O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333 |
Resumo: | A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje. |
id |
UFMA-5_ef10b819ff5cbe9d13525354714348d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempoAdministração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.37A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje.Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo;application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/333310.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 115-1282178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333/2054Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Júnior, EuroOliveira Neto, José Dutra deMarques, Emília de Mendonça RosaRosano, Robson Delfino2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:44.307049Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
title |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
spellingShingle |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo Marques Júnior, Euro Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. 37 |
title_short |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
title_full |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
title_fullStr |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
title_full_unstemmed |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
title_sort |
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo |
author |
Marques Júnior, Euro |
author_facet |
Marques Júnior, Euro Oliveira Neto, José Dutra de Marques, Emília de Mendonça Rosa Rosano, Robson Delfino |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Neto, José Dutra de Marques, Emília de Mendonça Rosa Rosano, Robson Delfino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Júnior, Euro Oliveira Neto, José Dutra de Marques, Emília de Mendonça Rosa Rosano, Robson Delfino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. 37 |
topic |
Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. 37 |
description |
A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333/2054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 115-128 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v22.n2 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874877871620096 |