AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954 |
Resumo: | O ensino de Ciências busca um ensino significativo, histórico e contextualizado aos estudantes, conforme Krasilchik (2000), condições consideradas basilares também para a Educação do Campo. Assim, o ensino de Ciências das escolas do campo, oportunizado aos estudantes, deve se apresentar de forma dialógica, no qual as problematizações estabelecidas sejam contextualizadas com a realidade dos estudantes, mobilizando os seus conhecimentos prévios, articulando os conceitos e estabelecendo os conhecimentos científicos, de acordo com Freire (1977), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Como guia do processo, o professor orienta o caminho do processo dialógico do ensino de Ciências nas escolas do campo. Nesse sentido, o artigo, resultado de pesquisa qualitativa, tem o objetivo de analisar as percepções dos professores de Ciências das escolas do campo sobre o ensino de Ciências, a sua prática pedagógica e a formação inicial e continuada desses docentes. Os dados foram coletados a partir de entrevistas individuais com os professores de Ciências das escolas estaduais do campo do município de Toledo/PR e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados apontam que os professores buscam assumir uma prática pedagógica diferenciada, com o intuito de aproximar os conteúdos curriculares da realidade dos estudantes. Assim, ações de caráter interno nas escolas e outras vinculadas à Secretaria de Estado da Educação precisam ser articuladas para viabilizar a efetivação da modalidade de ensino nas escolas do campo.THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS ON THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE IN RURAL SCHOOLSAbstract: Science education provides meaningful, historical and contextualized teaching to students, according to Krasilchik (2000), conditions considered to be the basis for Rural Education. Thus, the Science teaching of the rural schools should be presented in a dialogical, in which the established problematizations are contextualized with the reality of the students, disturbing their prior knowledge, articulating the concepts and establishing the scientific knowledge, according to Freire (1977), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). As a guide to the process, the teacher guides the way of the dialogical process of teaching science in the rural schools. In this way, the article, result of qualitative research, has the objective of to analyze the perceptions of the Science teachers of the rural schools about the teaching of Sciences, their pedagogical practice and the initial and continuous formation of these teachers. The data were collected from individual interviews with the teachers of Sciences of the rural state schools of the city of Toledo/PR and analyzed through the technique of Content Analysis, by Bardin (1977). The results show the teachers seek to assume a differentiated pedagogical practice with the aim of bringing curricular contents closer to students' reality. Thus, internal character of actions in schools and other linked to the State Department of Education must be coordinated to enable the realization of Rural Education in rural schools.Keywords: Science teaching. Rural Education. Teachers.LAS PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS SOBRE SU PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LAS ESCUELAS DEL CAMPOResumen: La enseñanza de Ciencias busca una docencia significativa, histórica y contextualizada a los estudiantes, según Krasilchik (2000), condiciones considerables basilares también para la Educación del Campo. Así, la enseñanza de Ciencias de las escuelas del campo conveniente a los estudiantes debe presentar de forma dialógica, en el cual las problematizaciones establecidas sean contextualizadas con la realidad de los alumnos, movilizando sus conocimientos previos, estructurando los conceptos y estableciendo los conocimientos científicos, de acuerdo con Freire (1977), Delizoicov, Angotti y Pernambuco (2009). Como guía del desarrollo, el profesor orienta el camino del proceso dialógico de la disciplina de Ciencias en las escuelas del campo. En ese sentido, el artículo, resultado de investigación cualitativa, tiene el objetivo de analizar las percepciones de los profesores de Ciencias de las escuelas del campo sobre la enseñanza de Ciencias, su práctica pedagógica y la formación inicial y continuada de esos docentes. Los datos fueron colectados a partir de entrevistas individuales con los profesores de Ciencias de las escuelas estaduales del campo del municipio de Toledo/PR y analizados por medio de la técnica del Analice de Contenido, de Bardin (1977). Los resultados apuntan que los profesores buscan asumir una práctica pedagógica diferenciada, con el intento de aproximar los contenidos trabajados con la realidad de los estudiantes. Así, acciones de carácter interno en las escuelas y otras vinculadas a la Secretaria del Estado de la Educación precisan ser planeada para posibilitar la realización de la modalidad de la enseñanza en las escuelas del campo.Palabras clave: Enseñanza de Ciencias. Educación del Campo. Docentes. |
id |
UFMA-5_ec6bfcbf13d873a470c85d198a3c09c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9954 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPOEnsino de CiênciasEducação do CampoDocentesO ensino de Ciências busca um ensino significativo, histórico e contextualizado aos estudantes, conforme Krasilchik (2000), condições consideradas basilares também para a Educação do Campo. Assim, o ensino de Ciências das escolas do campo, oportunizado aos estudantes, deve se apresentar de forma dialógica, no qual as problematizações estabelecidas sejam contextualizadas com a realidade dos estudantes, mobilizando os seus conhecimentos prévios, articulando os conceitos e estabelecendo os conhecimentos científicos, de acordo com Freire (1977), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Como guia do processo, o professor orienta o caminho do processo dialógico do ensino de Ciências nas escolas do campo. Nesse sentido, o artigo, resultado de pesquisa qualitativa, tem o objetivo de analisar as percepções dos professores de Ciências das escolas do campo sobre o ensino de Ciências, a sua prática pedagógica e a formação inicial e continuada desses docentes. Os dados foram coletados a partir de entrevistas individuais com os professores de Ciências das escolas estaduais do campo do município de Toledo/PR e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados apontam que os professores buscam assumir uma prática pedagógica diferenciada, com o intuito de aproximar os conteúdos curriculares da realidade dos estudantes. Assim, ações de caráter interno nas escolas e outras vinculadas à Secretaria de Estado da Educação precisam ser articuladas para viabilizar a efetivação da modalidade de ensino nas escolas do campo.THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS ON THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE IN RURAL SCHOOLSAbstract: Science education provides meaningful, historical and contextualized teaching to students, according to Krasilchik (2000), conditions considered to be the basis for Rural Education. Thus, the Science teaching of the rural schools should be presented in a dialogical, in which the established problematizations are contextualized with the reality of the students, disturbing their prior knowledge, articulating the concepts and establishing the scientific knowledge, according to Freire (1977), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). As a guide to the process, the teacher guides the way of the dialogical process of teaching science in the rural schools. In this way, the article, result of qualitative research, has the objective of to analyze the perceptions of the Science teachers of the rural schools about the teaching of Sciences, their pedagogical practice and the initial and continuous formation of these teachers. The data were collected from individual interviews with the teachers of Sciences of the rural state schools of the city of Toledo/PR and analyzed through the technique of Content Analysis, by Bardin (1977). The results show the teachers seek to assume a differentiated pedagogical practice with the aim of bringing curricular contents closer to students' reality. Thus, internal character of actions in schools and other linked to the State Department of Education must be coordinated to enable the realization of Rural Education in rural schools.Keywords: Science teaching. Rural Education. Teachers.LAS PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS SOBRE SU PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LAS ESCUELAS DEL CAMPOResumen: La enseñanza de Ciencias busca una docencia significativa, histórica y contextualizada a los estudiantes, según Krasilchik (2000), condiciones considerables basilares también para la Educación del Campo. Así, la enseñanza de Ciencias de las escuelas del campo conveniente a los estudiantes debe presentar de forma dialógica, en el cual las problematizaciones establecidas sean contextualizadas con la realidad de los alumnos, movilizando sus conocimientos previos, estructurando los conceptos y estableciendo los conocimientos científicos, de acuerdo con Freire (1977), Delizoicov, Angotti y Pernambuco (2009). Como guía del desarrollo, el profesor orienta el camino del proceso dialógico de la disciplina de Ciencias en las escuelas del campo. En ese sentido, el artículo, resultado de investigación cualitativa, tiene el objetivo de analizar las percepciones de los profesores de Ciencias de las escuelas del campo sobre la enseñanza de Ciencias, su práctica pedagógica y la formación inicial y continuada de esos docentes. Los datos fueron colectados a partir de entrevistas individuales con los profesores de Ciencias de las escuelas estaduales del campo del municipio de Toledo/PR y analizados por medio de la técnica del Analice de Contenido, de Bardin (1977). Los resultados apuntan que los profesores buscan asumir una práctica pedagógica diferenciada, con el intento de aproximar los contenidos trabajados con la realidad de los estudiantes. Así, acciones de carácter interno en las escuelas y otras vinculadas a la Secretaria del Estado de la Educación precisan ser planeada para posibilitar la realización de la modalidad de la enseñanza en las escuelas del campo.Palabras clave: Enseñanza de Ciencias. Educación del Campo. Docentes.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/995410.18764/2178-2229.v25n3p105-126Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 105-1262178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954/5848Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessKliemann, Claudia Regina MachadoStrieder, Dulce Maria2018-11-28T15:34:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9954Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:59.437381Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
title |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
spellingShingle |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO Kliemann, Claudia Regina Machado Ensino de Ciências Educação do Campo Docentes |
title_short |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
title_full |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
title_fullStr |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
title_sort |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO |
author |
Kliemann, Claudia Regina Machado |
author_facet |
Kliemann, Claudia Regina Machado Strieder, Dulce Maria |
author_role |
author |
author2 |
Strieder, Dulce Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kliemann, Claudia Regina Machado Strieder, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Educação do Campo Docentes |
topic |
Ensino de Ciências Educação do Campo Docentes |
description |
O ensino de Ciências busca um ensino significativo, histórico e contextualizado aos estudantes, conforme Krasilchik (2000), condições consideradas basilares também para a Educação do Campo. Assim, o ensino de Ciências das escolas do campo, oportunizado aos estudantes, deve se apresentar de forma dialógica, no qual as problematizações estabelecidas sejam contextualizadas com a realidade dos estudantes, mobilizando os seus conhecimentos prévios, articulando os conceitos e estabelecendo os conhecimentos científicos, de acordo com Freire (1977), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Como guia do processo, o professor orienta o caminho do processo dialógico do ensino de Ciências nas escolas do campo. Nesse sentido, o artigo, resultado de pesquisa qualitativa, tem o objetivo de analisar as percepções dos professores de Ciências das escolas do campo sobre o ensino de Ciências, a sua prática pedagógica e a formação inicial e continuada desses docentes. Os dados foram coletados a partir de entrevistas individuais com os professores de Ciências das escolas estaduais do campo do município de Toledo/PR e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados apontam que os professores buscam assumir uma prática pedagógica diferenciada, com o intuito de aproximar os conteúdos curriculares da realidade dos estudantes. Assim, ações de caráter interno nas escolas e outras vinculadas à Secretaria de Estado da Educação precisam ser articuladas para viabilizar a efetivação da modalidade de ensino nas escolas do campo.THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS ON THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE IN RURAL SCHOOLSAbstract: Science education provides meaningful, historical and contextualized teaching to students, according to Krasilchik (2000), conditions considered to be the basis for Rural Education. Thus, the Science teaching of the rural schools should be presented in a dialogical, in which the established problematizations are contextualized with the reality of the students, disturbing their prior knowledge, articulating the concepts and establishing the scientific knowledge, according to Freire (1977), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). As a guide to the process, the teacher guides the way of the dialogical process of teaching science in the rural schools. In this way, the article, result of qualitative research, has the objective of to analyze the perceptions of the Science teachers of the rural schools about the teaching of Sciences, their pedagogical practice and the initial and continuous formation of these teachers. The data were collected from individual interviews with the teachers of Sciences of the rural state schools of the city of Toledo/PR and analyzed through the technique of Content Analysis, by Bardin (1977). The results show the teachers seek to assume a differentiated pedagogical practice with the aim of bringing curricular contents closer to students' reality. Thus, internal character of actions in schools and other linked to the State Department of Education must be coordinated to enable the realization of Rural Education in rural schools.Keywords: Science teaching. Rural Education. Teachers.LAS PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS SOBRE SU PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LAS ESCUELAS DEL CAMPOResumen: La enseñanza de Ciencias busca una docencia significativa, histórica y contextualizada a los estudiantes, según Krasilchik (2000), condiciones considerables basilares también para la Educación del Campo. Así, la enseñanza de Ciencias de las escuelas del campo conveniente a los estudiantes debe presentar de forma dialógica, en el cual las problematizaciones establecidas sean contextualizadas con la realidad de los alumnos, movilizando sus conocimientos previos, estructurando los conceptos y estableciendo los conocimientos científicos, de acuerdo con Freire (1977), Delizoicov, Angotti y Pernambuco (2009). Como guía del desarrollo, el profesor orienta el camino del proceso dialógico de la disciplina de Ciencias en las escuelas del campo. En ese sentido, el artículo, resultado de investigación cualitativa, tiene el objetivo de analizar las percepciones de los profesores de Ciencias de las escuelas del campo sobre la enseñanza de Ciencias, su práctica pedagógica y la formación inicial y continuada de esos docentes. Los datos fueron colectados a partir de entrevistas individuales con los profesores de Ciencias de las escuelas estaduales del campo del municipio de Toledo/PR y analizados por medio de la técnica del Analice de Contenido, de Bardin (1977). Los resultados apuntan que los profesores buscan asumir una práctica pedagógica diferenciada, con el intento de aproximar los contenidos trabajados con la realidad de los estudiantes. Así, acciones de carácter interno en las escuelas y otras vinculadas a la Secretaria del Estado de la Educación precisan ser planeada para posibilitar la realización de la modalidad de la enseñanza en las escuelas del campo.Palabras clave: Enseñanza de Ciencias. Educación del Campo. Docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954 10.18764/2178-2229.v25n3p105-126 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v25n3p105-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954/5848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 105-126 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879604916224 |