LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasos, Luis A. Várguez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731
Resumo: Neste artigo estudo o imaginário que atualmente os meios de comunicação e as agências de turismo têm gerado e reproduzem, sobre o Caribe. Em todos os casos, tais imagens vêm acompanhadas de uma identidade que estes agentes atribuem ao povo, imagens que se contrapõem à que eles geram e através da qual se reconhecem. A idéia mais geral que sustenho nesta reflexão é que, contra a visão reducionista que transmitem essas imagens e cuja síntese é um Caribe homogêneo, na realidade existem Caribes que se definem pela sua pluralidade, por suas histórias e pelas formas como seus habitantes tem enfrentado essas histórias nas suas interações quotidianas. Como se poderá apreciar na minha exposição minha intenção não é a de reconstruir essas imagens que ditos agentes elaboram. Apenas, são um ponto de referência para o desenvolvimento de minhas idéias.Palavras-chave: Caribe. Imagens. Meios de comunicaçãoResumenEn este artículo reflexiono sobre el imaginario que actualmente los medios de comunicación y las agencias de turismo han generado, y reproducen, acerca del Caribe. En todos estos casos, tales imágenes van acompañadas de una identidad que estos agentes le asignan al Caribe y a sus pobladores que se contrapone con la que ellos generan y a través de la cual se reconocen. La idea más general que sostengo en esta reflexión es que en contra de la visión reduccionista que transmiten esas imágenes cuya síntesis es un Caribe por demás homogéneo, en la realidad existen Caribes que se definen por su pluralidad, por sus historias y por las formas como sus habitantes han enfrentado esas historias en sus interacciones cotidianas. Como se podrá apreciar a lo largo de mi exposición, mi intención no es reconstruir esas imágenes que dichos agentes elaboran. Antes bien, son un punto de referencia.Palabras claves: Caribe. Imágenes. Medios de comunicaciónAbstractIn this article I reflect about the imaginary that these days the media and travel agencies have generated, and both reproduce, about Caribe. In all these cases, these images are accompanied by an identity assigned to Caribe and its people by those agents and which is opposed to the identity caribbeans create. The most general idea I propose in this reflection is that against the reductionist vision transmited by those images that show a homogenous Caribe, in reality exist Caribes definited by their plurality, histories and multiple forms in which their people have encountered these histories in their daily interactions. As it will be seen along my exposition, my intention is not to rebuild these images constructed by those agents. Above all, they are a point of reference.Keywords: Caribe. Images. Media
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