ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Almir Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como objetivo justificar o idealismo estético hegeliano e a estética hermenêutica de Gadamer como propostas relevantes para o ensino e pesquisa na graduação em filosofia. Para tanto, tomaremos como fundamento algumas referências anunciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Filosofia, propostas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como a pluralidade de horizontes que emergem da relação conceitual entre filosofia e estética. Ressaltaremos o problema da arte e verdade como discussão filosófica central contemplada na estética hegeliana e na ontologia hermenêutica de Gadamer. bem como a importância que esses horizontes investigativos apresentam enquanto propostas de ensino e pesquisa estética na graduação em filosofia.Palavras-chave: Estética. Dialética. Hegel. Hermenêutica. Arte. Verdade. História. Ensino.ART AND PHILOSOPHY: the perspective of dialectic and hermeneutic aesthetics as teaching and research in philosophyAbstract: This articler aims to justify Hegel's aesthetics idealism and Gadamer's hermeneutics aesthetics as important proposals for teaching and research in undergraduate courses of Philosophy. For this, it is taken as basis some references announced in the National Curriculum Parameters and in the Curriculum Guidelines for the Course of Philosophy, proposed by the National Education Council, as well as the plurality of horizons that emerge from the conceptual relationship between philosophy and aesthetics. The question of art and truth is emphasized as the central philosophical discussion considered in Hegel's aesthetics and in Gadamer's hermeneutic ontology, as well as the importance that those investigative horizons present while proposals of aesthetics teaching and research in undergraduate courses of Philosophy.Keywords: Aesthetics. Dialectics. Hegel. Hermeneutics. Art. Truth. History. Teaching.ARTE Y FILOSOFIA: la perspectiva de la estética dialéctica y hermenéutica como enseñanza e investigación en filosofiaResumen: Esta artículo tiene por objeto justificar el idealismo estético hegeliano y la estética hermenéutica de Gadamer como propuestas pertinentes a la enseñanza y la investigación de pregrado en filosofía. Para ello, vamos a tomar algunas referencias como base del anuncio en el Currículo Nacional y Lineamientos Curriculares para el Curso de Filosofía, propuestos por el Consejo Nacional de Educación, y la pluralidad de perspectivas que surgen de la relación conceptual entre la filosofía y la estética. Vamos a poner de relieve el problema del arte y la verdad de la discusión filosófica central contemplado en la estética de Hegel y en la ontología hermenéutica de Gadamer. Además de la importancia que estos horizontes de investigación significan como propuestas para la enseñanza y la investigación en la estética de la filosofía de pregrado.Palabras clave: La estética. La dialéctica. Hegel. La hermenéutica. El arte. La verdad. La historia. La enseñanza.
id UFMA-5_c974019f34de6c67644e8b67ce0f2b9b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/519
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofiaResumo: O presente artigo tem como objetivo justificar o idealismo estético hegeliano e a estética hermenêutica de Gadamer como propostas relevantes para o ensino e pesquisa na graduação em filosofia. Para tanto, tomaremos como fundamento algumas referências anunciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Filosofia, propostas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como a pluralidade de horizontes que emergem da relação conceitual entre filosofia e estética. Ressaltaremos o problema da arte e verdade como discussão filosófica central contemplada na estética hegeliana e na ontologia hermenêutica de Gadamer. bem como a importância que esses horizontes investigativos apresentam enquanto propostas de ensino e pesquisa estética na graduação em filosofia.Palavras-chave: Estética. Dialética. Hegel. Hermenêutica. Arte. Verdade. História. Ensino.ART AND PHILOSOPHY: the perspective of dialectic and hermeneutic aesthetics as teaching and research in philosophyAbstract: This articler aims to justify Hegel's aesthetics idealism and Gadamer's hermeneutics aesthetics as important proposals for teaching and research in undergraduate courses of Philosophy. For this, it is taken as basis some references announced in the National Curriculum Parameters and in the Curriculum Guidelines for the Course of Philosophy, proposed by the National Education Council, as well as the plurality of horizons that emerge from the conceptual relationship between philosophy and aesthetics. The question of art and truth is emphasized as the central philosophical discussion considered in Hegel's aesthetics and in Gadamer's hermeneutic ontology, as well as the importance that those investigative horizons present while proposals of aesthetics teaching and research in undergraduate courses of Philosophy.Keywords: Aesthetics. Dialectics. Hegel. Hermeneutics. Art. Truth. History. Teaching.ARTE Y FILOSOFIA: la perspectiva de la estética dialéctica y hermenéutica como enseñanza e investigación en filosofiaResumen: Esta artículo tiene por objeto justificar el idealismo estético hegeliano y la estética hermenéutica de Gadamer como propuestas pertinentes a la enseñanza y la investigación de pregrado en filosofía. Para ello, vamos a tomar algunas referencias como base del anuncio en el Currículo Nacional y Lineamientos Curriculares para el Curso de Filosofía, propuestos por el Consejo Nacional de Educación, y la pluralidad de perspectivas que surgen de la relación conceptual entre la filosofía y la estética. Vamos a poner de relieve el problema del arte y la verdad de la discusión filosófica central contemplado en la estética de Hegel y en la ontología hermenéutica de Gadamer. Además de la importancia que estos horizontes de investigación significan como propuestas para la enseñanza y la investigación en la estética de la filosofía de pregrado.Palabras clave: La estética. La dialéctica. Hegel. La hermenéutica. El arte. La verdad. La historia. La enseñanza. Universidade Federal do Maranhão2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 2, 20112178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519/287Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Almir Ferreira da2017-01-23T14:27:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/519Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:30.159959Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
title ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
spellingShingle ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
Silva Junior, Almir Ferreira da
title_short ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
title_full ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
title_fullStr ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
title_full_unstemmed ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
title_sort ARTE E FILOSOFIA: a perspectiva da estética dialética e hermenêutica como ensino e pesquisa em filosofia
author Silva Junior, Almir Ferreira da
author_facet Silva Junior, Almir Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Almir Ferreira da
description Resumo: O presente artigo tem como objetivo justificar o idealismo estético hegeliano e a estética hermenêutica de Gadamer como propostas relevantes para o ensino e pesquisa na graduação em filosofia. Para tanto, tomaremos como fundamento algumas referências anunciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Filosofia, propostas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como a pluralidade de horizontes que emergem da relação conceitual entre filosofia e estética. Ressaltaremos o problema da arte e verdade como discussão filosófica central contemplada na estética hegeliana e na ontologia hermenêutica de Gadamer. bem como a importância que esses horizontes investigativos apresentam enquanto propostas de ensino e pesquisa estética na graduação em filosofia.Palavras-chave: Estética. Dialética. Hegel. Hermenêutica. Arte. Verdade. História. Ensino.ART AND PHILOSOPHY: the perspective of dialectic and hermeneutic aesthetics as teaching and research in philosophyAbstract: This articler aims to justify Hegel's aesthetics idealism and Gadamer's hermeneutics aesthetics as important proposals for teaching and research in undergraduate courses of Philosophy. For this, it is taken as basis some references announced in the National Curriculum Parameters and in the Curriculum Guidelines for the Course of Philosophy, proposed by the National Education Council, as well as the plurality of horizons that emerge from the conceptual relationship between philosophy and aesthetics. The question of art and truth is emphasized as the central philosophical discussion considered in Hegel's aesthetics and in Gadamer's hermeneutic ontology, as well as the importance that those investigative horizons present while proposals of aesthetics teaching and research in undergraduate courses of Philosophy.Keywords: Aesthetics. Dialectics. Hegel. Hermeneutics. Art. Truth. History. Teaching.ARTE Y FILOSOFIA: la perspectiva de la estética dialéctica y hermenéutica como enseñanza e investigación en filosofiaResumen: Esta artículo tiene por objeto justificar el idealismo estético hegeliano y la estética hermenéutica de Gadamer como propuestas pertinentes a la enseñanza y la investigación de pregrado en filosofía. Para ello, vamos a tomar algunas referencias como base del anuncio en el Currículo Nacional y Lineamientos Curriculares para el Curso de Filosofía, propuestos por el Consejo Nacional de Educación, y la pluralidad de perspectivas que surgen de la relación conceptual entre la filosofía y la estética. Vamos a poner de relieve el problema del arte y la verdad de la discusión filosófica central contemplado en la estética de Hegel y en la ontología hermenéutica de Gadamer. Además de la importancia que estos horizontes de investigación significan como propuestas para la enseñanza y la investigación en la estética de la filosofía de pregrado.Palabras clave: La estética. La dialéctica. Hegel. La hermenéutica. El arte. La verdad. La historia. La enseñanza.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/519/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 2, 2011
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876640591872