“Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Neilton dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8208
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma argumentação teórica acerca da construção curricular e história das disciplinas escolares de Ciências e de Biologia e suas relações com os saberes do campo de gênero e sexualidade. Partimos da apresentação e problematização de uma das entrevistas que compuseram a pesquisa “Diversidade de Gêneros e Ensino de Biologia: casos de prazeres e corporeidades não-binárias” para, então, pensar como essas disciplinas se constituem, legitimando, ou não, determinados conhecimentos e conteúdos curriculares. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que os currículos vêm promulgando, de forma a repensar os contornos nos quais a sexualidade tem sido delimitada na área das Ciências Biológicas.Palavras-chave: Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade. “Really biological”: tensions between biology education, curriculum and sexualityABSTRACTIn this article, it is introduced a theoretical argumentation about curricular construction and scholar disciplines story of Science and Biology, and its relations to the knowledge about gender and sexuality. We started from presentation and questioning of one of the interviews that were included in the survey “Gender Diversity and Biology Education: Case of pleasures and corporealities non-binary” to then, think how these disciplines are legitimizing, or not, certain knowledge and content curriculum. Therefore, we propose an action questioning of the positions that curriculum have been promulgating in order to rethink the contours in which sexuality has been defined in the area of Biological Sciences.Keywords: Curriculum. Biology education. Sexuality. “Bien biológico mismo”: tensiones entre la enseñanza de la biología, currículo y sexualidadRESUMENEn este artículo, presentamos una argumentación teórica acerca de la construcción curricular y de la historia de las disciplinas escolares de Ciencias y de Biología y sus relaciones con los saberes del campo de género y sexualidad. Partimos de la presentación y de la problematización de una de las entrevistas que compusieron la investigación “Diversidad de Géneros y Enseñanza de Biología: casos de placeres y corporeidades no binarias” para entonces pensar en cómo esas disciplinas se constituyen legitimando o no determinados conocimientos y contenidos curriculares. Por ello, proponemos una acción cuestionadora de los posicionamientos que los currículos vienen promulgando, de forma a repensar los contornos en los que la sexualidad ha sido delimitada en el área de las Ciencias Biológicas.Palabras clave: Currículo. Enseñanza de Biología. Sexualidad.
id UFMA-3_123da924ec43de19e0d980d310f191e1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8208
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidadeCurrículo. Ensino de Biologia. Sexualidade.Neste artigo, apresentamos uma argumentação teórica acerca da construção curricular e história das disciplinas escolares de Ciências e de Biologia e suas relações com os saberes do campo de gênero e sexualidade. Partimos da apresentação e problematização de uma das entrevistas que compuseram a pesquisa “Diversidade de Gêneros e Ensino de Biologia: casos de prazeres e corporeidades não-binárias” para, então, pensar como essas disciplinas se constituem, legitimando, ou não, determinados conhecimentos e conteúdos curriculares. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que os currículos vêm promulgando, de forma a repensar os contornos nos quais a sexualidade tem sido delimitada na área das Ciências Biológicas.Palavras-chave: Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade. “Really biological”: tensions between biology education, curriculum and sexualityABSTRACTIn this article, it is introduced a theoretical argumentation about curricular construction and scholar disciplines story of Science and Biology, and its relations to the knowledge about gender and sexuality. We started from presentation and questioning of one of the interviews that were included in the survey “Gender Diversity and Biology Education: Case of pleasures and corporealities non-binary” to then, think how these disciplines are legitimizing, or not, certain knowledge and content curriculum. Therefore, we propose an action questioning of the positions that curriculum have been promulgating in order to rethink the contours in which sexuality has been defined in the area of Biological Sciences.Keywords: Curriculum. Biology education. Sexuality. “Bien biológico mismo”: tensiones entre la enseñanza de la biología, currículo y sexualidadRESUMENEn este artículo, presentamos una argumentación teórica acerca de la construcción curricular y de la historia de las disciplinas escolares de Ciencias y de Biología y sus relaciones con los saberes del campo de género y sexualidad. Partimos de la presentación y de la problematización de una de las entrevistas que compusieron la investigación “Diversidad de Géneros y Enseñanza de Biología: casos de placeres y corporeidades no binarias” para entonces pensar en cómo esas disciplinas se constituyen legitimando o no determinados conocimientos y contenidos curriculares. Por ello, proponemos una acción cuestionadora de los posicionamientos que los currículos vienen promulgando, de forma a repensar los contornos en los que la sexualidad ha sido delimitada en el área de las Ciencias Biológicas.Palabras clave: Currículo. Enseñanza de Biología. Sexualidad.Universidade Federal do Maranhão2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/820810.18764/2358-4319.v10n4especialp209-228Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.209-2282358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8208/5052Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Neilton dosFonseca, Lana Cláudia de Souza2019-01-24T15:48:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8208Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-24T15:48:01Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
title “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
spellingShingle “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
Reis, Neilton dos
Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade.
title_short “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
title_full “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
title_fullStr “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
title_full_unstemmed “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
title_sort “Bem biológico mesmo”: tensões entre ensino de biologia, currículo e sexualidade
author Reis, Neilton dos
author_facet Reis, Neilton dos
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
author_role author
author2 Fonseca, Lana Cláudia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Neilton dos
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade.
topic Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade.
description Neste artigo, apresentamos uma argumentação teórica acerca da construção curricular e história das disciplinas escolares de Ciências e de Biologia e suas relações com os saberes do campo de gênero e sexualidade. Partimos da apresentação e problematização de uma das entrevistas que compuseram a pesquisa “Diversidade de Gêneros e Ensino de Biologia: casos de prazeres e corporeidades não-binárias” para, então, pensar como essas disciplinas se constituem, legitimando, ou não, determinados conhecimentos e conteúdos curriculares. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que os currículos vêm promulgando, de forma a repensar os contornos nos quais a sexualidade tem sido delimitada na área das Ciências Biológicas.Palavras-chave: Currículo. Ensino de Biologia. Sexualidade. “Really biological”: tensions between biology education, curriculum and sexualityABSTRACTIn this article, it is introduced a theoretical argumentation about curricular construction and scholar disciplines story of Science and Biology, and its relations to the knowledge about gender and sexuality. We started from presentation and questioning of one of the interviews that were included in the survey “Gender Diversity and Biology Education: Case of pleasures and corporealities non-binary” to then, think how these disciplines are legitimizing, or not, certain knowledge and content curriculum. Therefore, we propose an action questioning of the positions that curriculum have been promulgating in order to rethink the contours in which sexuality has been defined in the area of Biological Sciences.Keywords: Curriculum. Biology education. Sexuality. “Bien biológico mismo”: tensiones entre la enseñanza de la biología, currículo y sexualidadRESUMENEn este artículo, presentamos una argumentación teórica acerca de la construcción curricular y de la historia de las disciplinas escolares de Ciencias y de Biología y sus relaciones con los saberes del campo de género y sexualidad. Partimos de la presentación y de la problematización de una de las entrevistas que compusieron la investigación “Diversidad de Géneros y Enseñanza de Biología: casos de placeres y corporeidades no binarias” para entonces pensar en cómo esas disciplinas se constituyen legitimando o no determinados conocimientos y contenidos curriculares. Por ello, proponemos una acción cuestionadora de los posicionamientos que los currículos vienen promulgando, de forma a repensar los contornos en los que la sexualidad ha sido delimitada en el área de las Ciencias Biológicas.Palabras clave: Currículo. Enseñanza de Biología. Sexualidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8208
10.18764/2358-4319.v10n4especialp209-228
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8208
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n4especialp209-228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8208/5052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.209-228
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320637964288