LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731 |
Resumo: | Neste artigo estudo o imaginário que atualmente os meios de comunicação e as agências de turismo têm gerado e reproduzem, sobre o Caribe. Em todos os casos, tais imagens vêm acompanhadas de uma identidade que estes agentes atribuem ao povo, imagens que se contrapõem à que eles geram e através da qual se reconhecem. A idéia mais geral que sustenho nesta reflexão é que, contra a visão reducionista que transmitem essas imagens e cuja síntese é um Caribe homogêneo, na realidade existem Caribes que se definem pela sua pluralidade, por suas histórias e pelas formas como seus habitantes tem enfrentado essas histórias nas suas interações quotidianas. Como se poderá apreciar na minha exposição minha intenção não é a de reconstruir essas imagens que ditos agentes elaboram. Apenas, são um ponto de referência para o desenvolvimento de minhas idéias.Palavras-chave: Caribe. Imagens. Meios de comunicaçãoResumenEn este artículo reflexiono sobre el imaginario que actualmente los medios de comunicación y las agencias de turismo han generado, y reproducen, acerca del Caribe. En todos estos casos, tales imágenes van acompañadas de una identidad que estos agentes le asignan al Caribe y a sus pobladores que se contrapone con la que ellos generan y a través de la cual se reconocen. La idea más general que sostengo en esta reflexión es que en contra de la visión reduccionista que transmiten esas imágenes cuya síntesis es un Caribe por demás homogéneo, en la realidad existen Caribes que se definen por su pluralidad, por sus historias y por las formas como sus habitantes han enfrentado esas historias en sus interacciones cotidianas. Como se podrá apreciar a lo largo de mi exposición, mi intención no es reconstruir esas imágenes que dichos agentes elaboran. Antes bien, son un punto de referencia.Palabras claves: Caribe. Imágenes. Medios de comunicaciónAbstractIn this article I reflect about the imaginary that these days the media and travel agencies have generated, and both reproduce, about Caribe. In all these cases, these images are accompanied by an identity assigned to Caribe and its people by those agents and which is opposed to the identity caribbeans create. The most general idea I propose in this reflection is that against the reductionist vision transmited by those images that show a homogenous Caribe, in reality exist Caribes definited by their plurality, histories and multiple forms in which their people have encountered these histories in their daily interactions. As it will be seen along my exposition, my intention is not to rebuild these images constructed by those agents. Above all, they are a point of reference.Keywords: Caribe. Images. Media |
id |
UFMA-6_d6846bb829d694665617008cce7f5cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/7731 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El CaribeCaribeImagensMeios de comunicaçãoNeste artigo estudo o imaginário que atualmente os meios de comunicação e as agências de turismo têm gerado e reproduzem, sobre o Caribe. Em todos os casos, tais imagens vêm acompanhadas de uma identidade que estes agentes atribuem ao povo, imagens que se contrapõem à que eles geram e através da qual se reconhecem. A idéia mais geral que sustenho nesta reflexão é que, contra a visão reducionista que transmitem essas imagens e cuja síntese é um Caribe homogêneo, na realidade existem Caribes que se definem pela sua pluralidade, por suas histórias e pelas formas como seus habitantes tem enfrentado essas histórias nas suas interações quotidianas. Como se poderá apreciar na minha exposição minha intenção não é a de reconstruir essas imagens que ditos agentes elaboram. Apenas, são um ponto de referência para o desenvolvimento de minhas idéias.Palavras-chave: Caribe. Imagens. Meios de comunicaçãoResumenEn este artículo reflexiono sobre el imaginario que actualmente los medios de comunicación y las agencias de turismo han generado, y reproducen, acerca del Caribe. En todos estos casos, tales imágenes van acompañadas de una identidad que estos agentes le asignan al Caribe y a sus pobladores que se contrapone con la que ellos generan y a través de la cual se reconocen. La idea más general que sostengo en esta reflexión es que en contra de la visión reduccionista que transmiten esas imágenes cuya síntesis es un Caribe por demás homogéneo, en la realidad existen Caribes que se definen por su pluralidad, por sus historias y por las formas como sus habitantes han enfrentado esas historias en sus interacciones cotidianas. Como se podrá apreciar a lo largo de mi exposición, mi intención no es reconstruir esas imágenes que dichos agentes elaboran. Antes bien, son un punto de referencia.Palabras claves: Caribe. Imágenes. Medios de comunicaciónAbstractIn this article I reflect about the imaginary that these days the media and travel agencies have generated, and both reproduce, about Caribe. In all these cases, these images are accompanied by an identity assigned to Caribe and its people by those agents and which is opposed to the identity caribbeans create. The most general idea I propose in this reflection is that against the reductionist vision transmited by those images that show a homogenous Caribe, in reality exist Caribes definited by their plurality, histories and multiple forms in which their people have encountered these histories in their daily interactions. As it will be seen along my exposition, my intention is not to rebuild these images constructed by those agents. Above all, they are a point of reference.Keywords: Caribe. Images. MediaUniversidade Federal do Maranhão2014-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731Revista Brasileira do Caribe; v. 09, n. 18, jan./jun. 2009: DOSSIÊ: Conexões Afro-Atlânticas/Caribe Literatura Pós-colonial1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731/4727Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasos, Luis A. Várguez2017-10-10T17:28:17Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/7731Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2017-10-10T17:28:17Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
title |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
spellingShingle |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe Pasos, Luis A. Várguez Caribe Imagens Meios de comunicação |
title_short |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
title_full |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
title_fullStr |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
title_full_unstemmed |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
title_sort |
LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD IMAGINADA: El Caribe |
author |
Pasos, Luis A. Várguez |
author_facet |
Pasos, Luis A. Várguez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasos, Luis A. Várguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caribe Imagens Meios de comunicação |
topic |
Caribe Imagens Meios de comunicação |
description |
Neste artigo estudo o imaginário que atualmente os meios de comunicação e as agências de turismo têm gerado e reproduzem, sobre o Caribe. Em todos os casos, tais imagens vêm acompanhadas de uma identidade que estes agentes atribuem ao povo, imagens que se contrapõem à que eles geram e através da qual se reconhecem. A idéia mais geral que sustenho nesta reflexão é que, contra a visão reducionista que transmitem essas imagens e cuja síntese é um Caribe homogêneo, na realidade existem Caribes que se definem pela sua pluralidade, por suas histórias e pelas formas como seus habitantes tem enfrentado essas histórias nas suas interações quotidianas. Como se poderá apreciar na minha exposição minha intenção não é a de reconstruir essas imagens que ditos agentes elaboram. Apenas, são um ponto de referência para o desenvolvimento de minhas idéias.Palavras-chave: Caribe. Imagens. Meios de comunicaçãoResumenEn este artículo reflexiono sobre el imaginario que actualmente los medios de comunicación y las agencias de turismo han generado, y reproducen, acerca del Caribe. En todos estos casos, tales imágenes van acompañadas de una identidad que estos agentes le asignan al Caribe y a sus pobladores que se contrapone con la que ellos generan y a través de la cual se reconocen. La idea más general que sostengo en esta reflexión es que en contra de la visión reduccionista que transmiten esas imágenes cuya síntesis es un Caribe por demás homogéneo, en la realidad existen Caribes que se definen por su pluralidad, por sus historias y por las formas como sus habitantes han enfrentado esas historias en sus interacciones cotidianas. Como se podrá apreciar a lo largo de mi exposición, mi intención no es reconstruir esas imágenes que dichos agentes elaboran. Antes bien, son un punto de referencia.Palabras claves: Caribe. Imágenes. Medios de comunicaciónAbstractIn this article I reflect about the imaginary that these days the media and travel agencies have generated, and both reproduce, about Caribe. In all these cases, these images are accompanied by an identity assigned to Caribe and its people by those agents and which is opposed to the identity caribbeans create. The most general idea I propose in this reflection is that against the reductionist vision transmited by those images that show a homogenous Caribe, in reality exist Caribes definited by their plurality, histories and multiple forms in which their people have encountered these histories in their daily interactions. As it will be seen along my exposition, my intention is not to rebuild these images constructed by those agents. Above all, they are a point of reference.Keywords: Caribe. Images. Media |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7731/4727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 09, n. 18, jan./jun. 2009: DOSSIÊ: Conexões Afro-Atlânticas/Caribe Literatura Pós-colonial 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1809737861684002816 |