RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Wellingson Valente dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro, José Guilherme de Oliveira, Teixeira, Lucilinda Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a recepção do conto “Quarto de Hora”, de Maria Lúcia Medeiros, pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Pará, para verificar os pontos de recepção crítica desses alunos, observando se eles conseguiriam relacionar os ritos de passagem presentes nos contos, com o que eles vivenciam; percebendo as habilidades intrínsecas, os conhecimentos de mundo, o efeito estético e as expectativas dos sujeitos/leitores. Para tanto, optou-se por um aporte teórico afinado com a teoria recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) e Zilberman (1989), bem como a metodologia dos círculos de leitura de Cosson (2014) e dos Grupos Focais de Godim (2003).AbstractThe objective of this article is to analyze the reception of the  “Quarter Hour”, of Maria Lucía Medeiros, by the students of the 1st year of High School of the Federal Institute of Pará, to verify the points of critical reception of these students, observing if they could relate the rites of passage presents in the stories, with what they experience; perceiving the intrinsic abilities, the knowledge’s of world, the aesthetic effect and the expectations of the subjects/readers. Therefore, a theoretical approach based on the receptive theory of Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) and Zilberman (1989) and the methodology of the reading circles of Cosson (2014) and the Focus Groups of Godim (2003)  Keywords: Reception aesthetics. Maria Lúcia Medeiros. Rites of passage. Background education.ResumenEl presente artículo tiene como objetivo analizar la recepción del cuento “Quarto de Hora”, de María Lucía Medeiros, por los estudiantes del primer año de la enseñanza média del Instituto Federal do Pará, para verificar los puntos de recepción crítica de estos estudiantes, observando si ellos podrían relacionar los ritos de pasaje presente en las historias, con lo que ellos han experimentado en su vida; percibiendo las habilidades intrínsecas, los conocimientos del mundo, el efecto estético y las expectativas de los sujetos/lectores. Por lo tanto, se optó por un enfoque teórico afinado a la teoría recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) y Zilberman (1989) y la metodología de los círculos de lectura de Cosson (2014) y de los Grupos Focales de Godim (2003).Palabras clave: Estética de la recepción. Maria Lucia Medeiros. Ritos de pasaje. Experiencia educacional.
id UFMA-5_c8c59f6c4246c5fd2777c0725ef10d7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9330
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do ParáEstética da recepçãoMaria Lúcia MedeirosRitos de passagemExperiência educacionalO presente artigo tem por objetivo analisar a recepção do conto “Quarto de Hora”, de Maria Lúcia Medeiros, pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Pará, para verificar os pontos de recepção crítica desses alunos, observando se eles conseguiriam relacionar os ritos de passagem presentes nos contos, com o que eles vivenciam; percebendo as habilidades intrínsecas, os conhecimentos de mundo, o efeito estético e as expectativas dos sujeitos/leitores. Para tanto, optou-se por um aporte teórico afinado com a teoria recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) e Zilberman (1989), bem como a metodologia dos círculos de leitura de Cosson (2014) e dos Grupos Focais de Godim (2003).AbstractThe objective of this article is to analyze the reception of the  “Quarter Hour”, of Maria Lucía Medeiros, by the students of the 1st year of High School of the Federal Institute of Pará, to verify the points of critical reception of these students, observing if they could relate the rites of passage presents in the stories, with what they experience; perceiving the intrinsic abilities, the knowledge’s of world, the aesthetic effect and the expectations of the subjects/readers. Therefore, a theoretical approach based on the receptive theory of Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) and Zilberman (1989) and the methodology of the reading circles of Cosson (2014) and the Focus Groups of Godim (2003)  Keywords: Reception aesthetics. Maria Lúcia Medeiros. Rites of passage. Background education.ResumenEl presente artículo tiene como objetivo analizar la recepción del cuento “Quarto de Hora”, de María Lucía Medeiros, por los estudiantes del primer año de la enseñanza média del Instituto Federal do Pará, para verificar los puntos de recepción crítica de estos estudiantes, observando si ellos podrían relacionar los ritos de pasaje presente en las historias, con lo que ellos han experimentado en su vida; percibiendo las habilidades intrínsecas, los conocimientos del mundo, el efecto estético y las expectativas de los sujetos/lectores. Por lo tanto, se optó por un enfoque teórico afinado a la teoría recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) y Zilberman (1989) y la metodología de los círculos de lectura de Cosson (2014) y de los Grupos Focales de Godim (2003).Palabras clave: Estética de la recepción. Maria Lucia Medeiros. Ritos de pasaje. Experiencia educacional.Universidade Federal do Maranhão2018-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/933010.18764/2178-2229.v25n2p225-242Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 225-2422178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330/5545Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Wellingson Valente dosCastro, José Guilherme de OliveiraTeixeira, Lucilinda Ribeiro2018-11-28T15:22:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9330Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:58.333999Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
title RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
spellingShingle RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
Reis, Wellingson Valente dos
Estética da recepção
Maria Lúcia Medeiros
Ritos de passagem
Experiência educacional
title_short RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
title_full RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
title_fullStr RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
title_full_unstemmed RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
title_sort RITO DE PASSAGEM DA VIDA: a recepção de Maria Lúcia Medeiros por alunos do Instituto Federal do Pará
author Reis, Wellingson Valente dos
author_facet Reis, Wellingson Valente dos
Castro, José Guilherme de Oliveira
Teixeira, Lucilinda Ribeiro
author_role author
author2 Castro, José Guilherme de Oliveira
Teixeira, Lucilinda Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Wellingson Valente dos
Castro, José Guilherme de Oliveira
Teixeira, Lucilinda Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estética da recepção
Maria Lúcia Medeiros
Ritos de passagem
Experiência educacional
topic Estética da recepção
Maria Lúcia Medeiros
Ritos de passagem
Experiência educacional
description O presente artigo tem por objetivo analisar a recepção do conto “Quarto de Hora”, de Maria Lúcia Medeiros, pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Pará, para verificar os pontos de recepção crítica desses alunos, observando se eles conseguiriam relacionar os ritos de passagem presentes nos contos, com o que eles vivenciam; percebendo as habilidades intrínsecas, os conhecimentos de mundo, o efeito estético e as expectativas dos sujeitos/leitores. Para tanto, optou-se por um aporte teórico afinado com a teoria recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) e Zilberman (1989), bem como a metodologia dos círculos de leitura de Cosson (2014) e dos Grupos Focais de Godim (2003).AbstractThe objective of this article is to analyze the reception of the  “Quarter Hour”, of Maria Lucía Medeiros, by the students of the 1st year of High School of the Federal Institute of Pará, to verify the points of critical reception of these students, observing if they could relate the rites of passage presents in the stories, with what they experience; perceiving the intrinsic abilities, the knowledge’s of world, the aesthetic effect and the expectations of the subjects/readers. Therefore, a theoretical approach based on the receptive theory of Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) and Zilberman (1989) and the methodology of the reading circles of Cosson (2014) and the Focus Groups of Godim (2003)  Keywords: Reception aesthetics. Maria Lúcia Medeiros. Rites of passage. Background education.ResumenEl presente artículo tiene como objetivo analizar la recepción del cuento “Quarto de Hora”, de María Lucía Medeiros, por los estudiantes del primer año de la enseñanza média del Instituto Federal do Pará, para verificar los puntos de recepción crítica de estos estudiantes, observando si ellos podrían relacionar los ritos de pasaje presente en las historias, con lo que ellos han experimentado en su vida; percibiendo las habilidades intrínsecas, los conocimientos del mundo, el efecto estético y las expectativas de los sujetos/lectores. Por lo tanto, se optó por un enfoque teórico afinado a la teoría recepcional de Jauss (1994), Iser (1996; 1999), Costa Lima (2011) y Zilberman (1989) y la metodología de los círculos de lectura de Cosson (2014) y de los Grupos Focales de Godim (2003).Palabras clave: Estética de la recepción. Maria Lucia Medeiros. Ritos de pasaje. Experiencia educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330
10.18764/2178-2229.v25n2p225-242
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n2p225-242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9330/5545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 225-242
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879214845952