CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045 |
Resumo: | Trabalhando na interface de Literatura e História, buscamos, nesse artigo, problematizar as relações possíveis entre a dimensão metodológica da pesquisa em história e a dimensão imaginativa dos enredos ficcionais. Nesse sentido, partindo da discussão acerca da centralidade da imaginação como critério formador do enredo da obra Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, nosso objetivo aqui é perscrutar como questões sobre memória, escrita, invenção e sensibilidade mágica, presentes nessa obra, podem se transformar em possibilidades para os historiadores apreenderem, no lastro imaginativo de um enredo ficcional, instrumentos, procedimentos e mecanismos úteis ao seu trabalho de pesquisa. Palavras-chave: História. Imaginação. Literatura. Memória. Metodologia. SensibilidadesResumenTrabajando en la interfaz de Literatura e Historia, buscamos, en ese artículo, problematizar las relaciones posibles entre la dimensión metodológica de la investigación en historia y la dimensión imaginativa de los enredos ficticios. En este sentido, partiendo de la discusión acerca de la centralidad de la imaginación como criterio formador del enredo de la obra Cien años de soledad (1967), del escritor colombiano Gabriel García Márquez, nuestro objetivo aquí es escrutar como cuestiones sobre memoria, escritura, invención y sensibilidad mágica, presentes en esta obra, pueden transformarse en posibilidades para que los historiadores construan, en el lastrado imaginativo de un enredo ficcional, instrumentos, procedimientos y mecanismos útiles para su trabajo de investigación.Palabras clave: Historia. Imaginación. Literatura. Memoria. Metodología. SensibilidadesAbstractWorking in the interface of Literature and History, in this article we try to problematize the possible relations between the methodological dimension of the research in history and the imaginative dimension of the fictional entanglements. In this sense, starting from the discussion about the centrality of the imagination as the criterion that formed the plot of the work One hundred years of solitude (1967), by the Colombian writer Gabriel García Márquez, our objective here is to examine as questions about memory, writing, invention and magical sensibility present in this work can become possibilities for historians to grasp, in the imaginative ballast of a fictional plot, instruments, procedures, and mechanisms useful to their research work.Keywords: History. Imagination. Literature. Memory. Methodology. Sensitivities |
id |
UFMA-6_097e46f1231fb5298fa843797bf304ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/10045 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDEHistóriaImaginaçãoLiteraturaMemóriaMetodologiaSensibilidadesTrabalhando na interface de Literatura e História, buscamos, nesse artigo, problematizar as relações possíveis entre a dimensão metodológica da pesquisa em história e a dimensão imaginativa dos enredos ficcionais. Nesse sentido, partindo da discussão acerca da centralidade da imaginação como critério formador do enredo da obra Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, nosso objetivo aqui é perscrutar como questões sobre memória, escrita, invenção e sensibilidade mágica, presentes nessa obra, podem se transformar em possibilidades para os historiadores apreenderem, no lastro imaginativo de um enredo ficcional, instrumentos, procedimentos e mecanismos úteis ao seu trabalho de pesquisa. Palavras-chave: História. Imaginação. Literatura. Memória. Metodologia. SensibilidadesResumenTrabajando en la interfaz de Literatura e Historia, buscamos, en ese artículo, problematizar las relaciones posibles entre la dimensión metodológica de la investigación en historia y la dimensión imaginativa de los enredos ficticios. En este sentido, partiendo de la discusión acerca de la centralidad de la imaginación como criterio formador del enredo de la obra Cien años de soledad (1967), del escritor colombiano Gabriel García Márquez, nuestro objetivo aquí es escrutar como cuestiones sobre memoria, escritura, invención y sensibilidad mágica, presentes en esta obra, pueden transformarse en posibilidades para que los historiadores construan, en el lastrado imaginativo de un enredo ficcional, instrumentos, procedimientos y mecanismos útiles para su trabajo de investigación.Palabras clave: Historia. Imaginación. Literatura. Memoria. Metodología. SensibilidadesAbstractWorking in the interface of Literature and History, in this article we try to problematize the possible relations between the methodological dimension of the research in history and the imaginative dimension of the fictional entanglements. In this sense, starting from the discussion about the centrality of the imagination as the criterion that formed the plot of the work One hundred years of solitude (1967), by the Colombian writer Gabriel García Márquez, our objective here is to examine as questions about memory, writing, invention and magical sensibility present in this work can become possibilities for historians to grasp, in the imaginative ballast of a fictional plot, instruments, procedures, and mechanisms useful to their research work.Keywords: History. Imagination. Literature. Memory. Methodology. SensitivitiesUniversidade Federal do Maranhão2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045Revista Brasileira do Caribe; v. 19, n. 36, jan./jun. 2018: DOSSIÊ: Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Euclides Antunes deCormineiro, Olivia Macedo Miranda2019-04-09T21:00:57Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/10045Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2019-04-09T21:00:57Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
title |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
spellingShingle |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE Medeiros, Euclides Antunes de História Imaginação Literatura Memória Metodologia Sensibilidades |
title_short |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
title_full |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
title_fullStr |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
title_full_unstemmed |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
title_sort |
CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE |
author |
Medeiros, Euclides Antunes de |
author_facet |
Medeiros, Euclides Antunes de Cormineiro, Olivia Macedo Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Cormineiro, Olivia Macedo Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Euclides Antunes de Cormineiro, Olivia Macedo Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Imaginação Literatura Memória Metodologia Sensibilidades |
topic |
História Imaginação Literatura Memória Metodologia Sensibilidades |
description |
Trabalhando na interface de Literatura e História, buscamos, nesse artigo, problematizar as relações possíveis entre a dimensão metodológica da pesquisa em história e a dimensão imaginativa dos enredos ficcionais. Nesse sentido, partindo da discussão acerca da centralidade da imaginação como critério formador do enredo da obra Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, nosso objetivo aqui é perscrutar como questões sobre memória, escrita, invenção e sensibilidade mágica, presentes nessa obra, podem se transformar em possibilidades para os historiadores apreenderem, no lastro imaginativo de um enredo ficcional, instrumentos, procedimentos e mecanismos úteis ao seu trabalho de pesquisa. Palavras-chave: História. Imaginação. Literatura. Memória. Metodologia. SensibilidadesResumenTrabajando en la interfaz de Literatura e Historia, buscamos, en ese artículo, problematizar las relaciones posibles entre la dimensión metodológica de la investigación en historia y la dimensión imaginativa de los enredos ficticios. En este sentido, partiendo de la discusión acerca de la centralidad de la imaginación como criterio formador del enredo de la obra Cien años de soledad (1967), del escritor colombiano Gabriel García Márquez, nuestro objetivo aquí es escrutar como cuestiones sobre memoria, escritura, invención y sensibilidad mágica, presentes en esta obra, pueden transformarse en posibilidades para que los historiadores construan, en el lastrado imaginativo de un enredo ficcional, instrumentos, procedimientos y mecanismos útiles para su trabajo de investigación.Palabras clave: Historia. Imaginación. Literatura. Memoria. Metodología. SensibilidadesAbstractWorking in the interface of Literature and History, in this article we try to problematize the possible relations between the methodological dimension of the research in history and the imaginative dimension of the fictional entanglements. In this sense, starting from the discussion about the centrality of the imagination as the criterion that formed the plot of the work One hundred years of solitude (1967), by the Colombian writer Gabriel García Márquez, our objective here is to examine as questions about memory, writing, invention and magical sensibility present in this work can become possibilities for historians to grasp, in the imaginative ballast of a fictional plot, instruments, procedures, and mechanisms useful to their research work.Keywords: History. Imagination. Literature. Memory. Methodology. Sensitivities |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10045/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 19, n. 36, jan./jun. 2018: DOSSIÊ: Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1809737861731188736 |