LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Fernanda Ramos de, Cavalcante, Tícia Ferro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769
Resumo: O presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
id UFMA-5_c0ed54e11fa4eb13f7b738ee51184496
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13769
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANATHE IMPORTANCE OF DISABLE CHILDREN´S PROTAGONISM IN SCHOOL DAILY LIFEA IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLARprotagonismoautonomiaescuchandoaprendizajeinclusiónprotagonismoautonomiaescutaaprendizageminclusãoEducação especialprotagonismautonomylisteninglearninginclusionO presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem.Este artículo se propone traer una reflexión sobre la importancia de brindar oportunidades para el protagonismo de los niños con discapacidad en su espacio escolar, entiendo que existen especificidades en cada niño que pueden ser explicadas luego de una atenta escucha del educador. Para ello, nos enfocamos en escuchar a estos niños porque creemos que pueden contribuir a la práctica pedagógica de los docentes. La recolección de datos se realizó en una escuela de la red estatal de Pernambuco y tuvimos como participantes del estudio dos niños con discapacidad y sus respectivos profesores del 3° y 4° año de la escuela primaria I. Los instrumentos metodológicos utilizados fueron: (i) observaciones individuales de los dos niños con discapacidad en el aula regular; (ii) entrevista semiestructurada con los maestros de los niños; y finalmente, (iii) la entrevista con ambos niños. Los resultados mostraron que la escucha de estos niños con discapacidad puede ser un diferencial en la práctica docente, permitiendo una mirada a cuestiones pedagógicas que ayuden en la conducción de un mejor proceso de enseñanza-aprendizaje.This article proposes to bring a refl ection on the importance of providing opportunities for the role of children with disabilities in their school space, I understand that there are specifi cities in each child that can be explained after a careful listening of the educator. To this end, we focus on listening to these children because we believe that they can contribute to the pedagogical practice of teachers. Data collection was carried out in a school in the State network of Pernambuco and we had as study participants two children with disabilities and their respective teachers from the 3rd and 4th year of elementary school I. The methodological instruments used were: (i) individual observations of the two children with disabilities in the regular classroom; (ii) semi-structured interview with the children’s teachers; and fi nally, (iii) the interview with both children. The results showed that listening to these children with disabilities can be a differential in teaching practice, allowing a look at pedagogical issues that help in conducting a better teaching-learning process.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1376910.18764/2178-2229v29n2.2022.32Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 229-2532178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769/11131Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWanderley, Adriana Tereza de Alencar AraripeSouza, Fernanda Ramos deCavalcante, Tícia Ferro2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13769Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:10.333009Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
THE IMPORTANCE OF DISABLE CHILDREN´S PROTAGONISM IN SCHOOL DAILY LIFE
A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR
title LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
spellingShingle LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe
protagonismo
autonomia
escuchando
aprendizaje
inclusión
protagonismo
autonomia
escuta
aprendizagem
inclusão
Educação especial
protagonism
autonomy
listening
learning
inclusion
title_short LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
title_full LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
title_fullStr LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
title_full_unstemmed LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
title_sort LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
author Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe
author_facet Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe
Souza, Fernanda Ramos de
Cavalcante, Tícia Ferro
author_role author
author2 Souza, Fernanda Ramos de
Cavalcante, Tícia Ferro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe
Souza, Fernanda Ramos de
Cavalcante, Tícia Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv protagonismo
autonomia
escuchando
aprendizaje
inclusión
protagonismo
autonomia
escuta
aprendizagem
inclusão
Educação especial
protagonism
autonomy
listening
learning
inclusion
topic protagonismo
autonomia
escuchando
aprendizaje
inclusión
protagonismo
autonomia
escuta
aprendizagem
inclusão
Educação especial
protagonism
autonomy
listening
learning
inclusion
description O presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769
10.18764/2178-2229v29n2.2022.32
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n2.2022.32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769/11131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 229-253
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880563314688