O MERENGUE NA FORMAÇÃO DA MÚSICA POPULAR URBANA DE BELÉM DO PARÁ: reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/666 |
Resumo: | Neste trabalho discute-se a presença do Merengue na música popular paraense. Apresentando um esboço da paisagem musical belenense nas décadas de 50 e 60 tentaremos mostrar como a presença marcante do Merengue foi importante na formação heterogênea da música popular na cidade de Belém. Buscase compreender, inicialmente, a trajetória do Merengue, sua expansão através do que chamamos de rede de difusão musical transatlântica assim como pela indústria fonográfica com todos os seus mecanismos midiáticos, levando-o do local ao global. Eram os elementos constituintes desta rede cultural: a área portuária, a zona do meretrício, as festas de aparelhagens, as festas de gafieiras. Para além de qualquer visão fechada e estática que já possa tersido difundida acerca da cultura amazônica, refletimos sobre os deslocamentos e a fluidez complexa das configurações culturais mundializadas, oferecendo uma visão da Amazônia na sua relação de profícuo diálogo cultural com a região caribenha e com o mundo.Palavras-chave: Merengue. Belém do Pará. Hibridismo. Música caribenhaResumenEn este trabajo se discute la presencia del merengue en la música popular paraense. Al presentar un esbozo del paisaje musical de Belén en las décadas de los años 50 y 60 del siglo XX intentaremos mostrar como la presencia marcante del merengue fue importante en la formación heterogénea de la música popular en la ciudad de Belén. He buscado comprender inicialmente la trayectoria delmerengue, su expansión a través de la red de difusión musical transatlántica así como por la industria fonográfica con todos sus mecanismos mediáticos, con sus traslados desde lo local hasta lo global. Eran los elementos constituyentes de esta red cultural: la zona portuaria, la zona de prostitución, las fiestas de aparatos musicales, las fiestas populares. Más allá de cualquier visión cerrada y estática que ya haya sido difundida acerca de la cultura amazónica, reflexionamos sobre los dislocamientos y la flluidez compleja de las configuraciones culturales mundializadas, ofreciendo una visión de la Amazonia en su relación de beneficioso diálogo cultural con la región caribeña y con el mundo.Palabras clave: Merengue. Belén del Pará. Hibridismo. Música caribeñaAbstractIn this article we discuss the presence of Merengue in the popular music of Pará. Presenting an outline of the musical landscape Belém in the 50s and 60s we try to show how the strong presence of the Merengue was important in the heterogeneous formation of popular music in the town of Belém. We seek to understand, initially, the trajectory of Merengue, its expansion in what we call musical transatlantic broadcast network and also through the music industry with all of the mechanisms of media, taking you from local to global. They are constitutive elements of the cultural network: the port area, the area of prostitution; the ‘aparelhagens’ parties (Amazon Sound-System); ‘gafieiras’ parties. any closed, static vision that may already have been released about the Amazonian culture, reflection on the complex displacements and the fluidity of the globalized cultural configurations, we offer a vision of the Amazon in its relationship of fruitful cultural dialogue with the Caribbean region and the world. Keywords: Merengue. Belém do Pará. Hibridism. Caribbean music |
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