GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto Corrêa, Marcos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares Ferreira, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576
Resumo:  Este artigo tem por objetivo evidenciar questões de cunho epistemológico com as quais lidam pesquisadores em Educação comprometidos com estudos na perspectiva dialética, bem como apresentar a técnica de Grupos de Interlocução, em consonância com esta perspectiva. O artigo explora aquilo que parece ser latente à técnica e, dialoga com Walter Benjamin sobre a possibilidade de “escovar a história a contrapelo”, expondo-a como propícia à produção de conhecimento no âmbito da dialética. Foram analisados quatro trabalhos, sendo três dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, que se valeram dos Grupos de Interlocução, que se trata de uma técnica que visa explicitar e compreender os sentidos da pesquisa, de maneira coletiva. A análise, tendo como suporte a perspectiva escolhida, revelou que a técnica de Grupos de Interlocução possibilita maior dialeticidade na análise e produção de dados, relacionando-a com a totalidade da problematização sobre a qual é realizada a pesquisa.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.INTERLOCUTION GROUPS AND THE ´´HISTORY AGAINST THE GRAIN´´: contributions to think about research in education Abstract: This paper aims to highlight questions of epistemological nature that education researchers, committed to studies with a dialetic perspective, have to deal with, as well aspresent the interlocution groups technique in consonance with this perspective. The article explores which seems to be latente to the techniqueand dialogue with Walter Benjamin about the possibility of ´´brush the history against the grain´´, exposin it as conducive to the production of knowledge within the dialetic. Four studies were analyzed: three dissertations of Master and onde Doctoral thesis, that were served of the interlocution groups, that is a technique that aims to explain and understand collectively the meanings of the research. The analysis, supported by the chosen perspective, revealed that interlocution groups technique enables higher dialeticity in data production and analisys, redirecting it with the totality of the problematization over which the research is performed.Keywords: Research in education. Interlocution groups. Dialectic.GRUPOS E INTERLOCUCIÓN "LA HISTORIA A CONTRAPELO": contribuciones para pensar en la Investigación en Educación.Resumen: Este artículo tiene como objetivo destacar las cuestiones epistemológicas que tienen que ver con los investigadores educativos comprometidos con estudios en perspectiva dialéctica y la técnica de los grupos de interlocución en línea con esta perspectiva. El artículo explora lo que parece ser la técnica y los diálogos con Walter Benjamin acerca de la posibilidad de la "historia el cepillo a contrapelo", exponiendo como conducente a la producción de conocimiento dentro de la dialéctica. Se analizaron cuatro estudios, tres tesis de Maestría y una tesis Doctoral, que se valió a los grupos de interlocución, que es una técnica que trata de explicar y entender el significado de la investigación colectivamente. El análisis, con el apoyo de la perspectiva elegida, reveló que la técnica de grupos de interlocución permite que los datos de análisis dialéctico y de producción más altos, relacionándolo con todo el cuestionamiento sobre la que se realiza la pesquisa.Palabras clave: Investigación en Educación. Grupos de interlocución. Dialéctica.              
id UFMA-5_dbc948180b512dd921d901372ce5acef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4576
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética. Este artigo tem por objetivo evidenciar questões de cunho epistemológico com as quais lidam pesquisadores em Educação comprometidos com estudos na perspectiva dialética, bem como apresentar a técnica de Grupos de Interlocução, em consonância com esta perspectiva. O artigo explora aquilo que parece ser latente à técnica e, dialoga com Walter Benjamin sobre a possibilidade de “escovar a história a contrapelo”, expondo-a como propícia à produção de conhecimento no âmbito da dialética. Foram analisados quatro trabalhos, sendo três dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, que se valeram dos Grupos de Interlocução, que se trata de uma técnica que visa explicitar e compreender os sentidos da pesquisa, de maneira coletiva. A análise, tendo como suporte a perspectiva escolhida, revelou que a técnica de Grupos de Interlocução possibilita maior dialeticidade na análise e produção de dados, relacionando-a com a totalidade da problematização sobre a qual é realizada a pesquisa.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.INTERLOCUTION GROUPS AND THE ´´HISTORY AGAINST THE GRAIN´´: contributions to think about research in education Abstract: This paper aims to highlight questions of epistemological nature that education researchers, committed to studies with a dialetic perspective, have to deal with, as well aspresent the interlocution groups technique in consonance with this perspective. The article explores which seems to be latente to the techniqueand dialogue with Walter Benjamin about the possibility of ´´brush the history against the grain´´, exposin it as conducive to the production of knowledge within the dialetic. Four studies were analyzed: three dissertations of Master and onde Doctoral thesis, that were served of the interlocution groups, that is a technique that aims to explain and understand collectively the meanings of the research. The analysis, supported by the chosen perspective, revealed that interlocution groups technique enables higher dialeticity in data production and analisys, redirecting it with the totality of the problematization over which the research is performed.Keywords: Research in education. Interlocution groups. Dialectic.GRUPOS E INTERLOCUCIÓN "LA HISTORIA A CONTRAPELO": contribuciones para pensar en la Investigación en Educación.Resumen: Este artículo tiene como objetivo destacar las cuestiones epistemológicas que tienen que ver con los investigadores educativos comprometidos con estudios en perspectiva dialéctica y la técnica de los grupos de interlocución en línea con esta perspectiva. El artículo explora lo que parece ser la técnica y los diálogos con Walter Benjamin acerca de la posibilidad de la "historia el cepillo a contrapelo", exponiendo como conducente a la producción de conocimiento dentro de la dialéctica. Se analizaron cuatro estudios, tres tesis de Maestría y una tesis Doctoral, que se valió a los grupos de interlocución, que es una técnica que trata de explicar y entender el significado de la investigación colectivamente. El análisis, con el apoyo de la perspectiva elegida, reveló que la técnica de grupos de interlocución permite que los datos de análisis dialéctico y de producción más altos, relacionándolo con todo el cuestionamiento sobre la que se realiza la pesquisa.Palabras clave: Investigación en Educación. Grupos de interlocución. Dialéctica.              Universidade Federal do Maranhão2017-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/457610.18764/2178-2229.v24n2p1-12Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 2, maio/ago. 2017; 1-122178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576/4635Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBritto Corrêa, MarcosSoares Ferreira, Liliana2021-01-17T13:54:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4576Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:47.234201Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
title GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
spellingShingle GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
Britto Corrêa, Marcos
Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.
title_short GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
title_full GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
title_fullStr GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
title_full_unstemmed GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
title_sort GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
author Britto Corrêa, Marcos
author_facet Britto Corrêa, Marcos
Soares Ferreira, Liliana
author_role author
author2 Soares Ferreira, Liliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto Corrêa, Marcos
Soares Ferreira, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.
topic Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.
description  Este artigo tem por objetivo evidenciar questões de cunho epistemológico com as quais lidam pesquisadores em Educação comprometidos com estudos na perspectiva dialética, bem como apresentar a técnica de Grupos de Interlocução, em consonância com esta perspectiva. O artigo explora aquilo que parece ser latente à técnica e, dialoga com Walter Benjamin sobre a possibilidade de “escovar a história a contrapelo”, expondo-a como propícia à produção de conhecimento no âmbito da dialética. Foram analisados quatro trabalhos, sendo três dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, que se valeram dos Grupos de Interlocução, que se trata de uma técnica que visa explicitar e compreender os sentidos da pesquisa, de maneira coletiva. A análise, tendo como suporte a perspectiva escolhida, revelou que a técnica de Grupos de Interlocução possibilita maior dialeticidade na análise e produção de dados, relacionando-a com a totalidade da problematização sobre a qual é realizada a pesquisa.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.INTERLOCUTION GROUPS AND THE ´´HISTORY AGAINST THE GRAIN´´: contributions to think about research in education Abstract: This paper aims to highlight questions of epistemological nature that education researchers, committed to studies with a dialetic perspective, have to deal with, as well aspresent the interlocution groups technique in consonance with this perspective. The article explores which seems to be latente to the techniqueand dialogue with Walter Benjamin about the possibility of ´´brush the history against the grain´´, exposin it as conducive to the production of knowledge within the dialetic. Four studies were analyzed: three dissertations of Master and onde Doctoral thesis, that were served of the interlocution groups, that is a technique that aims to explain and understand collectively the meanings of the research. The analysis, supported by the chosen perspective, revealed that interlocution groups technique enables higher dialeticity in data production and analisys, redirecting it with the totality of the problematization over which the research is performed.Keywords: Research in education. Interlocution groups. Dialectic.GRUPOS E INTERLOCUCIÓN "LA HISTORIA A CONTRAPELO": contribuciones para pensar en la Investigación en Educación.Resumen: Este artículo tiene como objetivo destacar las cuestiones epistemológicas que tienen que ver con los investigadores educativos comprometidos con estudios en perspectiva dialéctica y la técnica de los grupos de interlocución en línea con esta perspectiva. El artículo explora lo que parece ser la técnica y los diálogos con Walter Benjamin acerca de la posibilidad de la "historia el cepillo a contrapelo", exponiendo como conducente a la producción de conocimiento dentro de la dialéctica. Se analizaron cuatro estudios, tres tesis de Maestría y una tesis Doctoral, que se valió a los grupos de interlocución, que es una técnica que trata de explicar y entender el significado de la investigación colectivamente. El análisis, con el apoyo de la perspectiva elegida, reveló que la técnica de grupos de interlocución permite que los datos de análisis dialéctico y de producción más altos, relacionándolo con todo el cuestionamiento sobre la que se realiza la pesquisa.Palabras clave: Investigación en Educación. Grupos de interlocución. Dialéctica.              
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576
10.18764/2178-2229.v24n2p1-12
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n2p1-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576/4635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 2, maio/ago. 2017; 1-12
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878440996864