A NOÇÃO DE ACONTECIMENTO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO, DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO E DA SEMIÓTICA TENSIVA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6667 |
Resumo: | No âmbito dos estudos textuais/discursivos, na década de 1980, foi introduzido o conceito de acontecimento pela análise do discurso (AD) pêcheutiana. A partir dos anos 2000, outras perspectivas teóricas, como a semântica do acontecimento, apropriando-se à sua maneira do referido conceito da AD, correlacionam a enunciação, como um acontecimento de natureza histórico-social, com a língua (o sistema). Uma terceira corrente de estudos discursivos, a semiótica da Escola de Paris, especificamente em sua vertente tensiva, desenvolve também a seu modo outra noção de acontecimento: algo da ordem do inesperado e do impactante. Assim, neste artigo, procuramos reunir os pontos em comum acerca dos conceitos de acontecimento, a partir das referidas teorias, mas, sobretudo, objetivamos salientar suas diferenças conceituais e epistemológicas. |
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A NOÇÃO DE ACONTECIMENTO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO, DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO E DA SEMIÓTICA TENSIVAAcontecimento. Análise do discurso. Semântica do acontecimento. Semiótica tensiva.No âmbito dos estudos textuais/discursivos, na década de 1980, foi introduzido o conceito de acontecimento pela análise do discurso (AD) pêcheutiana. A partir dos anos 2000, outras perspectivas teóricas, como a semântica do acontecimento, apropriando-se à sua maneira do referido conceito da AD, correlacionam a enunciação, como um acontecimento de natureza histórico-social, com a língua (o sistema). Uma terceira corrente de estudos discursivos, a semiótica da Escola de Paris, especificamente em sua vertente tensiva, desenvolve também a seu modo outra noção de acontecimento: algo da ordem do inesperado e do impactante. Assim, neste artigo, procuramos reunir os pontos em comum acerca dos conceitos de acontecimento, a partir das referidas teorias, mas, sobretudo, objetivamos salientar suas diferenças conceituais e epistemológicas.Silvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6667Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 179-195Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 179-1951982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6667/4906Copyright (c) 2020 Conrado Moreira Mendes, Jocyare Cristina Pereira de Souza, Sueli Maria Ramos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Conrado Moreirade Souza, Jocyare Cristina Pereirada Silva, Sueli Maria Ramos2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6667Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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