LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769 |
Resumo: | O presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFMA-5_c0ed54e11fa4eb13f7b738ee51184496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13769 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANATHE IMPORTANCE OF DISABLE CHILDREN´S PROTAGONISM IN SCHOOL DAILY LIFEA IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLARprotagonismoautonomiaescuchandoaprendizajeinclusiónprotagonismoautonomiaescutaaprendizageminclusãoEducação especialprotagonismautonomylisteninglearninginclusionO presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem.Este artículo se propone traer una reflexión sobre la importancia de brindar oportunidades para el protagonismo de los niños con discapacidad en su espacio escolar, entiendo que existen especificidades en cada niño que pueden ser explicadas luego de una atenta escucha del educador. Para ello, nos enfocamos en escuchar a estos niños porque creemos que pueden contribuir a la práctica pedagógica de los docentes. La recolección de datos se realizó en una escuela de la red estatal de Pernambuco y tuvimos como participantes del estudio dos niños con discapacidad y sus respectivos profesores del 3° y 4° año de la escuela primaria I. Los instrumentos metodológicos utilizados fueron: (i) observaciones individuales de los dos niños con discapacidad en el aula regular; (ii) entrevista semiestructurada con los maestros de los niños; y finalmente, (iii) la entrevista con ambos niños. Los resultados mostraron que la escucha de estos niños con discapacidad puede ser un diferencial en la práctica docente, permitiendo una mirada a cuestiones pedagógicas que ayuden en la conducción de un mejor proceso de enseñanza-aprendizaje.This article proposes to bring a refl ection on the importance of providing opportunities for the role of children with disabilities in their school space, I understand that there are specifi cities in each child that can be explained after a careful listening of the educator. To this end, we focus on listening to these children because we believe that they can contribute to the pedagogical practice of teachers. Data collection was carried out in a school in the State network of Pernambuco and we had as study participants two children with disabilities and their respective teachers from the 3rd and 4th year of elementary school I. The methodological instruments used were: (i) individual observations of the two children with disabilities in the regular classroom; (ii) semi-structured interview with the children’s teachers; and fi nally, (iii) the interview with both children. The results showed that listening to these children with disabilities can be a differential in teaching practice, allowing a look at pedagogical issues that help in conducting a better teaching-learning process.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1376910.18764/2178-2229v29n2.2022.32Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 229-2532178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769/11131Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWanderley, Adriana Tereza de Alencar AraripeSouza, Fernanda Ramos deCavalcante, Tícia Ferro2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13769Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:10.333009Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA THE IMPORTANCE OF DISABLE CHILDREN´S PROTAGONISM IN SCHOOL DAILY LIFE A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
spellingShingle |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe protagonismo autonomia escuchando aprendizaje inclusión protagonismo autonomia escuta aprendizagem inclusão Educação especial protagonism autonomy listening learning inclusion |
title_short |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
title_full |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
title_fullStr |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
title_full_unstemmed |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
title_sort |
LA IMPORTANCIA DEL PROTAGONISMO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD EN LA ESCUELA COTIDIANA |
author |
Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe |
author_facet |
Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe Souza, Fernanda Ramos de Cavalcante, Tícia Ferro |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fernanda Ramos de Cavalcante, Tícia Ferro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderley, Adriana Tereza de Alencar Araripe Souza, Fernanda Ramos de Cavalcante, Tícia Ferro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
protagonismo autonomia escuchando aprendizaje inclusión protagonismo autonomia escuta aprendizagem inclusão Educação especial protagonism autonomy listening learning inclusion |
topic |
protagonismo autonomia escuchando aprendizaje inclusión protagonismo autonomia escuta aprendizagem inclusão Educação especial protagonism autonomy listening learning inclusion |
description |
O presente artigo propõe dialogar com a importância que se tem em oportunizar o protagonismo da criança com deficiência em seu espaço escolar. Para tal, o trabalho mostra os percursos da infância, bem como da integração, inclusão e aprendizagem, fazendo assim, um recorte das conquistas para a inclusão das pessoas com deficiência realizadas ao longo do tempo. Destarte, focamos na escuta dessas crianças por acreditarmos que as mesmas podem contribuir para a prática dos professores. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede Estadual de Pernambuco e tivemos como participantes do estudo duas crianças com deficiência e suas respectivas professoras do 3º e 4° ano do ensino fundamental I. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: (i) observações individuais das duas crianças com deficiência em sala de aula regular; (ii) entrevista semiestruturada com as professoras das crianças; e por fim, (iii) a entrevista com ambas as crianças. A análise demonstra que a escuta dessas crianças com deficiência acaba sendo um diferencial na prática docente, no que atribui autonomia no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769 10.18764/2178-2229v29n2.2022.32 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n2.2022.32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13769/11131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 229-253 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874880563314688 |