MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Sonia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017
Resumo: A ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que  a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonial
id UFMA-6_336b8a077c38662378a27f7048f1a705
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/4017
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSONModernidade contraculturalTecnociênciaA ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que  a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonialUniversidade Federal do Maranhão2015-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017/2107Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Sonia2018-11-02T12:24:42Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/4017Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-11-02T12:24:42Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
title MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
spellingShingle MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
Torres, Sonia
Modernidade contracultural
Tecnociência
title_short MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
title_full MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
title_fullStr MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
title_full_unstemmed MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
title_sort MODERNIDADE CONTRACULTURAL E PÓS- 'COLONIAL' EM MIDNIGHT ROBBER, DE NALO HOPKINSON
author Torres, Sonia
author_facet Torres, Sonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade contracultural
Tecnociência
topic Modernidade contracultural
Tecnociência
description A ficção especulativa pós-colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos ‘canônicos’ da ficção científica, tais como o desenvolvimento tecnocientífico, a distopia futurológica, a viagem espacial e o trânsito entre diferentes dimensões, fundindo-os com uma multiplicidade de marcadores do legado colonial caribenho, resultando em uma narrativa de modernidade contracultural, ou o que Ashcroft (2009) denomina modernidade alternativa. Partindo dessas considerações, proponho uma leitura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que  a obra aponta, metaforicamente, para as tensões entre o arquivo oficial da modernidade e os pontos cegos dessa mesma narrativa.Palavras-chave: Ficção especulativa. Tecnociência. Pós-colonialResumen La ficción especulativa post colonial de Nalo Hopkinson convoca elementos de ficción científica como el desenvolvimento tecnocientífico, la distopía futurológica, el viaje espacial y el trânsito entre diferentes dimensões, fundidos en una multiplicidad de marcadores del legado colonial caribeño, resultando en una narrativa de modernidade contracultural, o lo que Ashcroft (2009) denomina modernidad alternativa. Partiendo de esas consideraciones, propongo una lectura de Midnight Robber (2000), de Hopkinson, argumentando que la obra apunta, metafóricamente, para las tensiones entre el archivo oficial de la modernidad y los puntos ciegos de esa misma narrativa.Palavras claves: Ficçión especulativa. Tecnociencia. Post-colonialAbstract Nalo Hopkinson’s postcolonial speculative fiction deploys ‘canonical’ elements from the science fiction genre, such as technoscientific development, futurological dystopia, space travel, and the transit between different dimensions, fusing them with a multiplicity of markers of the Caribbean colonial legacy. This fusion results in a narrative of countercultural modernity, or alternative modernity (Ashcroft, 2009). In my discussion of Hopkinson’s Midnight Robber (2000), I argue that her work points metaphorically to the tensions between the official archive of modernity and the blind spots in this narrative.Keywords: Speculative fiction. Technoscience. Post-colonial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4017/2107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1809737861102043136