O COMÉRCIO MARÍTIMO DO PARÁ NO SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1070 |
Resumo: | O texto que se segue tem por objetivo abordar o movimento comercial da Província do Pará no correr do século XIX. Faz parte do projeto temático desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sobre o comércio marítimo brasileiro no século XIX, cujo objetivo é criar uma série comparativa da atividade comercial dos principais portos brasileiros naquele período, identificando os principais produtos de exportação, o saldo da balança comercial, os principais parceiros de cada província, tanto no âmbito do comércio internacional como nas trocas com as demais províncias do Império do Brasil. A principal fonte do projeto são os Relatórios de Presidentes de Província obtidos através do portal do Center For Research Libraries. O nosso ponto de partida foi o comércio marítimo do Maranhão. Agora, partimos para catalogar, organizar e analisar o comércio paraense, para que posteriormente possamos estabelecer uma análise comparativa com o Maranhão e as demais províncias portuárias brasileiras. A opção pelo Pará como seqüência de nosso projeto é devido sua ligação histórica com o Maranhão desde os tempos coloniais, inclusive, fazendo parte do Estado do Maranhão e Grão-Pará no século 17.Palavras-chave: Economia. História Econômica. Comércio Marítimo. Brasil. Pará.SEA TRADE OF PARÁ STATE IN THE NINETETEENTH CENTURYAbstract: This paper aims to approach the trade movement of the Province of Para in the course of the nineteenth century. It is part of the thematic project developed under the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) about the Brazilian sea trade in the nineteenth century, whose goal is to create a comparative series of commercial activity of the main Brazilian ports in that period, identifying the main exporting products, trade balance, the main partners in each province, both within the international scope and with other provinces of the Empire of Brazil. The main sources of the project are the Presidents of the Provinces's reports obtained through the portal of the Center For Research Libraries. Our starting point was the sea trade of Maranhão State. We started cataloging, organizing and analyzing the trade of Pará, so that later we can establish a comparative analysis with Maranhão and the other Brazilian port provinces. The choice of Pará for the sequence of our project is due to its historical connection with Maranhão since colonial times, even being part of the state of Maranhão and Grão-Pará in the 17th century. Keywords: Economics. Economic History. Sea Trade. Brazil. Pará.EL COMERCIO MARITIMO DE PARÁ, EM EL SIGLO XIXResumen: El siguiente texto tiene como objetivo abordar el movimiento comercial de la provincia de Pará, en el transcurso del siglo XIX. Es parte del proyecto temático desarrollado en el marco del Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica (PIBIC) en el comercio marítimo de Brasil en el siglo XIX, cuyo objetivo es crear una serie comparativa de la actividad comercial de los principales puertos de Brasil durante ese período, identificando los principales productos de las exportaciones, la balanza comercial, los socios principales de cada provincia, tanto en el comercio internacional y en el comercio con otras provincias del Imperio del Brasil. La fuente principal del proyecto son los informes de los Presidentes de Provincia obtenidos a través del portal del Center for Research Libraries. Nuestro punto de partida fue el comercio marítimo de Maranhao. Ahora, nos dispusimos a catalogar, organizar y analizar el comercio de Pará, para que posteriormente podamos establecer un análisis comparativo con otras provincias y el puerto brasileño de Maranhão. La elección de Pará como una continuidad de nuestro proyecto se debe a su conexión histórica con el Maranhão, desde la época colonial, incluso como parte del estado de Maranhao y del Grande Pará en el siglo 17.Palabras clave: Economia. Historia Económica. Comercio Marítimo. Brasil. Pará. |
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Agora, partimos para catalogar, organizar e analisar o comércio paraense, para que posteriormente possamos estabelecer uma análise comparativa com o Maranhão e as demais províncias portuárias brasileiras. A opção pelo Pará como seqüência de nosso projeto é devido sua ligação histórica com o Maranhão desde os tempos coloniais, inclusive, fazendo parte do Estado do Maranhão e Grão-Pará no século 17.Palavras-chave: Economia. História Econômica. Comércio Marítimo. Brasil. Pará.SEA TRADE OF PARÁ STATE IN THE NINETETEENTH CENTURYAbstract: This paper aims to approach the trade movement of the Province of Para in the course of the nineteenth century. It is part of the thematic project developed under the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) about the Brazilian sea trade in the nineteenth century, whose goal is to create a comparative series of commercial activity of the main Brazilian ports in that period, identifying the main exporting products, trade balance, the main partners in each province, both within the international scope and with other provinces of the Empire of Brazil. The main sources of the project are the Presidents of the Provinces's reports obtained through the portal of the Center For Research Libraries. Our starting point was the sea trade of Maranhão State. We started cataloging, organizing and analyzing the trade of Pará, so that later we can establish a comparative analysis with Maranhão and the other Brazilian port provinces. 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La fuente principal del proyecto son los informes de los Presidentes de Provincia obtenidos a través del portal del Center for Research Libraries. Nuestro punto de partida fue el comercio marítimo de Maranhao. Ahora, nos dispusimos a catalogar, organizar y analizar el comercio de Pará, para que posteriormente podamos establecer un análisis comparativo con otras provincias y el puerto brasileño de Maranhão. La elección de Pará como una continuidad de nuestro proyecto se debe a su conexión histórica con el Maranhão, desde la época colonial, incluso como parte del estado de Maranhao y del Grande Pará en el siglo 17.Palabras clave: Economia. Historia Económica. Comercio Marítimo. Brasil. 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