NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Milton
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732
Resumo: O artigo aborda a maneira como se deu a recepção da música caribenha em Salvador, Bahia, destacando-se dois períodos. Entre os anos 1940 e 1960, observaram-se as ondas do bolero, da rumba e do merengue. Dos anos 1970 em diante, a cidade experimentou o influxo do reggae e da lambada, bem como, mais recentemente, de ritmos engendrados no Brasil a partir inclusive de influências antilhanas. Pode-se perceber neste processo uma polarização entre os ritmos considerados sofisticados e aqueles outros classificados como brega. O Centro Histórico de Salvador é tomado como um painel em que todos estes movimentos vêm se fazendo sentir nitidamente nos últimos 60 anos.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorResumenEl artículo aborda la forma em que há dado la recepción de la música caribeña en Salvador, Bahia, destacando dos períodos. Entre los años de 1940 y 1960, se observaron las ondas del bolero, de la rumba y del merengue. De los años 1970 em adelante, la ciudad experimentóu el influjo del reggae y de la lambada, así como, más recientemente, de ritmos engendrados en Brasil a partir inclusive de influencias antillanas. Se puede percibir em este proceso una polarización entre los ritmos considerados sofisticados y aquellos outros clasificados como vulgares. El Centro Histórico de Salvador es tomado como un panel en que todos estos movimientos se están haciendo sentir nítidamente en los últimos 60 años.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorAbstractThis paper describes the way in which the Caribbean Music was received in Salvador, Bahia, during two specific periods. Beteween 1950 and 1960 successive waves of bolero, rumba and reggae followed each other. From 1970 onwards, the city experienced an inflow of reggae and lambada, and more recently, typical Brazilian rhythms, many of them born under Antilleans influences. It is possible to observe that this process developed under a polarization beteween rhythms regarded as sophisticated and other with a much more popular characteristic. The historic city centre is taken as a stage where all these movements have been unfoldin over the last 60 years.Keywords: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. Salvador
id UFMA-6_9543f2a87979d003bd19987f3b8d8e37
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7732
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIACaribeRumbaSalsaMerengueLambadaSalvadorO artigo aborda a maneira como se deu a recepção da música caribenha em Salvador, Bahia, destacando-se dois períodos. Entre os anos 1940 e 1960, observaram-se as ondas do bolero, da rumba e do merengue. Dos anos 1970 em diante, a cidade experimentou o influxo do reggae e da lambada, bem como, mais recentemente, de ritmos engendrados no Brasil a partir inclusive de influências antilhanas. Pode-se perceber neste processo uma polarização entre os ritmos considerados sofisticados e aqueles outros classificados como brega. O Centro Histórico de Salvador é tomado como um painel em que todos estes movimentos vêm se fazendo sentir nitidamente nos últimos 60 anos.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorResumenEl artículo aborda la forma em que há dado la recepción de la música caribeña en Salvador, Bahia, destacando dos períodos. Entre los años de 1940 y 1960, se observaron las ondas del bolero, de la rumba y del merengue. De los años 1970 em adelante, la ciudad experimentóu el influjo del reggae y de la lambada, así como, más recientemente, de ritmos engendrados en Brasil a partir inclusive de influencias antillanas. Se puede percibir em este proceso una polarización entre los ritmos considerados sofisticados y aquellos outros clasificados como vulgares. El Centro Histórico de Salvador es tomado como un panel en que todos estos movimientos se están haciendo sentir nítidamente en los últimos 60 años.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorAbstractThis paper describes the way in which the Caribbean Music was received in Salvador, Bahia, during two specific periods. Beteween 1950 and 1960 successive waves of bolero, rumba and reggae followed each other. From 1970 onwards, the city experienced an inflow of reggae and lambada, and more recently, typical Brazilian rhythms, many of them born under Antilleans influences. It is possible to observe that this process developed under a polarization beteween rhythms regarded as sophisticated and other with a much more popular characteristic. The historic city centre is taken as a stage where all these movements have been unfoldin over the last 60 years.Keywords: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorUniversidade Federal do Maranhão2014-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732Revista Brasileira do Caribe; v. 09, n. 18, jan./jun. 2009: DOSSIÊ: Conexões Afro-Atlânticas/Caribe Literatura Pós-colonial1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732/4728Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Milton2017-10-10T14:28:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7732Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2017-10-10T14:28:17Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
title NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
spellingShingle NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
Moura, Milton
Caribe
Rumba
Salsa
Merengue
Lambada
Salvador
title_short NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
title_full NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
title_fullStr NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
title_sort NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MÚSICA CARIBENHA EM SALVADOR, BAHIA
author Moura, Milton
author_facet Moura, Milton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Caribe
Rumba
Salsa
Merengue
Lambada
Salvador
topic Caribe
Rumba
Salsa
Merengue
Lambada
Salvador
description O artigo aborda a maneira como se deu a recepção da música caribenha em Salvador, Bahia, destacando-se dois períodos. Entre os anos 1940 e 1960, observaram-se as ondas do bolero, da rumba e do merengue. Dos anos 1970 em diante, a cidade experimentou o influxo do reggae e da lambada, bem como, mais recentemente, de ritmos engendrados no Brasil a partir inclusive de influências antilhanas. Pode-se perceber neste processo uma polarização entre os ritmos considerados sofisticados e aqueles outros classificados como brega. O Centro Histórico de Salvador é tomado como um painel em que todos estes movimentos vêm se fazendo sentir nitidamente nos últimos 60 anos.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorResumenEl artículo aborda la forma em que há dado la recepción de la música caribeña en Salvador, Bahia, destacando dos períodos. Entre los años de 1940 y 1960, se observaron las ondas del bolero, de la rumba y del merengue. De los años 1970 em adelante, la ciudad experimentóu el influjo del reggae y de la lambada, así como, más recientemente, de ritmos engendrados en Brasil a partir inclusive de influencias antillanas. Se puede percibir em este proceso una polarización entre los ritmos considerados sofisticados y aquellos outros clasificados como vulgares. El Centro Histórico de Salvador es tomado como un panel en que todos estos movimientos se están haciendo sentir nítidamente en los últimos 60 años.Palavras-chave: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. SalvadorAbstractThis paper describes the way in which the Caribbean Music was received in Salvador, Bahia, during two specific periods. Beteween 1950 and 1960 successive waves of bolero, rumba and reggae followed each other. From 1970 onwards, the city experienced an inflow of reggae and lambada, and more recently, typical Brazilian rhythms, many of them born under Antilleans influences. It is possible to observe that this process developed under a polarization beteween rhythms regarded as sophisticated and other with a much more popular characteristic. The historic city centre is taken as a stage where all these movements have been unfoldin over the last 60 years.Keywords: Caribe. Rumba. Salsa. Merengue. Lambada. Salvador
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7732/4728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 09, n. 18, jan./jun. 2009: DOSSIÊ: Conexões Afro-Atlânticas/Caribe Literatura Pós-colonial
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321224180301824