A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087 |
Resumo: | Este artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional world |
id |
UFMA-6_42823b43d25343dc2b6b1edf5a2c3090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANACultura IndigenaYe`kuanaEscolaMundo das profissõesEste artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional worldUniversidade Federal do Maranhão2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087Revista Brasileira do Caribe; v. 13, n. 25, jul./dez. 2012: DOSSIÊ: Povos indígenas no Caribe contemporâneo1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087/178Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Andrade, Karenina2016-10-11T10:33:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T10:33:40Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
title |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
spellingShingle |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA Vieira Andrade, Karenina Cultura Indigena Ye`kuana Escola Mundo das profissões |
title_short |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
title_full |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
title_fullStr |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
title_full_unstemmed |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
title_sort |
A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA |
author |
Vieira Andrade, Karenina |
author_facet |
Vieira Andrade, Karenina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Andrade, Karenina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Indigena Ye`kuana Escola Mundo das profissões |
topic |
Cultura Indigena Ye`kuana Escola Mundo das profissões |
description |
Este artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional world |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087/178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 13, n. 25, jul./dez. 2012: DOSSIÊ: Povos indígenas no Caribe contemporâneo 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1798321222329565184 |