O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Júnior, Euro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira Neto, José Dutra de, Marques, Emília de Mendonça Rosa, Rosano, Robson Delfino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333
Resumo: A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje.
id UFMA-5_ef10b819ff5cbe9d13525354714348d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempoAdministração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.37A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje.Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo;application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/333310.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 115-1282178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333/2054Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Júnior, EuroOliveira Neto, José Dutra deMarques, Emília de Mendonça RosaRosano, Robson Delfino2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:44.307049Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
title O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
spellingShingle O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
Marques Júnior, Euro
Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
37
title_short O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
title_full O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
title_fullStr O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
title_full_unstemmed O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
title_sort O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
author Marques Júnior, Euro
author_facet Marques Júnior, Euro
Oliveira Neto, José Dutra de
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Rosano, Robson Delfino
author_role author
author2 Oliveira Neto, José Dutra de
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Rosano, Robson Delfino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Júnior, Euro
Oliveira Neto, José Dutra de
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Rosano, Robson Delfino
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
37
topic Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
37
description A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skillsAbstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment. EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de Campo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333/2054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 115-128
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877871620096