to highlight the demands, problematize politics, that does not meet specific regional characteristics, but above all, point out hints, theoretical and methodological approaches to include school and social of the Special Education student audience.Keywords: Special education. Inclusion Policy. Contemporary demands. EDUCACIÓN ESPECIAL/INCLUSIVA EN BRASIL: demandas contemporáneas Resumen: En este artículo analizamos las demandas que surgen del proceso de implementación de la política de inclusión en la Educación Especial en Brasil. Demandas relacionadas con nuevos sujetos, la formación y práctica, que implican el debate sobre el currículo y el atendimiento educativo en la educación inclusiva. Este estudio se basa en investigaciones realizadas en municipios del Estado de Pará y también la literatura sobre la educación inclusiva en Brasil, incluyendo el análisis de documentos de la legislación sobre la política de Educación Especial. El estudio señala que existe la necesidad de poner de relieve las demandas, cuestionar la política, que no cumple con las especificidades regionales, pero, sobre todo, señalar caminos, enfoques teóricos y metodológicos para la inclusión escolar y social del alumno público clave de la Educación Especial.Palabras clave: Educación Especial. Política de Inclusión. Demandas contemporáneas.
id UFMA-5_bc5fc826cf4bd068a6c7b3ccfb462502
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6207
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneasEducação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.Neste artigo analisamos as demandas que emergem do processo de implantação da política de inclusão na Educação Especial no Brasil.Demandas referentes a novos sujeitos; a formação e prática, que envolve o debatesobre o currículo, e o atendimento educacional na educação inclusiva. Este estudo tem por base pesquisas realizadas em municípios do Estado do Pará e,também, o levantamento bibliográfico sobre a educação inclusiva no Brasil, incluindo análise de documentos sobre a legislação referente à política da Educação Especial.O estudo aponta que há necessidade de se evidenciar as demandas, problematizar a política, que não atende as especificidades regionais, mas sobretudo, apontar pistas, caminhos teóricos e metodológicos para a inclusão escola e social do aluno público-alvo da Educação Especial.Palavras-chave: Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas. SPECIAL EDUCATION / INCLUSIVE IN BRAZIL: conteporary demandsAbstract: In this article we analyze the emerging demands from the implementation process of inclusion policy on Special Education in Brazil. Demands related to new subjects; training and practice, evolving the debate oncurriculum, and educational services in inclusive education. This study is based on surveys conducted in municipalities in the State of Pará and, Also the literature on inclusive education in Brazil, including document analysis onlegislation referring to the Special Education policy. The study points out that there is need to highlight the demands, problematize politics, that does not meet specific regional characteristics, but above all, point out hints, theoretical and methodological approaches to include school and social of the Special Education student audience.Keywords: Special education. Inclusion Policy. Contemporary demands. EDUCACIÓN ESPECIAL/INCLUSIVA EN BRASIL: demandas contemporáneas Resumen: En este artículo analizamos las demandas que surgen del proceso de implementación de la política de inclusión en la Educación Especial en Brasil. Demandas relacionadas con nuevos sujetos, la formación y práctica, que implican el debate sobre el currículo y el atendimiento educativo en la educación inclusiva. Este estudio se basa en investigaciones realizadas en municipios del Estado de Pará y también la literatura sobre la educación inclusiva en Brasil, incluyendo el análisis de documentos de la legislación sobre la política de Educación Especial. El estudio señala que existe la necesidad de poner de relieve las demandas, cuestionar la política, que no cumple con las especificidades regionales, pero, sobre todo, señalar caminos, enfoques teóricos y metodológicos para la inclusión escolar y social del alumno público clave de la Educación Especial.Palabras clave: Educación Especial. Política de Inclusión. Demandas contemporáneas.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620710.18764/2178-2229.v.23n.especial/p152-160Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 152-1602178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6207/3751Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ivanilde Apoluceno de2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6207Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.675439Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
title EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
spellingShingle EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.
title_short EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
title_full EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
title_fullStr EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
title_sort EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
author Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author_facet Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.
topic Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.
description Neste artigo analisamos as demandas que emergem do processo de implantação da política de inclusão na Educação Especial no Brasil.Demandas referentes a novos sujeitos; a formação e prática, que envolve o debatesobre o currículo, e o atendimento educacional na educação inclusiva. Este estudo tem por base pesquisas realizadas em municípios do Estado do Pará e,também, o levantamento bibliográfico sobre a educação inclusiva no Brasil, incluindo análise de documentos sobre a legislação referente à política da Educação Especial.O estudo aponta que há necessidade de se evidenciar as demandas, problematizar a política, que não atende as especificidades regionais, mas sobretudo, apontar pistas, caminhos teóricos e metodológicos para a inclusão escola e social do aluno público-alvo da Educação Especial.Palavras-chave: Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas. SPECIAL EDUCATION / INCLUSIVE IN BRAZIL: conteporary demandsAbstract: In this article we analyze the emerging demands from the implementation process of inclusion policy on Special Education in Brazil. Demands related to new subjects; training and practice, evolving the debate oncurriculum, and educational services in inclusive education. This study is based on surveys conducted in municipalities in the State of Pará and, Also the literature on inclusive education in Brazil, including document analysis onlegislation referring to the Special Education policy. The study points out that there is need to highlight the demands, problematize politics, that does not meet specific regional characteristics, but above all, point out hints, theoretical and methodological approaches to include school and social of the Special Education student audience.Keywords: Special education. Inclusion Policy. Contemporary demands. EDUCACIÓN ESPECIAL/INCLUSIVA EN BRASIL: demandas contemporáneas Resumen: En este artículo analizamos las demandas que surgen del proceso de implementación de la política de inclusión en la Educación Especial en Brasil. Demandas relacionadas con nuevos sujetos, la formación y práctica, que implican el debate sobre el currículo y el atendimiento educativo en la educación inclusiva. Este estudio se basa en investigaciones realizadas en municipios del Estado de Pará y también la literatura sobre la educación inclusiva en Brasil, incluyendo el análisis de documentos de la legislación sobre la política de Educación Especial. El estudio señala que existe la necesidad de poner de relieve las demandas, cuestionar la política, que no cumple con las especificidades regionales, pero, sobre todo, señalar caminos, enfoques teóricos y metodológicos para la inclusión escolar y social del alumno público clave de la Educación Especial.Palabras clave: Educación Especial. Política de Inclusión. Demandas contemporáneas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6207
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p152-160
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6207
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p152-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6207/3751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 152-160
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878616109056