As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9130 |
Resumo: | Este relatório pretende dar a conhecer experiencias onde, para além das aulas de Educação Física (EF) e das próprias tarefas inerentes às mesmas, o ensino das Danças de Salão no projeto do Clube de Desporto Escolar (CDE) pode estar presente e ser uma mais-valia, nomeadamente para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, com um grupo de seis alunos com NEE da Escola Básica de Lousada Este, sendo que três dos elementos são do sexo feminino e os outros três do sexo masculino, compreendendo idades entre os 12 e 15 anos. As danças de salão na escola, quando aplicada com metodologia adequada e, principalmente com consciência pedagógica, possibilita ao aluno aumentar as suas capacidades de interação social e afetiva, desenvolvendo as suas capacidades motoras e cognitivas. |
id |
RCAP_cd8f3d5c4745721978e7581503b5f4b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiaisDanças de salãoAlunosNecessidades Educativas EspeciaisMerengueRumbaValsa VienenseEste relatório pretende dar a conhecer experiencias onde, para além das aulas de Educação Física (EF) e das próprias tarefas inerentes às mesmas, o ensino das Danças de Salão no projeto do Clube de Desporto Escolar (CDE) pode estar presente e ser uma mais-valia, nomeadamente para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, com um grupo de seis alunos com NEE da Escola Básica de Lousada Este, sendo que três dos elementos são do sexo feminino e os outros três do sexo masculino, compreendendo idades entre os 12 e 15 anos. As danças de salão na escola, quando aplicada com metodologia adequada e, principalmente com consciência pedagógica, possibilita ao aluno aumentar as suas capacidades de interação social e afetiva, desenvolvendo as suas capacidades motoras e cognitivas.The purpose of this report is to provide evidence, that the association of Physical Education (PE) lessons, along with its intrinsic tasks, and the teaching of Ballroom Dances, in the School Sports Club (CDE), demonstrated that is extremely important and an undeniable advantage, particularly when aimed to students with special educational needs (SEN). This project took place during this school year, in the Basic School of Lousada Este. It involved a group of six students (three female, and three male) with SEN and with ages between 12 and 15 years old. Taking everything into account, we can conclude that the Ballroom Dances project at school, associated with adequate methodology and essentially, pedagogic awareness, allows students to improve their social and emotional interactions, developing both physical and cognitive capacities.2019-03-08T15:07:38Z2018-11-16T00:00:00Z2018-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9130TID:202324982porRocha, Hugo Romano Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:32.410159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
title |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais Rocha, Hugo Romano Vieira da Danças de salão Alunos Necessidades Educativas Especiais Merengue Rumba Valsa Vienense |
title_short |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
As danças de salão no contexto escolar de alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Rocha, Hugo Romano Vieira da |
author_facet |
Rocha, Hugo Romano Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Hugo Romano Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Danças de salão Alunos Necessidades Educativas Especiais Merengue Rumba Valsa Vienense |
topic |
Danças de salão Alunos Necessidades Educativas Especiais Merengue Rumba Valsa Vienense |
description |
Este relatório pretende dar a conhecer experiencias onde, para além das aulas de Educação Física (EF) e das próprias tarefas inerentes às mesmas, o ensino das Danças de Salão no projeto do Clube de Desporto Escolar (CDE) pode estar presente e ser uma mais-valia, nomeadamente para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, com um grupo de seis alunos com NEE da Escola Básica de Lousada Este, sendo que três dos elementos são do sexo feminino e os outros três do sexo masculino, compreendendo idades entre os 12 e 15 anos. As danças de salão na escola, quando aplicada com metodologia adequada e, principalmente com consciência pedagógica, possibilita ao aluno aumentar as suas capacidades de interação social e afetiva, desenvolvendo as suas capacidades motoras e cognitivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16T00:00:00Z 2018-11-16 2019-03-08T15:07:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9130 TID:202324982 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9130 |
identifier_str_mv |
TID:202324982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137099367055360 |