Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elaine de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14755
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente que articula os campos de estudos de sexualidade, gênero, currículo e os estudos culturais pós-estruturalistas com aporte em teorizações foucaultianas, para analisar os modos pelos quais a Educação Sexual vem sendo abordada no currículo de licenciatura em Biologia na Universidade Federal X. A produção do material empírico envolveu exame de documentos, grupos focais com sete licenciandos/as e/ou recém-licenciados/as e 14 entrevistas semiestruturadas, utilizamos a análise foucaultiana do discurso para problematizar os discursos acerca de sexualidade e gênero que perpassam esse cenário curricular. Desse modo, ao questionarmos ‘o que a biologia tem a enunciar’ sobre sexualidade e gênero, os ditos dos/as (futuros/as) biólogos/as anunciaram confl itualidades e contradições decorrentes de uma multiplicidade de discursos essencialistas, fundacionalistas e universalistas, que instituem binarismos e normatizações acerca dessas dimensões da vida. Entretanto, evidenciamos também um incessante exercício de problematização e desconstrução desses discursos que parecem deixar marcas nesse currículo para além do que a Biologia costumava ‘enunciar’, principalmente ao incitar o reconhecimento de sexualidade e gênero como “constructos socioculturais”.Palavras-chave: Sexualidade. Gênero. Currículo. Biologia.Sexuality and gender: what does Biology has to say?AbstractThis article is a cross-section of a more comprehensive research that articulates the fields of studies of sexuality, gender, curriculum and poststructuralist cultural studies with the contribution of Foucaultian theorizations, to analyze the ways in which Sexual Education has beenapproached in the curriculum of degree in Biology at Federal University X. The production of the empirical material involved the examination of documents, focus groups with seven graduates and recent graduates and 14 semi-structured interviews, using the Foucauldian discourse analysis to problematize speeches about sexuality and gender that permeate this curricular scenario. Thus, by questioning ‘what biology has to say’ about sexuality and gender, the sayings of future biologists have announced conflicts and contradictions stemming from a multitude of essentialist, foundationalist and universalist discourses that institute binarisms and norms about these dimensions of life. However, there is also an incessant exercise of problematization and deconstruction of these discourses that seems to leave marks in this curriculum beyond what Biology used to ‘enunciate’, mainly by inciting the recognition of sexuality and gender as ‘sociocultural constructs’.Keywords: Sexuality. Gender. Curriculum. Biology.Sexualidad y género: ¿qué la Biología tiene en enunciar?ResumenEste artículo es un recorte de una investigación más amplia que articula los campos de estudios de sexualidad, género, currículo y los estudios culturales post-estructuralistas con aporte en teorizaciones foucaultianas, para analizar los modos por los cuales la Educación Sexual viene siendo abordada en el currículo de la educación sexual en la Universidad Federal X. La producción del material empírico involucró el examen de documentos, grupos focales con siete licenciandos/as y/o recién licenciados/as y 14 entrevistas semiestructuradas, utilizando el análisis foucaultiana del discurso para problematizar los discursos acerca de sexualidad y género que atraviesan ese escenario curricular. De este modo, al cuestionar ‘lo que la biología tiene que enunciar’ sobre sexualidad y género, los dichos de los biólogos/as anunciaron conflictos y contradicciones derivadas de una multiplicidad de discursos esencialistas, fundacionalistas y universalistas, que instituyen binarismos y normatizaciones acerca de esas dimensiones de la vida. Sin embargo, se evidencia también un incesante ejercicio de problematización y deconstrucción de esos discursos que parece dejar huellas en ese currículo más allá de lo que la Biología solía “enunciar”, principalmente al incitar el reconocimiento de sexualidad y género como “constructos socioculturales”.Palabras clave: Sexualidad. Género. Plan de estudios. Biología.
id UFMA-5_ea69781d445b3f6c8d205f5fcd66280d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14755
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?SexualidadeGêneroCurrículoBiologiaEste artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente que articula os campos de estudos de sexualidade, gênero, currículo e os estudos culturais pós-estruturalistas com aporte em teorizações foucaultianas, para analisar os modos pelos quais a Educação Sexual vem sendo abordada no currículo de licenciatura em Biologia na Universidade Federal X. A produção do material empírico envolveu exame de documentos, grupos focais com sete licenciandos/as e/ou recém-licenciados/as e 14 entrevistas semiestruturadas, utilizamos a análise foucaultiana do discurso para problematizar os discursos acerca de sexualidade e gênero que perpassam esse cenário curricular. Desse modo, ao questionarmos ‘o que a biologia tem a enunciar’ sobre sexualidade e gênero, os ditos dos/as (futuros/as) biólogos/as anunciaram confl itualidades e contradições decorrentes de uma multiplicidade de discursos essencialistas, fundacionalistas e universalistas, que instituem binarismos e normatizações acerca dessas dimensões da vida. Entretanto, evidenciamos também um incessante exercício de problematização e desconstrução desses discursos que parecem deixar marcas nesse currículo para além do que a Biologia costumava ‘enunciar’, principalmente ao incitar o reconhecimento de sexualidade e gênero como “constructos socioculturais”.Palavras-chave: Sexualidade. Gênero. Currículo. Biologia.Sexuality and gender: what does Biology has to say?AbstractThis article is a cross-section of a more comprehensive research that articulates the fields of studies of sexuality, gender, curriculum and poststructuralist cultural studies with the contribution of Foucaultian theorizations, to analyze the ways in which Sexual Education has beenapproached in the curriculum of degree in Biology at Federal University X. The production of the empirical material involved the examination of documents, focus groups with seven graduates and recent graduates and 14 semi-structured interviews, using the Foucauldian discourse analysis to problematize speeches about sexuality and gender that permeate this curricular scenario. Thus, by questioning ‘what biology has to say’ about sexuality and gender, the sayings of future biologists have announced conflicts and contradictions stemming from a multitude of essentialist, foundationalist and universalist discourses that institute binarisms and norms about these dimensions of life. However, there is also an incessant exercise of problematization and deconstruction of these discourses that seems to leave marks in this curriculum beyond what Biology used to ‘enunciate’, mainly by inciting the recognition of sexuality and gender as ‘sociocultural constructs’.Keywords: Sexuality. Gender. Curriculum. Biology.Sexualidad y género: ¿qué la Biología tiene en enunciar?ResumenEste artículo es un recorte de una investigación más amplia que articula los campos de estudios de sexualidad, género, currículo y los estudios culturales post-estructuralistas con aporte en teorizaciones foucaultianas, para analizar los modos por los cuales la Educación Sexual viene siendo abordada en el currículo de la educación sexual en la Universidad Federal X. La producción del material empírico involucró el examen de documentos, grupos focales con siete licenciandos/as y/o recién licenciados/as y 14 entrevistas semiestructuradas, utilizando el análisis foucaultiana del discurso para problematizar los discursos acerca de sexualidad y género que atraviesan ese escenario curricular. De este modo, al cuestionar ‘lo que la biología tiene que enunciar’ sobre sexualidad y género, los dichos de los biólogos/as anunciaron conflictos y contradicciones derivadas de una multiplicidad de discursos esencialistas, fundacionalistas y universalistas, que instituyen binarismos y normatizaciones acerca de esas dimensiones de la vida. Sin embargo, se evidencia también un incesante ejercicio de problematización y deconstrucción de esos discursos que parece dejar huellas en ese currículo más allá de lo que la Biología solía “enunciar”, principalmente al incitar el reconocimiento de sexualidad y género como “constructos socioculturales”.Palabras clave: Sexualidad. Género. Plan de estudios. Biología.Universidade Federal do Maranhão2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1475510.18764/2178-2229.v27n1p259-289Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 259-2892178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14755/7781Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elaine de JesusMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2021-01-20T22:32:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14755Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:12.282808Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
title Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
spellingShingle Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
Souza, Elaine de Jesus
Sexualidade
Gênero
Currículo
Biologia
title_short Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
title_full Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
title_fullStr Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
title_full_unstemmed Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
title_sort Sexualidade e gênero: o que a Biologia tem a enunciar?
author Souza, Elaine de Jesus
author_facet Souza, Elaine de Jesus
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_role author
author2 Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elaine de Jesus
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Gênero
Currículo
Biologia
topic Sexualidade
Gênero
Currículo
Biologia
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente que articula os campos de estudos de sexualidade, gênero, currículo e os estudos culturais pós-estruturalistas com aporte em teorizações foucaultianas, para analisar os modos pelos quais a Educação Sexual vem sendo abordada no currículo de licenciatura em Biologia na Universidade Federal X. A produção do material empírico envolveu exame de documentos, grupos focais com sete licenciandos/as e/ou recém-licenciados/as e 14 entrevistas semiestruturadas, utilizamos a análise foucaultiana do discurso para problematizar os discursos acerca de sexualidade e gênero que perpassam esse cenário curricular. Desse modo, ao questionarmos ‘o que a biologia tem a enunciar’ sobre sexualidade e gênero, os ditos dos/as (futuros/as) biólogos/as anunciaram confl itualidades e contradições decorrentes de uma multiplicidade de discursos essencialistas, fundacionalistas e universalistas, que instituem binarismos e normatizações acerca dessas dimensões da vida. Entretanto, evidenciamos também um incessante exercício de problematização e desconstrução desses discursos que parecem deixar marcas nesse currículo para além do que a Biologia costumava ‘enunciar’, principalmente ao incitar o reconhecimento de sexualidade e gênero como “constructos socioculturais”.Palavras-chave: Sexualidade. Gênero. Currículo. Biologia.Sexuality and gender: what does Biology has to say?AbstractThis article is a cross-section of a more comprehensive research that articulates the fields of studies of sexuality, gender, curriculum and poststructuralist cultural studies with the contribution of Foucaultian theorizations, to analyze the ways in which Sexual Education has beenapproached in the curriculum of degree in Biology at Federal University X. The production of the empirical material involved the examination of documents, focus groups with seven graduates and recent graduates and 14 semi-structured interviews, using the Foucauldian discourse analysis to problematize speeches about sexuality and gender that permeate this curricular scenario. Thus, by questioning ‘what biology has to say’ about sexuality and gender, the sayings of future biologists have announced conflicts and contradictions stemming from a multitude of essentialist, foundationalist and universalist discourses that institute binarisms and norms about these dimensions of life. However, there is also an incessant exercise of problematization and deconstruction of these discourses that seems to leave marks in this curriculum beyond what Biology used to ‘enunciate’, mainly by inciting the recognition of sexuality and gender as ‘sociocultural constructs’.Keywords: Sexuality. Gender. Curriculum. Biology.Sexualidad y género: ¿qué la Biología tiene en enunciar?ResumenEste artículo es un recorte de una investigación más amplia que articula los campos de estudios de sexualidad, género, currículo y los estudios culturales post-estructuralistas con aporte en teorizaciones foucaultianas, para analizar los modos por los cuales la Educación Sexual viene siendo abordada en el currículo de la educación sexual en la Universidad Federal X. La producción del material empírico involucró el examen de documentos, grupos focales con siete licenciandos/as y/o recién licenciados/as y 14 entrevistas semiestructuradas, utilizando el análisis foucaultiana del discurso para problematizar los discursos acerca de sexualidad y género que atraviesan ese escenario curricular. De este modo, al cuestionar ‘lo que la biología tiene que enunciar’ sobre sexualidad y género, los dichos de los biólogos/as anunciaron conflictos y contradicciones derivadas de una multiplicidad de discursos esencialistas, fundacionalistas y universalistas, que instituyen binarismos y normatizaciones acerca de esas dimensiones de la vida. Sin embargo, se evidencia también un incesante ejercicio de problematización y deconstrucción de esos discursos que parece dejar huellas en ese currículo más allá de lo que la Biología solía “enunciar”, principalmente al incitar el reconocimiento de sexualidad y género como “constructos socioculturales”.Palabras clave: Sexualidad. Género. Plan de estudios. Biología.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14755
10.18764/2178-2229.v27n1p259-289
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14755
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n1p259-289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14755/7781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 259-289
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880654540800