Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Laura Guimarães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830
Resumo: Nossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos. Palavras-chave: Publicidade. Reggae. Estereótipos Resumen Nuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos. Palabras claves: Publicidad. Reggae. Estereótipos Abstract Our proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices that emerge from these discourses and narratives. Key-words: Advertising. Reggae. Stereotypes
id UFMA-6_adbd195b1087b7186e498a93857c3344
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/1830
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileiraReggaeIdentidade cultural e Ritmo caribenhoNossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos. Palavras-chave: Publicidade. Reggae. Estereótipos Resumen Nuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos. Palabras claves: Publicidad. Reggae. Estereótipos Abstract Our proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices that emerge from these discourses and narratives. Key-words: Advertising. Reggae. StereotypesUniversidade Federal do Maranhão2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830/1437Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Laura Guimarães2016-10-11T14:01:10Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/1830Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T14:01:10Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
title Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
spellingShingle Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
Corrêa, Laura Guimarães
Reggae
Identidade cultural e Ritmo caribenho
title_short Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
title_full Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
title_fullStr Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
title_full_unstemmed Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
title_sort Don’t worry, fool around: Considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
author Corrêa, Laura Guimarães
author_facet Corrêa, Laura Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Laura Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Reggae
Identidade cultural e Ritmo caribenho
topic Reggae
Identidade cultural e Ritmo caribenho
description Nossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos. Palavras-chave: Publicidade. Reggae. Estereótipos Resumen Nuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos. Palabras claves: Publicidad. Reggae. Estereótipos Abstract Our proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices that emerge from these discourses and narratives. Key-words: Advertising. Reggae. Stereotypes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1830/1437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1809737858147155968