A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Andrade, Karenina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087
Resumo: Este artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional world
id UFMA-6_77266a762d3ed03eb3310ccb469b1d6c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/2087
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANACultura IndigenaYe`kuanaEscolaMundo das profissõesEste artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional worldUniversidade Federal do Maranhão2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087Revista Brasileira do Caribe; v. 13, n. 25, jul./dez. 2012: DOSSIÊ: Povos indígenas no Caribe contemporâneo1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087/178Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Andrade, Karenina2016-10-11T13:33:40Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/2087Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T13:33:40Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
title A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
spellingShingle A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
Vieira Andrade, Karenina
Cultura Indigena
Ye`kuana
Escola
Mundo das profissões
title_short A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
title_full A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
title_fullStr A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
title_full_unstemmed A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
title_sort A VONTADE DE SABER – A ESCOLA E O MUNDO DAS PROFISSÕES ENTRE OS YE’KUANA
author Vieira Andrade, Karenina
author_facet Vieira Andrade, Karenina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Andrade, Karenina
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Indigena
Ye`kuana
Escola
Mundo das profissões
topic Cultura Indigena
Ye`kuana
Escola
Mundo das profissões
description Este artigo analisa a escola e seus significados entre os Ye’kuana, povo indígena cuja população está dividida entre o extremo norte do Brasil e sul da Venezuela. Analisando a trajetória dos primeiros professores Ye’kuana, que tiveram um papel importante na consolidação da escola na aldeia, este trabalho discute a instituição como um lugar privilegiado para acessar o mundo não-indígena. Seguindo este caminho, faço uma breve reflexão sobre o papel de outras carreiras exercidas pelos Ye’kuana. Palavras-chave: Ye`kuana. Escola. Mundo das profissões Resumen Este artículo tiene como objetivo la escuela y su importancia entre los Ye’kuana, un pueblo amazónico que vive en la frontera internacional entre Brasil y Venezuela. Analizando la trayectoria de los primeros maestros Ye’kuana, que tuvieron un papel importante en la consolidación de la escuela en la aldea, en este trabajo se analiza la institución como un acceso privilegiado al mundo no-indígena. Siguiendo este camino, ofrezco una breve reflexión sobre el papel de otras carreras llevadas a cabo por los Ye’kuana. Palavras claves: Ye`kuana. Escuela. Mundo de las profesiones Abstract This article aims at the school and its significance among the ye’kuana, an amazonian people who lives at the international border among Brazil and Venezuela. Analyzing the trajectory of the first ye’kuana teachers, who had an important role at the consolidation of school in the village, the paper discuss the institution as a privilege place to acess the non-indigenous world. Following this path, I provide a brief reflection on the role of other pursued careers by the ye’kuana. Keywords: Ye`kuana. School. Professional world
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2087/178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 13, n. 25, jul./dez. 2012: DOSSIÊ: Povos indígenas no Caribe contemporâneo
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1809737858159738880