A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Marta Teixeira do Amaral
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8878
Resumo: Este artigo tem o objetivo descrever alguns resultados sobre autoria nos fóruns de discussão. A pesquisa maior tinha como propósito científico investigar se a interação realizada nos fóruns de discussão de cursos a distância contribui para a formação ética de futuros pedagogos, a ponto de promover suporte conceitual à prática desses docentes no magistério presencial. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que os professores consideram a autoria como um valor na EaD porque é coluna basilar para que a educação de adultos universitários aconteça. Ao mesmo tempo é o elemento que mais causa apreensão nos professores porquanto ainda não é realizada a contento pelos estudantes.  A pesquisa sinaliza a necessidade do aperfeiçoamento de práticas educativas colaboradoras na EaD e o investimento no professor para que ele desenvolva e incremente suas competências pedagógicas, comunicativas, sociais, gerenciais e técnicas relativas ao trato com o ambiente cibernético.AUTHORSHIP AS ETHICAL-DIDACTIC ELEMENT IN DISTANCE EDUCATIONAbstract: This paper aims to describe some results on authorship in the discussion forums. The larger research had as a scientific purpose to investigate if the interaction carried out in the forums of distance course discussion contributes to the ethical fotmation of future pedagogues as to promote conceptual support the practice of these teachers in the classroom teaching. The data collection technique was the semi-structured interviews and information collected were interpreted about the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that teachers consider authorship as a value in distance education because it is fundamental column for the education of university adults. At the same time is the element that causes more concern among teachers because the satisfaction by students is not done. The research indicates the need for the improvement of collaborative educational practices in distance education and investment in teacher so that it develops and spice up their teaching skills, communicative, social, managerial and technical related to dealing with the cyber environment.Keywords: Ethics. Authorship. Collaborative learning. On-line teaching.LA AUTORÍA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁCTICO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIAResumenEste trabajo tiene el objetivo describir algunos resultados sobre la autoría de los foros de discusión. La investigación mayor tenía como propósito científico para investigar la interacción que tuvo lugar en los foros de discusión de los cursos a distancia contribuye a la formación ética de los futuros pedagogos para promover el apoyo conceptual a la práctica de estos maestros en el magistério presencial. La técnica de recolección de datos fue la entrevista semiestructurada y la información recogida se interpretaron bajo el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que los profesores consideran la autoría como un valor en la educación a distancia, ya que es la columna fundamental para la educación de adultos universitarios suceda. Al mismo tiempo, es el elemento que causa más preocupación entre los profesores porque la satisfacción de los estudiantes que aún no se realiza. La investigación indica la necesidad de la mejora de las prácticas educativas de colaboración en la educación a distancia y la inversión en maestro para que se desarrolle incremente sus competencias pedagógicas, comunicativas, sociales, administrativas y técnicas relacionados con el manejo del entorno cibernético.Palabras clave: Ética. Autoría. Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea.
id UFMA-5_f74eee40218d53c6a5de0e16388fdcaf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8878
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAÉticaAutoriaAprendizagem colaborativaDocência on-lineEste artigo tem o objetivo descrever alguns resultados sobre autoria nos fóruns de discussão. A pesquisa maior tinha como propósito científico investigar se a interação realizada nos fóruns de discussão de cursos a distância contribui para a formação ética de futuros pedagogos, a ponto de promover suporte conceitual à prática desses docentes no magistério presencial. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que os professores consideram a autoria como um valor na EaD porque é coluna basilar para que a educação de adultos universitários aconteça. Ao mesmo tempo é o elemento que mais causa apreensão nos professores porquanto ainda não é realizada a contento pelos estudantes.  A pesquisa sinaliza a necessidade do aperfeiçoamento de práticas educativas colaboradoras na EaD e o investimento no professor para que ele desenvolva e incremente suas competências pedagógicas, comunicativas, sociais, gerenciais e técnicas relativas ao trato com o ambiente cibernético.AUTHORSHIP AS ETHICAL-DIDACTIC ELEMENT IN DISTANCE EDUCATIONAbstract: This paper aims to describe some results on authorship in the discussion forums. The larger research had as a scientific purpose to investigate if the interaction carried out in the forums of distance course discussion contributes to the ethical fotmation of future pedagogues as to promote conceptual support the practice of these teachers in the classroom teaching. The data collection technique was the semi-structured interviews and information collected were interpreted about the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that teachers consider authorship as a value in distance education because it is fundamental column for the education of university adults. At the same time is the element that causes more concern among teachers because the satisfaction by students is not done. The research indicates the need for the improvement of collaborative educational practices in distance education and investment in teacher so that it develops and spice up their teaching skills, communicative, social, managerial and technical related to dealing with the cyber environment.Keywords: Ethics. Authorship. Collaborative learning. On-line teaching.LA AUTORÍA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁCTICO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIAResumenEste trabajo tiene el objetivo describir algunos resultados sobre la autoría de los foros de discusión. La investigación mayor tenía como propósito científico para investigar la interacción que tuvo lugar en los foros de discusión de los cursos a distancia contribuye a la formación ética de los futuros pedagogos para promover el apoyo conceptual a la práctica de estos maestros en el magistério presencial. La técnica de recolección de datos fue la entrevista semiestructurada y la información recogida se interpretaron bajo el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que los profesores consideran la autoría como un valor en la educación a distancia, ya que es la columna fundamental para la educación de adultos universitarios suceda. Al mismo tiempo, es el elemento que causa más preocupación entre los profesores porque la satisfacción de los estudiantes que aún no se realiza. La investigación indica la necesidad de la mejora de las prácticas educativas de colaboración en la educación a distancia y la inversión en maestro para que se desarrolle incremente sus competencias pedagógicas, comunicativas, sociales, administrativas y técnicas relacionados con el manejo del entorno cibernético.Palabras clave: Ética. Autoría. Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea.Universidade Federal do Maranhão2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/887810.18764/2178-2229.v25n1p157-177Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 157-1772178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8878/5386Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontes, Marta Teixeira do AmaralLins, Maria Judith Sucupira da Costa2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8878Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:56.978732Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Montes, Marta Teixeira do Amaral
Ética
Autoria
Aprendizagem colaborativa
Docência on-line
title_short A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Montes, Marta Teixeira do Amaral
author_facet Montes, Marta Teixeira do Amaral
Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
author_role author
author2 Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Marta Teixeira do Amaral
Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Autoria
Aprendizagem colaborativa
Docência on-line
topic Ética
Autoria
Aprendizagem colaborativa
Docência on-line
description Este artigo tem o objetivo descrever alguns resultados sobre autoria nos fóruns de discussão. A pesquisa maior tinha como propósito científico investigar se a interação realizada nos fóruns de discussão de cursos a distância contribui para a formação ética de futuros pedagogos, a ponto de promover suporte conceitual à prática desses docentes no magistério presencial. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que os professores consideram a autoria como um valor na EaD porque é coluna basilar para que a educação de adultos universitários aconteça. Ao mesmo tempo é o elemento que mais causa apreensão nos professores porquanto ainda não é realizada a contento pelos estudantes.  A pesquisa sinaliza a necessidade do aperfeiçoamento de práticas educativas colaboradoras na EaD e o investimento no professor para que ele desenvolva e incremente suas competências pedagógicas, comunicativas, sociais, gerenciais e técnicas relativas ao trato com o ambiente cibernético.AUTHORSHIP AS ETHICAL-DIDACTIC ELEMENT IN DISTANCE EDUCATIONAbstract: This paper aims to describe some results on authorship in the discussion forums. The larger research had as a scientific purpose to investigate if the interaction carried out in the forums of distance course discussion contributes to the ethical fotmation of future pedagogues as to promote conceptual support the practice of these teachers in the classroom teaching. The data collection technique was the semi-structured interviews and information collected were interpreted about the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that teachers consider authorship as a value in distance education because it is fundamental column for the education of university adults. At the same time is the element that causes more concern among teachers because the satisfaction by students is not done. The research indicates the need for the improvement of collaborative educational practices in distance education and investment in teacher so that it develops and spice up their teaching skills, communicative, social, managerial and technical related to dealing with the cyber environment.Keywords: Ethics. Authorship. Collaborative learning. On-line teaching.LA AUTORÍA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁCTICO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIAResumenEste trabajo tiene el objetivo describir algunos resultados sobre la autoría de los foros de discusión. La investigación mayor tenía como propósito científico para investigar la interacción que tuvo lugar en los foros de discusión de los cursos a distancia contribuye a la formación ética de los futuros pedagogos para promover el apoyo conceptual a la práctica de estos maestros en el magistério presencial. La técnica de recolección de datos fue la entrevista semiestructurada y la información recogida se interpretaron bajo el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que los profesores consideran la autoría como un valor en la educación a distancia, ya que es la columna fundamental para la educación de adultos universitarios suceda. Al mismo tiempo, es el elemento que causa más preocupación entre los profesores porque la satisfacción de los estudiantes que aún no se realiza. La investigación indica la necesidad de la mejora de las prácticas educativas de colaboración en la educación a distancia y la inversión en maestro para que se desarrolle incremente sus competencias pedagógicas, comunicativas, sociales, administrativas y técnicas relacionados con el manejo del entorno cibernético.Palabras clave: Ética. Autoría. Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8878
10.18764/2178-2229.v25n1p157-177
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8878
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n1p157-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8878/5386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 157-177
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879157174272