A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Rayron Lennon Costa, Neris, Wheriston Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906
Resumo: A Lei nº 11.645/08 dispõe acerca da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nocurrículo escolar e constitui-se um marco, ao considerar-se que, por muito tempo, negros e índios foram desconsideradosou concebidos pela escola, de forma pejorativa ou em posição de subserviência. Este artigo, fruto de umprojeto de extensão desenvolvido em uma unidade da Universidade Federal do Maranhão, descreve alguns aspectospertinentes às temáticas sugeridas pela lei supracitada, em sala de aula. Com base nas atividades desenvolvidasno âmbito do projeto, a partir da observação participante, constatou-se que a cultura popular torna-se, então,uma estratégia a ser adotada para inserção da Lei nº 11.645/08, nas escolas brasileiras e maranhenses, em razãode sua riqueza e diversidade, possibilitando um ensino contextualizado e significativo.Palavras-chave: Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense. A POPULAR CULTURE AS ELEMENT TO INSERT Nº 11.645/08 IN SCHOOLCURRICULUMAbstract: The Law nº 11.645/08 has concerning the insertion of African history and culture, african-Brazilian andindigenous in the school curriculum and constitutes a milestone when considering that for a long time, blacks andIndians were disregarded or designed by the school, so derogatory or subservient position. This article, the resultof an extension project developed by one of the Federal University of Maranhão describes some aspects about thethemes of the law in the classroom. Based on the activities carried out under the project it was found that the popularculture then becomes a strategy to be adopted for insertion of Law nº 11.645/08 in Brazilian schools because of itsrichness and diversity, providing a contextualized education and significant.Keywords: Law nº 11.645/08. Education. School. Popular culture. Maranhão popular culture. LA CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERCIÓN DA LEY Nº11.645/08 EN EL CURRICULUM DE LA ESCUELAResumen: La Ley nº 11.645/08 relativo a la inserción de la historia y la cultura africana, afro-brasileña e indígenaen el currículo de las escuelas y constituye un hito al considerar que, durante mucho tiempo, los negros y los indiosse tuvieron en cuenta o diseñados por la escuela, en posición despectivo o servil. Este artículo es el resultado deun proyecto de extensión desarrollado por uno de la Universidad Federal del Maranhão describe algunos aspectosrelacionados con la aplicación de la ley en las clases. Con la base de las actividades realizadas en el marco delproyecto se encontró que la cultura popular se convierte en una estrategia que se adopte para la inserción de la Leynº 11.645/08 en las escuelas brasileñas, debido a su riqueza y diversidad, ofrecer una educación contextualizaday significativa.Palabras clave: Ley nº 11.645/08. Enseñanza. Cultura Popular.
id UFMA-5_c8e6d9c509d31e8f467b9f6c0a722e0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLARLei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.A Lei nº 11.645/08 dispõe acerca da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nocurrículo escolar e constitui-se um marco, ao considerar-se que, por muito tempo, negros e índios foram desconsideradosou concebidos pela escola, de forma pejorativa ou em posição de subserviência. Este artigo, fruto de umprojeto de extensão desenvolvido em uma unidade da Universidade Federal do Maranhão, descreve alguns aspectospertinentes às temáticas sugeridas pela lei supracitada, em sala de aula. Com base nas atividades desenvolvidasno âmbito do projeto, a partir da observação participante, constatou-se que a cultura popular torna-se, então,uma estratégia a ser adotada para inserção da Lei nº 11.645/08, nas escolas brasileiras e maranhenses, em razãode sua riqueza e diversidade, possibilitando um ensino contextualizado e significativo.Palavras-chave: Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense. A POPULAR CULTURE AS ELEMENT TO INSERT Nº 11.645/08 IN SCHOOLCURRICULUMAbstract: The Law nº 11.645/08 has concerning the insertion of African history and culture, african-Brazilian andindigenous in the school curriculum and constitutes a milestone when considering that for a long time, blacks andIndians were disregarded or designed by the school, so derogatory or subservient position. This article, the resultof an extension project developed by one of the Federal University of Maranhão describes some aspects about thethemes of the law in the classroom. Based on the activities carried out under the project it was found that the popularculture then becomes a strategy to be adopted for insertion of Law nº 11.645/08 in Brazilian schools because of itsrichness and diversity, providing a contextualized education and significant.Keywords: Law nº 11.645/08. Education. School. Popular culture. Maranhão popular culture. LA CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERCIÓN DA LEY Nº11.645/08 EN EL CURRICULUM DE LA ESCUELAResumen: La Ley nº 11.645/08 relativo a la inserción de la historia y la cultura africana, afro-brasileña e indígenaen el currículo de las escuelas y constituye un hito al considerar que, durante mucho tiempo, los negros y los indiosse tuvieron en cuenta o diseñados por la escuela, en posición despectivo o servil. Este artículo es el resultado deun proyecto de extensión desarrollado por uno de la Universidad Federal del Maranhão describe algunos aspectosrelacionados con la aplicación de la ley en las clases. Con la base de las actividades realizadas en el marco delproyecto se encontró que la cultura popular se convierte en una estrategia que se adopte para la inserción de la Leynº 11.645/08 en las escuelas brasileñas, debido a su riqueza y diversidad, ofrecer una educación contextualizaday significativa.Palabras clave: Ley nº 11.645/08. Enseñanza. Cultura Popular.Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/390610.18764/2178-2229.v22.n2.p.129-141Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 129-1412178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906/2060Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Heridan de Jesus Guterres PavãoSousa, Rayron Lennon CostaNeris, Wheriston Silva2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-01-23T13:56:03Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
title A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
spellingShingle A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.
title_short A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
title_full A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
title_fullStr A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
title_full_unstemmed A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
title_sort A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
author Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
author_facet Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Sousa, Rayron Lennon Costa
Neris, Wheriston Silva
author_role author
author2 Sousa, Rayron Lennon Costa
Neris, Wheriston Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Sousa, Rayron Lennon Costa
Neris, Wheriston Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.
topic Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.
description A Lei nº 11.645/08 dispõe acerca da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nocurrículo escolar e constitui-se um marco, ao considerar-se que, por muito tempo, negros e índios foram desconsideradosou concebidos pela escola, de forma pejorativa ou em posição de subserviência. Este artigo, fruto de umprojeto de extensão desenvolvido em uma unidade da Universidade Federal do Maranhão, descreve alguns aspectospertinentes às temáticas sugeridas pela lei supracitada, em sala de aula. Com base nas atividades desenvolvidasno âmbito do projeto, a partir da observação participante, constatou-se que a cultura popular torna-se, então,uma estratégia a ser adotada para inserção da Lei nº 11.645/08, nas escolas brasileiras e maranhenses, em razãode sua riqueza e diversidade, possibilitando um ensino contextualizado e significativo.Palavras-chave: Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense. A POPULAR CULTURE AS ELEMENT TO INSERT Nº 11.645/08 IN SCHOOLCURRICULUMAbstract: The Law nº 11.645/08 has concerning the insertion of African history and culture, african-Brazilian andindigenous in the school curriculum and constitutes a milestone when considering that for a long time, blacks andIndians were disregarded or designed by the school, so derogatory or subservient position. This article, the resultof an extension project developed by one of the Federal University of Maranhão describes some aspects about thethemes of the law in the classroom. Based on the activities carried out under the project it was found that the popularculture then becomes a strategy to be adopted for insertion of Law nº 11.645/08 in Brazilian schools because of itsrichness and diversity, providing a contextualized education and significant.Keywords: Law nº 11.645/08. Education. School. Popular culture. Maranhão popular culture. LA CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERCIÓN DA LEY Nº11.645/08 EN EL CURRICULUM DE LA ESCUELAResumen: La Ley nº 11.645/08 relativo a la inserción de la historia y la cultura africana, afro-brasileña e indígenaen el currículo de las escuelas y constituye un hito al considerar que, durante mucho tiempo, los negros y los indiosse tuvieron en cuenta o diseñados por la escuela, en posición despectivo o servil. Este artículo es el resultado deun proyecto de extensión desarrollado por uno de la Universidad Federal del Maranhão describe algunos aspectosrelacionados con la aplicación de la ley en las clases. Con la base de las actividades realizadas en el marco delproyecto se encontró que la cultura popular se convierte en una estrategia que se adopte para la inserción de la Leynº 11.645/08 en las escuelas brasileñas, debido a su riqueza y diversidad, ofrecer una educación contextualizaday significativa.Palabras clave: Ley nº 11.645/08. Enseñanza. Cultura Popular.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.129-141
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.129-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906/2060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 129-141
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440300888883200