MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017 |
Resumo: | A ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonial |
id |
UFMA-6_336b8a077c38662378a27f7048f1a705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/4017 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSONModernidade contraculturalTecnociênciaA ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonialUniversidade Federal do Maranhão2015-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017/2107Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Sonia2018-11-02T12:24:42Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/4017Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-11-02T12:24:42Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
title |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
spellingShingle |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON Torres, Sonia Modernidade contracultural Tecnociência |
title_short |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
title_full |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
title_fullStr |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
title_full_unstemmed |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
title_sort |
MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON |
author |
Torres, Sonia |
author_facet |
Torres, Sonia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade contracultural Tecnociência |
topic |
Modernidade contracultural Tecnociência |
description |
A ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonial |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017/2107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1809737861102043136 |