MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janaína da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Henrique, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5795
Resumo: Este artigo visa refletir sobre a estrutura da formação continuada de professores, a partir da análise de diferentes concepções que regem e orientam suas práticas. A partir de uma revisão crítica da literatura, do tipo opinativa, percebe-se a existência de diferentes modelos estruturantes, influenciando sobremaneira o ensino, a aprendizagem e a formação dos professores. Estes modelos de formação se diferenciam em relação aos conceitos, objetivos e metodologias pelos quais são desenvolvidos a partir de distintos interesses e, por sua vez, moldam a natureza das aprendizagens docentes. Ao descrever tais perspectivas, busca-se relacioná-las com a realidade das práticas adotadas e desenvolvidas na atualidade pelos sistemas de ensino e nas escolas. O conhecimento destes modelos se mostra essencial para refletir sobre a associação das práticas de formação com as necessidades institucionais, dos professores e seu desenvolvimento profissional. Uma formação mais sintonizada com as necessidades dos professores será tanto mais efetiva considerando que, assim, mobilizará sua atenção e empenho em articular a teoria e a prática para a resolução de problemas relativos ao ensino e à aprendizagem, refletindo na melhoria da qualidade do processo educativo e, consequentemente, de todo o sistema educacional.Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação. TEACHER CONTINUOUS TRAINING MODELS: transiting between traditional and innovative in macro fields of practice formationAbstract: This article aims to understand the structure of continuing education teachers, from the analysis of different concepts that govern and guide the practices in this area. Through a Critical Review of the Literature, opinionated type, we see the existence of different structural models, greatly influencing the teaching, learning and teacher training. The models differ in relation to the concepts, objectives and methodologies which are developed from different interests and, in turn, shape the nature of teaching learning. With the description of these perspectives, we seek to relate them to the reality of the practices adopted and developed by education systems and schools. Knowledge of these models becomes essential to reflect on the association of training practices to the needs of institutions, teachers and professional development. Training proposals guided by the teachers' needs will be more effective because their attention and efforts will turn to articulate the theory and practice to solve teaching and learning problems, reflecting the improvement of the quality of the educational process and, consequently, of all the educational system.Keywords: Teacher training. Continuing education. Training models. MODELOS DE FORMACIÓN CONTÍNUA DEL PROFESSORADO: permeando entre el  tradicional y el inovador en los macrocampos de las prácticas formativas Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender la estructura de la educación continua de los maestros, a partir del análisis de los diferentes conceptos que rigen y guían las prácticas en esta área. A partir de una revisión crítica de la literatura, de tipo opinativa, se percebe la existencia de diferentes modelos estructurantes, que influyen en gran medida la enseñanza, el aprendizaje y la formación de lo profesorado.Los modelos difieren en relación a los conceptos, objetivos y metodologías que se desarrollan a partir de diferentes intereses y, a su vez, dan forma a la naturaleza de enseñanza y aprendizaje. Con la descripción de estas perspectivas, se busca relacionarlos con la realidad de las prácticas adoptadas y desarrolladas por los sistemas educativos y las escuelas. El conocimiento de estos modelos se convierte en esencial para reflexionar sobre la asociación de las prácticas de formación a las necesidades de las instituciones, los maestros y el desarrollo profesional. Propuestas de formación guiadas por las necesidades de los profesores serán más eficaces porque su atención y esfuerzos se vá a concentrar en articular la teoría y la práctica con vista en la resolución los problemas de enseñanza y aprendizaje, lo que refleja la mejora de la calidad del proceso educativo y de lo sistema educativo. Palabras clave: Formación profesional. Educación continua. Modelos de formación.     
id UFMA-5_fbc0549bcec54a9c58cd31f0cdbe3f76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5795
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativasFormação de professores. Formação continuada. Modelos de formação.Este artigo visa refletir sobre a estrutura da formação continuada de professores, a partir da análise de diferentes concepções que regem e orientam suas práticas. A partir de uma revisão crítica da literatura, do tipo opinativa, percebe-se a existência de diferentes modelos estruturantes, influenciando sobremaneira o ensino, a aprendizagem e a formação dos professores. Estes modelos de formação se diferenciam em relação aos conceitos, objetivos e metodologias pelos quais são desenvolvidos a partir de distintos interesses e, por sua vez, moldam a natureza das aprendizagens docentes. Ao descrever tais perspectivas, busca-se relacioná-las com a realidade das práticas adotadas e desenvolvidas na atualidade pelos sistemas de ensino e nas escolas. O conhecimento destes modelos se mostra essencial para refletir sobre a associação das práticas de formação com as necessidades institucionais, dos professores e seu desenvolvimento profissional. Uma formação mais sintonizada com as necessidades dos professores será tanto mais efetiva considerando que, assim, mobilizará sua atenção e empenho em articular a teoria e a prática para a resolução de problemas relativos ao ensino e à aprendizagem, refletindo na melhoria da qualidade do processo educativo e, consequentemente, de todo o sistema educacional.Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação. TEACHER CONTINUOUS TRAINING MODELS: transiting between traditional and innovative in macro fields of practice formationAbstract: This article aims to understand the structure of continuing education teachers, from the analysis of different concepts that govern and guide the practices in this area. Through a Critical Review of the Literature, opinionated type, we see the existence of different structural models, greatly influencing the teaching, learning and teacher training. The models differ in relation to the concepts, objectives and methodologies which are developed from different interests and, in turn, shape the nature of teaching learning. With the description of these perspectives, we seek to relate them to the reality of the practices adopted and developed by education systems and schools. Knowledge of these models becomes essential to reflect on the association of training practices to the needs of institutions, teachers and professional development. Training proposals guided by the teachers' needs will be more effective because their attention and efforts will turn to articulate the theory and practice to solve teaching and learning problems, reflecting the improvement of the quality of the educational process and, consequently, of all the educational system.Keywords: Teacher training. Continuing education. Training models. MODELOS DE FORMACIÓN CONTÍNUA DEL PROFESSORADO: permeando entre el  tradicional y el inovador en los macrocampos de las prácticas formativas Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender la estructura de la educación continua de los maestros, a partir del análisis de los diferentes conceptos que rigen y guían las prácticas en esta área. A partir de una revisión crítica de la literatura, de tipo opinativa, se percebe la existencia de diferentes modelos estructurantes, que influyen en gran medida la enseñanza, el aprendizaje y la formación de lo profesorado.Los modelos difieren en relación a los conceptos, objetivos y metodologías que se desarrollan a partir de diferentes intereses y, a su vez, dan forma a la naturaleza de enseñanza y aprendizaje. Con la descripción de estas perspectivas, se busca relacionarlos con la realidad de las prácticas adoptadas y desarrolladas por los sistemas educativos y las escuelas. El conocimiento de estos modelos se convierte en esencial para reflexionar sobre la asociación de las prácticas de formación a las necesidades de las instituciones, los maestros y el desarrollo profesional. Propuestas de formación guiadas por las necesidades de los profesores serán más eficaces porque su atención y esfuerzos se vá a concentrar en articular la teoría y la práctica con vista en la resolución los problemas de enseñanza y aprendizaje, lo que refleja la mejora de la calidad del proceso educativo y de lo sistema educativo. Palabras clave: Formación profesional. Educación continua. Modelos de formación.     Universidade Federal do Maranhão2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/579510.18764/2178-2229.v23n3p1-15Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 1-152178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5795/3530Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Janaína da SilvaHenrique, José2017-01-25T15:49:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5795Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:50.161220Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
title MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
spellingShingle MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
Ferreira, Janaína da Silva
Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação.
title_short MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
title_full MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
title_fullStr MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
title_full_unstemmed MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
title_sort MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas
author Ferreira, Janaína da Silva
author_facet Ferreira, Janaína da Silva
Henrique, José
author_role author
author2 Henrique, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Janaína da Silva
Henrique, José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação.
topic Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação.
description Este artigo visa refletir sobre a estrutura da formação continuada de professores, a partir da análise de diferentes concepções que regem e orientam suas práticas. A partir de uma revisão crítica da literatura, do tipo opinativa, percebe-se a existência de diferentes modelos estruturantes, influenciando sobremaneira o ensino, a aprendizagem e a formação dos professores. Estes modelos de formação se diferenciam em relação aos conceitos, objetivos e metodologias pelos quais são desenvolvidos a partir de distintos interesses e, por sua vez, moldam a natureza das aprendizagens docentes. Ao descrever tais perspectivas, busca-se relacioná-las com a realidade das práticas adotadas e desenvolvidas na atualidade pelos sistemas de ensino e nas escolas. O conhecimento destes modelos se mostra essencial para refletir sobre a associação das práticas de formação com as necessidades institucionais, dos professores e seu desenvolvimento profissional. Uma formação mais sintonizada com as necessidades dos professores será tanto mais efetiva considerando que, assim, mobilizará sua atenção e empenho em articular a teoria e a prática para a resolução de problemas relativos ao ensino e à aprendizagem, refletindo na melhoria da qualidade do processo educativo e, consequentemente, de todo o sistema educacional.Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada. Modelos de formação. TEACHER CONTINUOUS TRAINING MODELS: transiting between traditional and innovative in macro fields of practice formationAbstract: This article aims to understand the structure of continuing education teachers, from the analysis of different concepts that govern and guide the practices in this area. Through a Critical Review of the Literature, opinionated type, we see the existence of different structural models, greatly influencing the teaching, learning and teacher training. The models differ in relation to the concepts, objectives and methodologies which are developed from different interests and, in turn, shape the nature of teaching learning. With the description of these perspectives, we seek to relate them to the reality of the practices adopted and developed by education systems and schools. Knowledge of these models becomes essential to reflect on the association of training practices to the needs of institutions, teachers and professional development. Training proposals guided by the teachers' needs will be more effective because their attention and efforts will turn to articulate the theory and practice to solve teaching and learning problems, reflecting the improvement of the quality of the educational process and, consequently, of all the educational system.Keywords: Teacher training. Continuing education. Training models. MODELOS DE FORMACIÓN CONTÍNUA DEL PROFESSORADO: permeando entre el  tradicional y el inovador en los macrocampos de las prácticas formativas Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender la estructura de la educación continua de los maestros, a partir del análisis de los diferentes conceptos que rigen y guían las prácticas en esta área. A partir de una revisión crítica de la literatura, de tipo opinativa, se percebe la existencia de diferentes modelos estructurantes, que influyen en gran medida la enseñanza, el aprendizaje y la formación de lo profesorado.Los modelos difieren en relación a los conceptos, objetivos y metodologías que se desarrollan a partir de diferentes intereses y, a su vez, dan forma a la naturaleza de enseñanza y aprendizaje. Con la descripción de estas perspectivas, se busca relacionarlos con la realidad de las prácticas adoptadas y desarrolladas por los sistemas educativos y las escuelas. El conocimiento de estos modelos se convierte en esencial para reflexionar sobre la asociación de las prácticas de formación a las necesidades de las instituciones, los maestros y el desarrollo profesional. Propuestas de formación guiadas por las necesidades de los profesores serán más eficaces porque su atención y esfuerzos se vá a concentrar en articular la teoría y la práctica con vista en la resolución los problemas de enseñanza y aprendizaje, lo que refleja la mejora de la calidad del proceso educativo y de lo sistema educativo. Palabras clave: Formación profesional. Educación continua. Modelos de formación.     
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5795
10.18764/2178-2229.v23n3p1-15
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5795
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n3p1-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5795/3530
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 1-15
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878552145920