A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Facci, Marilda Gonçalves Dias, Ribeiro, Maria Júlia Lemes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2361
Resumo: Atualmente, temos um grande contingente de crianças frequentando a escola, porém muitos alunos não têm se apropriado dos conhecimentos curriculares, fato que é objeto de estudos no âmbito da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional. Nesse contexto, nosso objetivo é apresentar a compreensão de professores sobre as dificuldades encontradas no processo de escolarização e o relato que fazem sobre o enfrentamento dessas dificuldades em uma cidade do Norte do Paraná. Para tanto, inicialmente, faremos uma discussão sobre o fracasso escolar; na sequência, apresentaremos alguns pressupostos do processo ensino-aprendizagem com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural e, finalmente, apresentaremos dados de uma pesquisa sobre as queixas escolares realizada com trinta professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco escolas. Nossa conclusão foi que uma visão culpabilizante e individualizadora continua explicando as dificuldades no processo de escolarização e que os alunos vivem em uma sociedade excludente, a qual não socializa os bens materiais e culturais de forma igualitária. Também, concluímos ser necessário propor mediações diferenciadas, para que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural. TEACHERS’ UNDERSTANDING ON DIFFICULTIES IN THE SCHOOLING PROCESS: analysis with vygotskian assumptionsABSTRACT: Nowadays, a great number of children are going to school; however there is a general complaintthat many of those children are not internalizing curriculum knowledge. This fact has actually been focused in studies by Education and by School and Educational Psychology. This paper focus on teachers’ understanding about difficulties involved in the schooling process and the reporting made about facing them in a town in the northern region of the state of Paraná, Brazil. A discussion of school failure will be held, followed by some presuppositions of the teaching-learning process foregrounded on Historical and Cultural Psychology. Data from a research on school complaints with thirty teachers of the first forms of the Primary School from five schools will be given. A guilt-ridden and individualized point of view is still rife to explain the difficulties in the schooling process. Further, data reveal that students live in an excluding societywhich does not socialize equally material and cultural goods. Differentiated mediations are required so that knowledge may be accessible to all students.KEYWORDS: School complaints. Education. School and educational psycology. Historical and cultural psychology.  EL ENTENDIMIENTO DE LOS PROFESORES SOBRE LAS DIFICULTADES EN EL PROCESO DE ESCOLARIZACIÓN: análisis con presupuestos vigotskianosRESUMEN: Actualmente hay un gran contingente de niños frecuentando la escuela, sin embargo muchos alumnos no se han apropiado de los conocimientos curriculares, hecho éste que es objeto de estudios en el ámbito de la Educación y de la Psicología Escolar y Educacional. En ese contexto, nuestro objetivo es presentar el entendimiento de profesores sobre las dificultades encontradas en el proceso de escolarizacióny el relato que se hacen sobre el enfrentamiento de ellas en una ciudad del Norte de Paraná. Para tanto, inicialmente haremos una discusión sobre el fracaso escolar; en la secuencia presentaremos algunos presupuestos del proceso enseñanza-aprendizaje, con fundamentos en la Psicología Histórico-Cultural; y, finalmente, presentaremos datos de una investigación sobre las quejas escolares realizada con treinta profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de cinco escuelas. Nuestra conclusión fue que una visión de culpabilidad e individualizadora sigue explicando las dificultades en el proceso de escolarización, y que los alumnos viven en una sociedad excluyente, la cual no socializa los bienes materiales y culturales de forma igualitaria. También concluimos ser necesario proponer mediacionesdiferenciadas, para que todos los estudiantes tengan acceso al conocimiento.PALABRAS CLAVE: Quejas escolares. Educación. Psicología escolar y educacional. Psicología histórico-cultural.
id UFMA-5_e7cbcdeb31bcd33bb33a495abfa5572f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos VigotskianosQueixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.Atualmente, temos um grande contingente de crianças frequentando a escola, porém muitos alunos não têm se apropriado dos conhecimentos curriculares, fato que é objeto de estudos no âmbito da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional. Nesse contexto, nosso objetivo é apresentar a compreensão de professores sobre as dificuldades encontradas no processo de escolarização e o relato que fazem sobre o enfrentamento dessas dificuldades em uma cidade do Norte do Paraná. Para tanto, inicialmente, faremos uma discussão sobre o fracasso escolar; na sequência, apresentaremos alguns pressupostos do processo ensino-aprendizagem com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural e, finalmente, apresentaremos dados de uma pesquisa sobre as queixas escolares realizada com trinta professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco escolas. Nossa conclusão foi que uma visão culpabilizante e individualizadora continua explicando as dificuldades no processo de escolarização e que os alunos vivem em uma sociedade excludente, a qual não socializa os bens materiais e culturais de forma igualitária. Também, concluímos ser necessário propor mediações diferenciadas, para que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural. TEACHERS’ UNDERSTANDING ON DIFFICULTIES IN THE SCHOOLING PROCESS: analysis with vygotskian assumptionsABSTRACT: Nowadays, a great number of children are going to school; however there is a general complaintthat many of those children are not internalizing curriculum knowledge. This fact has actually been focused in studies by Education and by School and Educational Psychology. This paper focus on teachers’ understanding about difficulties involved in the schooling process and the reporting made about facing them in a town in the northern region of the state of Paraná, Brazil. A discussion of school failure will be held, followed by some presuppositions of the teaching-learning process foregrounded on Historical and Cultural Psychology. Data from a research on school complaints with thirty teachers of the first forms of the Primary School from five schools will be given. A guilt-ridden and individualized point of view is still rife to explain the difficulties in the schooling process. Further, data reveal that students live in an excluding societywhich does not socialize equally material and cultural goods. Differentiated mediations are required so that knowledge may be accessible to all students.KEYWORDS: School complaints. Education. School and educational psycology. Historical and cultural psychology.  EL ENTENDIMIENTO DE LOS PROFESORES SOBRE LAS DIFICULTADES EN EL PROCESO DE ESCOLARIZACIÓN: análisis con presupuestos vigotskianosRESUMEN: Actualmente hay un gran contingente de niños frecuentando la escuela, sin embargo muchos alumnos no se han apropiado de los conocimientos curriculares, hecho éste que es objeto de estudios en el ámbito de la Educación y de la Psicología Escolar y Educacional. En ese contexto, nuestro objetivo es presentar el entendimiento de profesores sobre las dificultades encontradas en el proceso de escolarizacióny el relato que se hacen sobre el enfrentamiento de ellas en una ciudad del Norte de Paraná. Para tanto, inicialmente haremos una discusión sobre el fracaso escolar; en la secuencia presentaremos algunos presupuestos del proceso enseñanza-aprendizaje, con fundamentos en la Psicología Histórico-Cultural; y, finalmente, presentaremos datos de una investigación sobre las quejas escolares realizada con treinta profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de cinco escuelas. Nuestra conclusión fue que una visión de culpabilidad e individualizadora sigue explicando las dificultades en el proceso de escolarización, y que los alumnos viven en una sociedad excluyente, la cual no socializa los bienes materiales y culturales de forma igualitaria. También concluimos ser necesario proponer mediacionesdiferenciadas, para que todos los estudiantes tengan acceso al conocimiento.PALABRAS CLAVE: Quejas escolares. Educación. Psicología escolar y educacional. Psicología histórico-cultural.Universidade Federal do Maranhão2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/236110.18764/2178-2229.v21.n1.p.42-58Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 42-582178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2361/2614Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo, Nilza Sanches TessaroFacci, Marilda Gonçalves DiasRibeiro, Maria Júlia Lemes2017-01-23T13:57:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:39.886097Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
title A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
spellingShingle A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.
title_short A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
title_full A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
title_fullStr A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
title_full_unstemmed A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
title_sort A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos
author Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
author_facet Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Facci, Marilda Gonçalves Dias
Ribeiro, Maria Júlia Lemes
author_role author
author2 Facci, Marilda Gonçalves Dias
Ribeiro, Maria Júlia Lemes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Facci, Marilda Gonçalves Dias
Ribeiro, Maria Júlia Lemes
dc.subject.por.fl_str_mv Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.
topic Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.
description Atualmente, temos um grande contingente de crianças frequentando a escola, porém muitos alunos não têm se apropriado dos conhecimentos curriculares, fato que é objeto de estudos no âmbito da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional. Nesse contexto, nosso objetivo é apresentar a compreensão de professores sobre as dificuldades encontradas no processo de escolarização e o relato que fazem sobre o enfrentamento dessas dificuldades em uma cidade do Norte do Paraná. Para tanto, inicialmente, faremos uma discussão sobre o fracasso escolar; na sequência, apresentaremos alguns pressupostos do processo ensino-aprendizagem com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural e, finalmente, apresentaremos dados de uma pesquisa sobre as queixas escolares realizada com trinta professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco escolas. Nossa conclusão foi que uma visão culpabilizante e individualizadora continua explicando as dificuldades no processo de escolarização e que os alunos vivem em uma sociedade excludente, a qual não socializa os bens materiais e culturais de forma igualitária. Também, concluímos ser necessário propor mediações diferenciadas, para que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural. TEACHERS’ UNDERSTANDING ON DIFFICULTIES IN THE SCHOOLING PROCESS: analysis with vygotskian assumptionsABSTRACT: Nowadays, a great number of children are going to school; however there is a general complaintthat many of those children are not internalizing curriculum knowledge. This fact has actually been focused in studies by Education and by School and Educational Psychology. This paper focus on teachers’ understanding about difficulties involved in the schooling process and the reporting made about facing them in a town in the northern region of the state of Paraná, Brazil. A discussion of school failure will be held, followed by some presuppositions of the teaching-learning process foregrounded on Historical and Cultural Psychology. Data from a research on school complaints with thirty teachers of the first forms of the Primary School from five schools will be given. A guilt-ridden and individualized point of view is still rife to explain the difficulties in the schooling process. Further, data reveal that students live in an excluding societywhich does not socialize equally material and cultural goods. Differentiated mediations are required so that knowledge may be accessible to all students.KEYWORDS: School complaints. Education. School and educational psycology. Historical and cultural psychology.  EL ENTENDIMIENTO DE LOS PROFESORES SOBRE LAS DIFICULTADES EN EL PROCESO DE ESCOLARIZACIÓN: análisis con presupuestos vigotskianosRESUMEN: Actualmente hay un gran contingente de niños frecuentando la escuela, sin embargo muchos alumnos no se han apropiado de los conocimientos curriculares, hecho éste que es objeto de estudios en el ámbito de la Educación y de la Psicología Escolar y Educacional. En ese contexto, nuestro objetivo es presentar el entendimiento de profesores sobre las dificultades encontradas en el proceso de escolarizacióny el relato que se hacen sobre el enfrentamiento de ellas en una ciudad del Norte de Paraná. Para tanto, inicialmente haremos una discusión sobre el fracaso escolar; en la secuencia presentaremos algunos presupuestos del proceso enseñanza-aprendizaje, con fundamentos en la Psicología Histórico-Cultural; y, finalmente, presentaremos datos de una investigación sobre las quejas escolares realizada con treinta profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de cinco escuelas. Nuestra conclusión fue que una visión de culpabilidad e individualizadora sigue explicando las dificultades en el proceso de escolarización, y que los alumnos viven en una sociedad excluyente, la cual no socializa los bienes materiales y culturales de forma igualitaria. También concluimos ser necesario proponer mediacionesdiferenciadas, para que todos los estudiantes tengan acceso al conocimiento.PALABRAS CLAVE: Quejas escolares. Educación. Psicología escolar y educacional. Psicología histórico-cultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2361
10.18764/2178-2229.v21.n1.p.42-58
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2361
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n1.p.42-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2361/2614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 42-58
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877678682112