FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: aula andragógica e as implicações na (re)construção da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria da Glória Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Djanira do Espírito Santo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9957
Resumo: O presente estudo é parte de uma pesquisa sobre a Andragogia e da Teoria Experiencial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Objetiva analisar como a prática pedagógica do professor, a partir dos princípios andragógicos e da teoria experiencial de Kolb, contribui para a aprendizagem de pessoas jovens e adultas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, fundamentada nos pressupostos teóricos de Desgagné (2007), Thiollent (2011). O corpus desta investigação é constituído por dados a partir de questionário e encontros formativos por meio dos Ciclos de Estudos Colaborativos (CEC) com base organizacional no ciclo de Kolb, realizados com professores que atuam no ensino fundamental na modalidade de EJA, estão organizados em eixos temáticos e interpretados à luz da técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Bardin (2009), Pêcheux (2008). Nossa investigação está fundamentada nas formulações teórico-conceituais de Knowles (2009), Finger e Asún (2003), DeAquino (2007); Kolb (2014), Freire (1987,1996); Moura (2007), entre outros. A análise desenvolvida o papel da aula andragógica como orientação didática. Os resultados apontam para a reflexão da prática pedagógica visando à qualidade do ensino oferecido as pessoas jovens e adultas, e apontam para a necessidade de redimensionar essas práticas no contexto escolar.CONTINUED EDUCATION IN YOUTH AND ADULT EDUCATION: the class based on andragogyand its implications in the (re)construction of the practice Abstract: This present study is part of a research with on Andragogy and Experiential theory, linked to the Postgraduate Program of National University of Piauí. It aims to analyze how the teacher’s pedagogical practice from andragogy principles and the experimental theory of kolb, contributes to learning of young and adults, in the initial years of Elementary School level. This is a collaborative action research, based on the theoretical assumptions of Desgagné (2007), Thiollent (2011). The corpus of the research consisted of data from questionnaires and formative through the Cycles of Collaborative Studies, with an organizational basis in Kolb cycle, carried out with teachers teaching Youth and Adult Education. Such data is organized into thematic axes and interpreted based on Discourse Analysis, according to the conceptions of Bardin (2009), Pêcheux (2008). These investigations are based on the theoretical-conceptual formulations of Knowles (2009), Finger and Asún (2003), DeAquino (2007); Kolb (2014), Freire (1987, 1996); Moura (2007), among others. The analysis developed highlights the role of the andragógica class as didactic orientation in the EJA. The results point to the reflection of the pedagogical practice aiming at the quality of teaching offered to students young and adults and point to the need of resize pedagogical practices in the school context.Keywords: Youth and Adult education. Formation. Andragogy. Pedagogical practice.LA FORMACIÓN CONTINUADA EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: la clase andragógica y las implicaciones en la (re)construcción de la prácticaResumen: El presente texto es parte de una pesquisa sobre Andragogia y la Teoría Experiencial, vinculada al l Programa de Pós-Graduación en Educación de la Universidade Federal do Piauí. Objetiva analizar como la práctica pedagógica del profesor, a partir de los principios andragógicos y de la teoría experiencial de Kolb, contribuye para el aprendizaje de personas jóvenes y adultas, en los años iniciales de la enseñanza fundamental. Se trata de una pesquisa- acción colaborativa, fundamentada en los presupuestos teóricos de Desgagné (2007), Thiollent (2011). El corpus de la investigación es constituidao por dados a partir de cuestionarios y encuentros formativos por medio de los Ciclos de Estudios Colaborativos (CEC) con base organizacional en ciclo de Kolb, realizado con profesores que actúan en la enseñanza fundamental en la modalidad de EJA, están organizados en ejes temáticos e interpretación a la luz de la técnica de Discurso a partir de las concepciones de Bardin (2009), Pêcheux (2008). Nuestra investigación está fundamentada en las formulaciones teórico – conceptuales de Knowles (2009), Finge e Asún (2003), DeAquino (2007), Kolb (2014), Freire (1987, 1996), Moura (2007), entre otros. El análisis desarrollado destaca el papel de la clase andragógica como orientación didáctica en la EJA. Los resultados apuntan para la reflexión de la práctica pedagógica visando la cualidad del enseño ofrecido a las personas jóvenes y adultos, y apuntan para la necesidad de redimensionamiento de las prácticas pedagógicas en el contexto escolar.Palabras Llaves: Educación de Jóvenes y Adultos. Formación de Profesores. Clase. Práctica Pedagógica.
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Pedagogical practice.LA FORMACIÓN CONTINUADA EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: la clase andragógica y las implicaciones en la (re)construcción de la prácticaResumen: El presente texto es parte de una pesquisa sobre Andragogia y la Teoría Experiencial, vinculada al l Programa de Pós-Graduación en Educación de la Universidade Federal do Piauí. Objetiva analizar como la práctica pedagógica del profesor, a partir de los principios andragógicos y de la teoría experiencial de Kolb, contribuye para el aprendizaje de personas jóvenes y adultas, en los años iniciales de la enseñanza fundamental. Se trata de una pesquisa- acción colaborativa, fundamentada en los presupuestos teóricos de Desgagné (2007), Thiollent (2011). 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