Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B5EPFS |
Resumo: | A presente tese visa a pesquisa de alguns grupos de rock no Brasil, nos anos 1970. Como objeto de pesquisa, tomamos as bandas Casa das Máquinas, O Terço, Recordando o Vale das Maçãs, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra e a dupla Sá & Guarabyra. A escolha desses grupos partiu das escutas das músicas, o que nos permitiu detectar algumas composições contendo as temáticas propostas neste trabalho. Procuramos, sobretudo, detectar e demonstrar as produções dos artistas selecionados, trazendo à luz as ideias e as representações que esses músicos tinham em suas composições sobre cidade e campo, modernidade e tradição, suas relações com a indústria fonográfica, as proximidades com a contracultura e as possíveis críticas à modernização capitalista, no período da ditadura civil-militar brasileira da década de 1970. Sendo assim, verificamos que esses grupos não apresentaram apenas uma forma de produzir e executar seu rock, mas diversas sonoridades em seu fazer musical. Como objetivo principal, então, analisamos os fazeres musicais dos artistas selecionados, apontando os seguintes conteúdos: performances, estéticas do rock, sonoridades, discursos, contextos de produção, recepções, iconografia, organologia e relações com a indústria cultural. Testamos, sobretudo, a hipótese de que esses artistas se constituíram como vozes dissonantes ou destoantes, encontrando-se entre aqueles que lutavam contra a ditadura civil-militar (os engajados), também entre os que, propositalmente ou não, ignoravam o regime político à época (os alienados), e, também, entre a parcela da sociedade civil que aceitava o regime de exceção no país. Defendemos que esses músicos não foram unicamente transgressores ou subversivos, nem viveram em total alienação com relação à ditadura militar e todo o aparato econômico e tecnológico disponível no mercado cultural da época, mas se situaram nesse entrelugar, no contexto da ditadura e nas discussões sobre internacionalismo e identidade nacional na música brasileira. A partir dos pontos de escuta das obras referidas, detectamos, ainda, a hipótese de que suas composições apresentaram proximidades relevantes com o conceito de romantismo contracultural que apresenta como características principais o isolamento social na modernidade, a ênfase na vida em comunidade, o trânsito constante entre cidade e campo, a idealização da vida no campo e o desejo de vida no meio natural, além de críticas à sociedade capitalista encontradas nas produções dessas bandas. Buscamos, ainda, fomentar uma discussão de como os músicos em questão, e alguns críticos musicais, trabalharam o conceito de identidade nacional, por meio de suas opiniões, discussões artísticas e de seus fazeres musicais, e como esses artistas trouxeram uma proposta diferente de rock e de música brasileira. |
id |
UFMG_54a17181372b47d4df015abc3dd4672c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B5EPFS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Claudia de AssisJonas Soares LanaDanilo José Zioni FerrettiFlavio Terrigno BarbeitasEduardo Campolina Viana LoureiroVictor Henrique de Resende2019-08-10T18:08:03Z2019-08-10T18:08:03Z2018-08-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B5EPFSA presente tese visa a pesquisa de alguns grupos de rock no Brasil, nos anos 1970. Como objeto de pesquisa, tomamos as bandas Casa das Máquinas, O Terço, Recordando o Vale das Maçãs, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra e a dupla Sá & Guarabyra. A escolha desses grupos partiu das escutas das músicas, o que nos permitiu detectar algumas composições contendo as temáticas propostas neste trabalho. Procuramos, sobretudo, detectar e demonstrar as produções dos artistas selecionados, trazendo à luz as ideias e as representações que esses músicos tinham em suas composições sobre cidade e campo, modernidade e tradição, suas relações com a indústria fonográfica, as proximidades com a contracultura e as possíveis críticas à modernização capitalista, no período da ditadura civil-militar brasileira da década de 1970. Sendo assim, verificamos que esses grupos não apresentaram apenas uma forma de produzir e executar seu rock, mas diversas sonoridades em seu fazer musical. Como objetivo principal, então, analisamos os fazeres musicais dos artistas selecionados, apontando os seguintes conteúdos: performances, estéticas do rock, sonoridades, discursos, contextos de produção, recepções, iconografia, organologia e relações com a indústria cultural. Testamos, sobretudo, a hipótese de que esses artistas se constituíram como vozes dissonantes ou destoantes, encontrando-se entre aqueles que lutavam contra a ditadura civil-militar (os engajados), também entre os que, propositalmente ou não, ignoravam o regime político à época (os alienados), e, também, entre a parcela da sociedade civil que aceitava o regime de exceção no país. Defendemos que esses músicos não foram unicamente transgressores ou subversivos, nem viveram em total alienação com relação à ditadura militar e todo o aparato econômico e tecnológico disponível no mercado cultural da época, mas se situaram nesse entrelugar, no contexto da ditadura e nas discussões sobre internacionalismo e identidade nacional na música brasileira. A partir dos pontos de escuta das obras referidas, detectamos, ainda, a hipótese de que suas composições apresentaram proximidades relevantes com o conceito de romantismo contracultural que apresenta como características principais o isolamento social na modernidade, a ênfase na vida em comunidade, o trânsito constante entre cidade e campo, a idealização da vida no campo e o desejo de vida no meio natural, além de críticas à sociedade capitalista encontradas nas produções dessas bandas. Buscamos, ainda, fomentar uma discussão de como os músicos em questão, e alguns críticos musicais, trabalharam o conceito de identidade nacional, por meio de suas opiniões, discussões artísticas e de seus fazeres musicais, e como esses artistas trouxeram uma proposta diferente de rock e de música brasileira.The current thesis aims to research some Brazilian rock bands in the 1970s. As a research object, we have taken into account the bands Casa das Máquinas, O Terço, Recordando o Vale das Maçãs, the trio Sá, Rodrix & Guarabyra and the duet Sá & Guarabyra. The choice of these bands came from listening to their music which allowed us to detect some of the compositions containing the issues proposed in this work. Above all, we sought to detect and show those selected artists production, throwing light on the ideas and representations those musicians had in their compositions about the city and the countryside, modernity and tradition, their relationship with the recording industry, closeness to the counterculture and possible criticism towards capitalist modernization during the Brazilian civil-military dictatorship in the 1970s. Therefore, we verified that those musical groups do not only show a single way of producing and executing their rock music, but also a wide range of sonorities in their musical performance. As the main goal, we then analyzed the selected artists performances, highlighting the following contents: performances, aesthetic of rock in roll, sonorities, utterances, production context, receptions, iconography, organological knowledge, and relationship with the cultural industry. We especially tested the hypothesis that those artists constituted dissonant and discordant voices among the ones who fought against the civil-military dictatorship (the engaged); also among those who, whether purposely or not, ignored the political regime then (the alienated), and in that part of the civil society which accepted an exception regime in the country as well. We advocate that those musicians were not only transgressors or subversive, neither they lived totally alienated from the military dictatorship nor from all the economical-technological devices in the cultural market of that time, but also lived in that between-places through the dictatorship context and the discussions about the Brazilian music national identity and internationalism. From hearing such masterpieces, we also considered the hypothesis that their compositions showed relevant approach to the counter-cultural romantic concept which features, as main traces, modern social isolation, emphasis on community life, traffic between the city and the countryside, idealization of life in the countryside and the desire for life in the natural environment, as well as criticism of capitalist society found in those bands production. Furthermore, we sought to support a discussion on how those musicians in question, and some musical critics, worked on the national identity concept through their opinions, artistic discussions and their musical acts, and how those artists brought a different proposal to rock in roll and the Brazilian music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicasonoridadesromantismo contraculturalentrelugarrock brasileiromodernidadeRock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdfapplication/pdf3979689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B5EPFS/1/tese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdfc15bf562cd488c5050a1dad58318cba2MD51TEXTtese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdf.txttese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdf.txtExtracted texttext/plain532591https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B5EPFS/2/tese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdf.txt058fab753860ce06f74dbf367b9e0169MD521843/AAGS-B5EPFS2019-11-14 04:39:17.527oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B5EPFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:39:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
title |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
spellingShingle |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 Victor Henrique de Resende sonoridades romantismo contracultural entrelugar rock brasileiro modernidade Musica |
title_short |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
title_full |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
title_fullStr |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
title_full_unstemmed |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
title_sort |
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo cidade, música e modernidade nos anos 1970 |
author |
Victor Henrique de Resende |
author_facet |
Victor Henrique de Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Claudia de Assis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jonas Soares Lana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Danilo José Zioni Ferretti |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Viana Loureiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Victor Henrique de Resende |
contributor_str_mv |
Ana Claudia de Assis Jonas Soares Lana Danilo José Zioni Ferretti Flavio Terrigno Barbeitas Eduardo Campolina Viana Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sonoridades romantismo contracultural entrelugar rock brasileiro modernidade |
topic |
sonoridades romantismo contracultural entrelugar rock brasileiro modernidade Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica |
description |
A presente tese visa a pesquisa de alguns grupos de rock no Brasil, nos anos 1970. Como objeto de pesquisa, tomamos as bandas Casa das Máquinas, O Terço, Recordando o Vale das Maçãs, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra e a dupla Sá & Guarabyra. A escolha desses grupos partiu das escutas das músicas, o que nos permitiu detectar algumas composições contendo as temáticas propostas neste trabalho. Procuramos, sobretudo, detectar e demonstrar as produções dos artistas selecionados, trazendo à luz as ideias e as representações que esses músicos tinham em suas composições sobre cidade e campo, modernidade e tradição, suas relações com a indústria fonográfica, as proximidades com a contracultura e as possíveis críticas à modernização capitalista, no período da ditadura civil-militar brasileira da década de 1970. Sendo assim, verificamos que esses grupos não apresentaram apenas uma forma de produzir e executar seu rock, mas diversas sonoridades em seu fazer musical. Como objetivo principal, então, analisamos os fazeres musicais dos artistas selecionados, apontando os seguintes conteúdos: performances, estéticas do rock, sonoridades, discursos, contextos de produção, recepções, iconografia, organologia e relações com a indústria cultural. Testamos, sobretudo, a hipótese de que esses artistas se constituíram como vozes dissonantes ou destoantes, encontrando-se entre aqueles que lutavam contra a ditadura civil-militar (os engajados), também entre os que, propositalmente ou não, ignoravam o regime político à época (os alienados), e, também, entre a parcela da sociedade civil que aceitava o regime de exceção no país. Defendemos que esses músicos não foram unicamente transgressores ou subversivos, nem viveram em total alienação com relação à ditadura militar e todo o aparato econômico e tecnológico disponível no mercado cultural da época, mas se situaram nesse entrelugar, no contexto da ditadura e nas discussões sobre internacionalismo e identidade nacional na música brasileira. A partir dos pontos de escuta das obras referidas, detectamos, ainda, a hipótese de que suas composições apresentaram proximidades relevantes com o conceito de romantismo contracultural que apresenta como características principais o isolamento social na modernidade, a ênfase na vida em comunidade, o trânsito constante entre cidade e campo, a idealização da vida no campo e o desejo de vida no meio natural, além de críticas à sociedade capitalista encontradas nas produções dessas bandas. Buscamos, ainda, fomentar uma discussão de como os músicos em questão, e alguns críticos musicais, trabalharam o conceito de identidade nacional, por meio de suas opiniões, discussões artísticas e de seus fazeres musicais, e como esses artistas trouxeram uma proposta diferente de rock e de música brasileira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T18:08:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T18:08:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B5EPFS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B5EPFS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B5EPFS/1/tese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B5EPFS/2/tese_romantismo_contracultural_e_rock_brasileiro_victor_resende.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c15bf562cd488c5050a1dad58318cba2 058fab753860ce06f74dbf367b9e0169 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589262824701952 |