A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980 |
Resumo: | A Educação Física lecionada nas Escolas Normais buscou aproximar a disciplina dos preceitos médicos, militares e higienistas, e com atividades relacionadas ao cotidiano do ensino primário. Este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolveram os processos formativos de Educação Física na Escola Normal Duque de Caxias e na Escola Normal São José de Caxias do Sul/RS, entre 1947 e 1961, valendo-se de documentos históricos e de memórias de professoras e normalistas. Ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma narrativa histórica é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. A metodologia utilizada foi da História Oral, mediante entrevistas semiestruturadas cotejadas com Análise Documental considerando: leis, decretos, registros institucionais, jornais e fotografias acessados em diferentes acervos do RS. O estudo foi composto por seis sujeitos, três professoras de Educação Física, Aura Ribeiro Mendes, Gemma Callegari e Julita Schumacher, e três normalistas, Edelweiss Rossarolla, Carmen Lucia Duso e Suzana Corsetti. Os indícios apontam para processos formativos orientados metodologicamente pelo Método Ginástico Francês, pelos exercícios calistênicos, pelas diferentes formas de ginástica, conduzidas pelos preceitos médicos e militares presentes na década de 1930 que perduram de forma mais significativa até a década de 1950. Nos anos 1950 tais práticas vão sendo utilizadas como forma de aquecimento para outras atividades físicas e substituídas pelos esportes, principalmente voleibol, newcomb e caçador no contexto local, ou também por outras práticas, esportes, jogos e brincadeiras criadas e inventadas pelas docentes e/ou normalistas. |
id |
UFMA-5_d147ae8dc8b95a25aebc89729cfd9034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17980 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVOEducação FísicaEscola NormalMemóriasProcessos formativosA Educação Física lecionada nas Escolas Normais buscou aproximar a disciplina dos preceitos médicos, militares e higienistas, e com atividades relacionadas ao cotidiano do ensino primário. Este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolveram os processos formativos de Educação Física na Escola Normal Duque de Caxias e na Escola Normal São José de Caxias do Sul/RS, entre 1947 e 1961, valendo-se de documentos históricos e de memórias de professoras e normalistas. Ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma narrativa histórica é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. A metodologia utilizada foi da História Oral, mediante entrevistas semiestruturadas cotejadas com Análise Documental considerando: leis, decretos, registros institucionais, jornais e fotografias acessados em diferentes acervos do RS. O estudo foi composto por seis sujeitos, três professoras de Educação Física, Aura Ribeiro Mendes, Gemma Callegari e Julita Schumacher, e três normalistas, Edelweiss Rossarolla, Carmen Lucia Duso e Suzana Corsetti. Os indícios apontam para processos formativos orientados metodologicamente pelo Método Ginástico Francês, pelos exercícios calistênicos, pelas diferentes formas de ginástica, conduzidas pelos preceitos médicos e militares presentes na década de 1930 que perduram de forma mais significativa até a década de 1950. Nos anos 1950 tais práticas vão sendo utilizadas como forma de aquecimento para outras atividades físicas e substituídas pelos esportes, principalmente voleibol, newcomb e caçador no contexto local, ou também por outras práticas, esportes, jogos e brincadeiras criadas e inventadas pelas docentes e/ou normalistas.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 327-3522178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980/12621Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiacomoni, CristianSouza, José Edimar de2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17980Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:20.315324Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO Giacomoni, Cristian Educação Física Escola Normal Memórias Processos formativos |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): : MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO |
author |
Giacomoni, Cristian |
author_facet |
Giacomoni, Cristian Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Edimar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomoni, Cristian Souza, José Edimar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Normal Memórias Processos formativos |
topic |
Educação Física Escola Normal Memórias Processos formativos |
description |
A Educação Física lecionada nas Escolas Normais buscou aproximar a disciplina dos preceitos médicos, militares e higienistas, e com atividades relacionadas ao cotidiano do ensino primário. Este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolveram os processos formativos de Educação Física na Escola Normal Duque de Caxias e na Escola Normal São José de Caxias do Sul/RS, entre 1947 e 1961, valendo-se de documentos históricos e de memórias de professoras e normalistas. Ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma narrativa histórica é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. A metodologia utilizada foi da História Oral, mediante entrevistas semiestruturadas cotejadas com Análise Documental considerando: leis, decretos, registros institucionais, jornais e fotografias acessados em diferentes acervos do RS. O estudo foi composto por seis sujeitos, três professoras de Educação Física, Aura Ribeiro Mendes, Gemma Callegari e Julita Schumacher, e três normalistas, Edelweiss Rossarolla, Carmen Lucia Duso e Suzana Corsetti. Os indícios apontam para processos formativos orientados metodologicamente pelo Método Ginástico Francês, pelos exercícios calistênicos, pelas diferentes formas de ginástica, conduzidas pelos preceitos médicos e militares presentes na década de 1930 que perduram de forma mais significativa até a década de 1950. Nos anos 1950 tais práticas vão sendo utilizadas como forma de aquecimento para outras atividades físicas e substituídas pelos esportes, principalmente voleibol, newcomb e caçador no contexto local, ou também por outras práticas, esportes, jogos e brincadeiras criadas e inventadas pelas docentes e/ou normalistas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17980/12621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 327-352 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881280540672 |