REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Maria Bernadette Velloso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025
Resumo: A partir da representação da escuta como hermenêutica, apropriação espacial e prática interpessoal, propõe-se uma leitura de aspectos da oralitura na obra de autores francófonos oriundos das Antilhas. À luz de pistas fornecidas por Roland Barthes e Jean-Luc Nancy, valorizam-se as relações estreitas entre o gesto de escutar – que vai além dos limites do ouvir – e a prática de contar histórias, vista como lugar de resistência cultural na obra de escritores sensíveis ao processo de crioulização. A análise leva em conta noções como as de opacidade (GLISSANT) e  de inteligência da mètis grega (DETIENNE; VERNANT), presentes na arte de fazer do contador de histórias, e a retomada do episódio bíblico de Babel em um romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palavras-chave: Escuta. Oralitura. Opacidade. AntilhasResumenA partir de la representación de la escucha como hermenêutica, apropriación espacial y práctica interpersonal, se propone una lectura de aspectos de la oralitura en la obra de autores francófonos oriundos de las Antillas. A la luz de pistas que ofrecen Roland Barthes y Jean- Luc Nancy son valorizadas  las  relaciones  estrechas  entre  el  gesto de escuchar – que va más allá de los limites de oir – y la práctica de contar historias, vista como lugar de resistencia cultural en la obra de escritores sensibles al proceso de criollización. El análisis lleva en cuenta nociones como las de opacidad (GLISSANT) y de inteligencia de la mètis griega (DETIENNE; VERNANT), presentes em el arte de hacer del contador de historias, y la retomada del episodio bíblico de Babel en un romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palabras claves: Escucha. Oralitura. Opacidad. AntillasAbstract From the representation of listening as hermeneutics, space appropriation and interpersonal practice, a reading is proposed of aspects of the oralitura in the work of Francophone authors from the West Indies. In light of clues provided by Roland Barthes and Jean- Luc Nancy, the close relationship between the act of listening - that goes beyond the limits of hearing - and the practice of storytelling is valued, seen as a place of cultural resistance in the work of writers sensitive to the creolization process. The analysis takes into account notions such as opacity (GLISSANT) and the Greek mètis intelligence (DETIENNE: VRNANT), present in the art of the storyteller, and the reappropriation of the biblical episode of Babel in a novel by Ernest Pépin (Guadeloupe).Keywords: Listening. Oral escuta. Oralitura. Opacity. West Indies
id UFMA-6_b88baa4e67ad891a85f875147797ddde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4025
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANAA partir da representação da escuta como hermenêutica, apropriação espacial e prática interpessoal, propõe-se uma leitura de aspectos da oralitura na obra de autores francófonos oriundos das Antilhas. À luz de pistas fornecidas por Roland Barthes e Jean-Luc Nancy, valorizam-se as relações estreitas entre o gesto de escutar – que vai além dos limites do ouvir – e a prática de contar histórias, vista como lugar de resistência cultural na obra de escritores sensíveis ao processo de crioulização. A análise leva em conta noções como as de opacidade (GLISSANT) e  de inteligência da mètis grega (DETIENNE; VERNANT), presentes na arte de fazer do contador de histórias, e a retomada do episódio bíblico de Babel em um romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palavras-chave: Escuta. Oralitura. Opacidade. AntilhasResumenA partir de la representación de la escucha como hermenêutica, apropriación espacial y práctica interpersonal, se propone una lectura de aspectos de la oralitura en la obra de autores francófonos oriundos de las Antillas. A la luz de pistas que ofrecen Roland Barthes y Jean- Luc Nancy son valorizadas  las  relaciones  estrechas  entre  el  gesto de escuchar – que va más allá de los limites de oir – y la práctica de contar historias, vista como lugar de resistencia cultural en la obra de escritores sensibles al proceso de criollización. El análisis lleva en cuenta nociones como las de opacidad (GLISSANT) y de inteligencia de la mètis griega (DETIENNE; VERNANT), presentes em el arte de hacer del contador de historias, y la retomada del episodio bíblico de Babel en un romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palabras claves: Escucha. Oralitura. Opacidad. AntillasAbstract From the representation of listening as hermeneutics, space appropriation and interpersonal practice, a reading is proposed of aspects of the oralitura in the work of Francophone authors from the West Indies. In light of clues provided by Roland Barthes and Jean- Luc Nancy, the close relationship between the act of listening - that goes beyond the limits of hearing - and the practice of storytelling is valued, seen as a place of cultural resistance in the work of writers sensitive to the creolization process. The analysis takes into account notions such as opacity (GLISSANT) and the Greek mètis intelligence (DETIENNE: VRNANT), present in the art of the storyteller, and the reappropriation of the biblical episode of Babel in a novel by Ernest Pépin (Guadeloupe).Keywords: Listening. Oral escuta. Oralitura. Opacity. West IndiesUniversidade Federal do Maranhão2015-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025/2113Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Maria Bernadette Velloso2018-11-02T09:24:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4025Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-11-02T09:24:42Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
title REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
Porto, Maria Bernadette Velloso
title_short REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
title_full REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
title_sort REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
author Porto, Maria Bernadette Velloso
author_facet Porto, Maria Bernadette Velloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Maria Bernadette Velloso
description A partir da representação da escuta como hermenêutica, apropriação espacial e prática interpessoal, propõe-se uma leitura de aspectos da oralitura na obra de autores francófonos oriundos das Antilhas. À luz de pistas fornecidas por Roland Barthes e Jean-Luc Nancy, valorizam-se as relações estreitas entre o gesto de escutar – que vai além dos limites do ouvir – e a prática de contar histórias, vista como lugar de resistência cultural na obra de escritores sensíveis ao processo de crioulização. A análise leva em conta noções como as de opacidade (GLISSANT) e  de inteligência da mètis grega (DETIENNE; VERNANT), presentes na arte de fazer do contador de histórias, e a retomada do episódio bíblico de Babel em um romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palavras-chave: Escuta. Oralitura. Opacidade. AntilhasResumenA partir de la representación de la escucha como hermenêutica, apropriación espacial y práctica interpersonal, se propone una lectura de aspectos de la oralitura en la obra de autores francófonos oriundos de las Antillas. A la luz de pistas que ofrecen Roland Barthes y Jean- Luc Nancy son valorizadas  las  relaciones  estrechas  entre  el  gesto de escuchar – que va más allá de los limites de oir – y la práctica de contar historias, vista como lugar de resistencia cultural en la obra de escritores sensibles al proceso de criollización. El análisis lleva en cuenta nociones como las de opacidad (GLISSANT) y de inteligencia de la mètis griega (DETIENNE; VERNANT), presentes em el arte de hacer del contador de historias, y la retomada del episodio bíblico de Babel en un romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palabras claves: Escucha. Oralitura. Opacidad. AntillasAbstract From the representation of listening as hermeneutics, space appropriation and interpersonal practice, a reading is proposed of aspects of the oralitura in the work of Francophone authors from the West Indies. In light of clues provided by Roland Barthes and Jean- Luc Nancy, the close relationship between the act of listening - that goes beyond the limits of hearing - and the practice of storytelling is valued, seen as a place of cultural resistance in the work of writers sensitive to the creolization process. The analysis takes into account notions such as opacity (GLISSANT) and the Greek mètis intelligence (DETIENNE: VRNANT), present in the art of the storyteller, and the reappropriation of the biblical episode of Babel in a novel by Ernest Pépin (Guadeloupe).Keywords: Listening. Oral escuta. Oralitura. Opacity. West Indies
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025/2113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 15, n. 30. jan./jun. 2015: Deslocamentos interamericanos: literaturas caribenhas produzidas nos EUA e no Canadá
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223717879808