ESTÉTICA DO ATROZ, MEMÓRIA E ACONTECIMENTO NO ROMANCE “DÍPTICO DA FRONTEIRA”: uma caracterização semiótica do trauma dos deslocados pela violência política colombiana
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16807 |
Resumo: | Conforme aponta Desiderio Blanco (2017, p. 11, tradução nossa), a semiótica tensiva proposta por Zilberberg incorpora elementos na análise de textos literários que não tinham lugar no modelo da “narratividade generalizada”, como o mundo do sensível, do afeto, dos estados de alma, ao lado dos estados de coisas e do corpo como lugar da sensibilidade. É por isso que achamos pertinente abordar uma análise do romance “Díptico da fronteira” do escritor venezuelano Luis Mora Ballesteros (2020), levando em conta como elemento determinante de seu discurso o acontecimento traumático causado pela violência política colombiana, que obrigou a milhares de cidadãos, durante mais de quarenta décadas, a se deslocaram para o eixo fronteiriço colombiano-venezuelano, com destaque de alguns dos rasgos que o definem como um romance de testemunho a partir de seu caráter memorialista e pós-memorialista. Sublinhando também os elementos da estética do atroz nele presentes.Palavras-chave: Violência política. Trauma. Memoria. Acontecimento. Estética do atroz.Resumen:Según señala Desiderio Blanco (2017, p. 11), la semiótica tensiva propuesta porZilberberg incorpora elementos en el análisis de textos literarios que no tenían cabida en el modelo de la “narratividad generalizada”, como el mundo de lo sensible, del afecto, de los estados de alma, junto los estados de cosas y del cuerpo como lugar de la sensibilidad. Es por eso que consideramos pertinente abordar un análisis de la novela “Díptico de la frontera” del escritor venezolano Luis Mora Ballesteros (2020), tomando en cuenta, como elemento determinante de su discurso, el acontecimiento traumático causado por la violencia política colombiana que obligó a millares de ciudadanos, durante más de cuarenta décadas, a trasladarse al eje fronterizo colombo-venezolano. En el análisistambién destacamos algunos de los rasgos que la definen como una novela de testimonio a partir de su carácter memorialista y postmemorialista. Subrayando, igualmente, los elementos de la estética de lo atroz presentes en ella.Palabras claves: Violencia política. Trauma. Memória. Acontecimiento. Estética de lo atroz.Abstract:As Desiderio Blanco points out (2017, p. 11, our translation), the tensive semiotics proposed by Zilberberg incorporates elements in the analysis of literary texts that had no place in the model of “generalized narrativity”, such as the world of the sensitive, affection, states of soul, alongside states of things and the body as a place of sensitivity. That is why we think it is pertinent to approach an analysis of the novel “Diptych of the frontier” by Venezuelan writer Luis Mora-Ballesteros (2020), taking into account as a determining element of his discourse the traumatic event caused by Colombian political violence, which forced thousands of citizens, for more than forty decades, to move to the Colombian-Venezuelan border axis, highlighting some of the tears that define it as a novel of testimony from its memorialist and post-memorialist character. Also underlining the aesthetic elements of the atrocious present in it.Keywords: Political violence. Trauma. Memory. Event. Aesthetics of the atrocious. |
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