EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paula de Carvalho Fragoso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333
Resumo: A aquisição de Língua Portuguesa pelo aluno surdo na proposta educacional bilíngue se constitui como um desafio na atualidade. Na presente pesquisa mergulhamos no universo educacional bilíngue: Língua de Sinais como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa como segunda língua (L2) observando como se dá o ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo com idade de cinco anos e 11 meses a oito anos, filhos de pais ouvintes, matriculados em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em três ambientes educacionais distintos, no município do Rio de Janeiro. As visitas aconteceram numa escola especial, em duas escolas públicas inclusivas e numa escola particular inclusiva, com participação de seis profissionais e 12 crianças. Foram realizadas filmagens das atividades pedagógicas para ensino de Língua Portuguesa, anotações de campo, entrevistas com os profissionais e orientações aos familiares. Para responder a pergunta principal do estudo: “Como se dá o ensino da Língua Portuguesa para a criança surda na proposta educacional bilíngue?” foram categorizadas as principais atividades realizadas para o ensino da Língua Portuguesa e obtivemos dados a respeito da comunicação destes alunos. Foi utilizada análise qualitativa dos resultados, demonstrando que a participação no estudo levou os profissionais envolvidos a refletirem sobre o tema, reverem as suas atuações e as suas crenças. O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.Palavras-chaves: Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.BILINGUAL EDUCATION: importance in learning and school inclusion of deaf studentsAbstract: The acquisition of Portuguese Language by deaf students in the bilingual education proposal constitutes a challenge today. In the present study we dive in bilingual educational universe: Signals Language as their first language (L1) and Portuguese as a second language (L2) observing how is the teaching of Portuguese language for deaf students aged five years and 11 months to eight years, children of hearing parents, enrolled in classes in the early years of elementary school, three different educational settings, in the municipality of Rio de Janeiro. The visits happened in a special school in two inclusive public schools and a private school inclusive, with the participation of six professionals and 12 children. Filming was carried out pedagogical activities for teaching Portuguese, field notes, interviews with professionals and guidance to families. To answer the study's question: "How does the teaching of the Portuguese language for deaf children in bilingual educational proposal" were categorized the main activities for the teaching of Portuguese and obtained data regarding the communication of these students. It was used qualitative analysis of the results that show that participation in the study took the professionals involved to reflect on the theme, review their actions and their beliefs. The study concludes that bilingual education is a promising avenue for deaf children fully develop their skills and potential, growing aware of their rights and duties with autonomy and independence. Subjects and active participants in society to which they belong.Keywords: Bilingual Education. Inclusive Education. Deaf students.EDUCACIÓN BILINGÜE: su importancia en el aprendizaje y la escuela inclusión de estudiantes sordosResumen: La adquisición de la Lengua Portuguesa para los estudiantes sordos en la propuesta de educación bilingüe constituye un reto en la actualidad. En el presente estudio nos sumergimos en el universo educativo bilingüe: Lenguaje de señales como primera lengua (L1) y el portugués como segunda lengua (L2) observando cómo es la enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes sordos de entre cinco años y 11 meses a ocho años, hijos de padres oyentes, matriculados en clases en los primeros años de la escuela primaria, en tres ámbitos educativos diferentes en el municipio del Rio de Enero. Las visitas tuvieron lugar en una escuela especial, en dos escuelas públicas inclusivas y una escuela privada inclusiva, con la participación de seis profesionales y 12 niños. Fueron realizadas rodaje de las actividades pedagógicas para la enseñanza del portugués, notas de campo, entrevistas con profesionales y orientación a las familias. Para responder a la pregunta principal del estudio: "¿Cómo se sucede la enseñanza de la lengua portuguesa para niños sordos en propuesta educativa bilingüe?", se clasificaron las principales actividades para la enseñanza del portugués y obtenido los datos con respecto a la comunicación de estos estudiantes. Se utilizó el análisis cualitativo de los resultados, lo que demuestra que la participación en el estudio se llevó a los profesionales implicados a reflexionar sobre el tema, revisar sus acciones y sus creencias. El estudio concluye que la educación bilingüe es una vía prometedora para niños sordos desarrollan plenamente sus habilidades y potencial, creciendo consciente de sus derechos y deberes con autonomía e independencia. Sujetos y participantes activos en la sociedad a la que pertenecen.Palabras clave: Educación Bilingüe. Educación Inclusiva. Alumnos sordos.  
id UFMA-5_c30fc9b4793668b2f764f354355196b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5333
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdosEducação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.A aquisição de Língua Portuguesa pelo aluno surdo na proposta educacional bilíngue se constitui como um desafio na atualidade. Na presente pesquisa mergulhamos no universo educacional bilíngue: Língua de Sinais como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa como segunda língua (L2) observando como se dá o ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo com idade de cinco anos e 11 meses a oito anos, filhos de pais ouvintes, matriculados em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em três ambientes educacionais distintos, no município do Rio de Janeiro. As visitas aconteceram numa escola especial, em duas escolas públicas inclusivas e numa escola particular inclusiva, com participação de seis profissionais e 12 crianças. Foram realizadas filmagens das atividades pedagógicas para ensino de Língua Portuguesa, anotações de campo, entrevistas com os profissionais e orientações aos familiares. Para responder a pergunta principal do estudo: “Como se dá o ensino da Língua Portuguesa para a criança surda na proposta educacional bilíngue?” foram categorizadas as principais atividades realizadas para o ensino da Língua Portuguesa e obtivemos dados a respeito da comunicação destes alunos. Foi utilizada análise qualitativa dos resultados, demonstrando que a participação no estudo levou os profissionais envolvidos a refletirem sobre o tema, reverem as suas atuações e as suas crenças. O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.Palavras-chaves: Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.BILINGUAL EDUCATION: importance in learning and school inclusion of deaf studentsAbstract: The acquisition of Portuguese Language by deaf students in the bilingual education proposal constitutes a challenge today. In the present study we dive in bilingual educational universe: Signals Language as their first language (L1) and Portuguese as a second language (L2) observing how is the teaching of Portuguese language for deaf students aged five years and 11 months to eight years, children of hearing parents, enrolled in classes in the early years of elementary school, three different educational settings, in the municipality of Rio de Janeiro. The visits happened in a special school in two inclusive public schools and a private school inclusive, with the participation of six professionals and 12 children. Filming was carried out pedagogical activities for teaching Portuguese, field notes, interviews with professionals and guidance to families. To answer the study's question: "How does the teaching of the Portuguese language for deaf children in bilingual educational proposal" were categorized the main activities for the teaching of Portuguese and obtained data regarding the communication of these students. It was used qualitative analysis of the results that show that participation in the study took the professionals involved to reflect on the theme, review their actions and their beliefs. The study concludes that bilingual education is a promising avenue for deaf children fully develop their skills and potential, growing aware of their rights and duties with autonomy and independence. Subjects and active participants in society to which they belong.Keywords: Bilingual Education. Inclusive Education. Deaf students.EDUCACIÓN BILINGÜE: su importancia en el aprendizaje y la escuela inclusión de estudiantes sordosResumen: La adquisición de la Lengua Portuguesa para los estudiantes sordos en la propuesta de educación bilingüe constituye un reto en la actualidad. En el presente estudio nos sumergimos en el universo educativo bilingüe: Lenguaje de señales como primera lengua (L1) y el portugués como segunda lengua (L2) observando cómo es la enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes sordos de entre cinco años y 11 meses a ocho años, hijos de padres oyentes, matriculados en clases en los primeros años de la escuela primaria, en tres ámbitos educativos diferentes en el municipio del Rio de Enero. Las visitas tuvieron lugar en una escuela especial, en dos escuelas públicas inclusivas y una escuela privada inclusiva, con la participación de seis profesionales y 12 niños. Fueron realizadas rodaje de las actividades pedagógicas para la enseñanza del portugués, notas de campo, entrevistas con profesionales y orientación a las familias. Para responder a la pregunta principal del estudio: "¿Cómo se sucede la enseñanza de la lengua portuguesa para niños sordos en propuesta educativa bilingüe?", se clasificaron las principales actividades para la enseñanza del portugués y obtenido los datos con respecto a la comunicación de estos estudiantes. Se utilizó el análisis cualitativo de los resultados, lo que demuestra que la participación en el estudio se llevó a los profesionales implicados a reflexionar sobre el tema, revisar sus acciones y sus creencias. El estudio concluye que la educación bilingüe es una vía prometedora para niños sordos desarrollan plenamente sus habilidades y potencial, creciendo consciente de sus derechos y deberes con autonomía e independencia. Sujetos y participantes activos en la sociedad a la que pertenecen.Palabras clave: Educación Bilingüe. Educación Inclusiva. Alumnos sordos.  Universidade Federal do Maranhão2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/533310.18764/2178-2229.v23n2p31-45Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 31-452178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333/3266Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paula de Carvalho FragosoWalter, Cátia Crivelenti de Figueiredo2017-01-23T13:54:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5333Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:49.242943Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
title EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
spellingShingle EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
Oliveira, Paula de Carvalho Fragoso
Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.
title_short EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
title_full EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
title_fullStr EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
title_sort EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
author Oliveira, Paula de Carvalho Fragoso
author_facet Oliveira, Paula de Carvalho Fragoso
Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
author_role author
author2 Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paula de Carvalho Fragoso
Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.
topic Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.
description A aquisição de Língua Portuguesa pelo aluno surdo na proposta educacional bilíngue se constitui como um desafio na atualidade. Na presente pesquisa mergulhamos no universo educacional bilíngue: Língua de Sinais como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa como segunda língua (L2) observando como se dá o ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo com idade de cinco anos e 11 meses a oito anos, filhos de pais ouvintes, matriculados em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em três ambientes educacionais distintos, no município do Rio de Janeiro. As visitas aconteceram numa escola especial, em duas escolas públicas inclusivas e numa escola particular inclusiva, com participação de seis profissionais e 12 crianças. Foram realizadas filmagens das atividades pedagógicas para ensino de Língua Portuguesa, anotações de campo, entrevistas com os profissionais e orientações aos familiares. Para responder a pergunta principal do estudo: “Como se dá o ensino da Língua Portuguesa para a criança surda na proposta educacional bilíngue?” foram categorizadas as principais atividades realizadas para o ensino da Língua Portuguesa e obtivemos dados a respeito da comunicação destes alunos. Foi utilizada análise qualitativa dos resultados, demonstrando que a participação no estudo levou os profissionais envolvidos a refletirem sobre o tema, reverem as suas atuações e as suas crenças. O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.Palavras-chaves: Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.BILINGUAL EDUCATION: importance in learning and school inclusion of deaf studentsAbstract: The acquisition of Portuguese Language by deaf students in the bilingual education proposal constitutes a challenge today. In the present study we dive in bilingual educational universe: Signals Language as their first language (L1) and Portuguese as a second language (L2) observing how is the teaching of Portuguese language for deaf students aged five years and 11 months to eight years, children of hearing parents, enrolled in classes in the early years of elementary school, three different educational settings, in the municipality of Rio de Janeiro. The visits happened in a special school in two inclusive public schools and a private school inclusive, with the participation of six professionals and 12 children. Filming was carried out pedagogical activities for teaching Portuguese, field notes, interviews with professionals and guidance to families. To answer the study's question: "How does the teaching of the Portuguese language for deaf children in bilingual educational proposal" were categorized the main activities for the teaching of Portuguese and obtained data regarding the communication of these students. It was used qualitative analysis of the results that show that participation in the study took the professionals involved to reflect on the theme, review their actions and their beliefs. The study concludes that bilingual education is a promising avenue for deaf children fully develop their skills and potential, growing aware of their rights and duties with autonomy and independence. Subjects and active participants in society to which they belong.Keywords: Bilingual Education. Inclusive Education. Deaf students.EDUCACIÓN BILINGÜE: su importancia en el aprendizaje y la escuela inclusión de estudiantes sordosResumen: La adquisición de la Lengua Portuguesa para los estudiantes sordos en la propuesta de educación bilingüe constituye un reto en la actualidad. En el presente estudio nos sumergimos en el universo educativo bilingüe: Lenguaje de señales como primera lengua (L1) y el portugués como segunda lengua (L2) observando cómo es la enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes sordos de entre cinco años y 11 meses a ocho años, hijos de padres oyentes, matriculados en clases en los primeros años de la escuela primaria, en tres ámbitos educativos diferentes en el municipio del Rio de Enero. Las visitas tuvieron lugar en una escuela especial, en dos escuelas públicas inclusivas y una escuela privada inclusiva, con la participación de seis profesionales y 12 niños. Fueron realizadas rodaje de las actividades pedagógicas para la enseñanza del portugués, notas de campo, entrevistas con profesionales y orientación a las familias. Para responder a la pregunta principal del estudio: "¿Cómo se sucede la enseñanza de la lengua portuguesa para niños sordos en propuesta educativa bilingüe?", se clasificaron las principales actividades para la enseñanza del portugués y obtenido los datos con respecto a la comunicación de estos estudiantes. Se utilizó el análisis cualitativo de los resultados, lo que demuestra que la participación en el estudio se llevó a los profesionales implicados a reflexionar sobre el tema, revisar sus acciones y sus creencias. El estudio concluye que la educación bilingüe es una vía prometedora para niños sordos desarrollan plenamente sus habilidades y potencial, creciendo consciente de sus derechos y deberes con autonomía e independencia. Sujetos y participantes activos en la sociedad a la que pertenecen.Palabras clave: Educación Bilingüe. Educación Inclusiva. Alumnos sordos.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333
10.18764/2178-2229.v23n2p31-45
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n2p31-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333/3266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 31-45
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878512300032