MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL: Maryse Condé, Édouard Glissant, Gisèle Pineau e Patrick Chamoiseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2372 |
Resumo: | Partindo da hipótese que a contra-memória é um ato de resistência à perda, expropriação e desterritorialização, o enfoque analítico deste trabalho são obras escolhidas de Édouard Glissant, Gisèle Pineau, Patrick Chamoiseau e Maryse Condé com o objetivo de traçar a dinâmica heterotópica do (não) pertencimento cultural/identitário no espaço diaspórico do Caribe. Problematiza-se como os autores desenvolvem concepções de coesão e inteireza, os “milieux de mémoire” coletivos, a partir da cosmovisão e do ethos implodidos pela colonização e diasporização. Neste processo, examina-se como a palavra escrita engaja a memória oral para recriar as referências necessárias para a reconstrução da identidade cultural, identidade transculturada em múltiplos processos de fissura e fusão entre mares e lares, raízes e rotas, origens quebradas e chegadas diferidas. Palavras-chave: Memória. História. Identidade Cultural. Transescrita Resumen Partiendo de la hipótesis que la contra memoria es un acto de resistencia a la pérdida, expropiación y desterritorialización, el enfoque analítico de este trabajo son las obras seleccionadas de Édouard Glissant, Gisèle Pineau, Patrick Chamoiseau e Maryse Condé con el objetivo de trazar la dinámica heterotópica del (não) pertenecimiento cultural/identitario en el espacio diaspórico del Caribe. Se problematiza cómo los autores desenvuelven concepciones de cohesión y entereza, los “milieux de mémoire” colectivos, a partir de la cosmovisión y del ethos implodidos por la colonización y la diasporización. En este proceso, se examina cómo la palabra escrita se une a la memoria oral para recrear las referencias necesarias para la reconstrucción de la identidad cultural, identidad transculturada en múltiples procesos de fisura y fusión entre mares y hogares, raizes y rutas, orígenes quebrados y llegadas diferidas. Palabras claves: Memoria. Historia. Identidad Cultural. Transescrita Abstract Based on the hypothesis that counter-memory is an act of resistance to loss, expropriation and deterritorialization, this essay examines select creative works by Édouard Glissant, Gisèle Pineau, Patrick Chamoiseau, and Maryse Condé intend on tracing the heterotopic dynamics of cultural (un)belonging in the Caribbean diaspora space. It problematizes how the authors develop conceptions of cohesion and wholeness, collective “milieux de mémoire,” out of an imploded ethos and worldview resulting from colonization and diasporization. In the process, the primary analytical focus is on how the written word engages oral memory in order to recreate the references necessary for a reconstruction of cultural identity, a transcultural identity originating from multiple processes of cultural fissure and fusion between roots and routes as well as broken origins and deferred arrivals. Keywords: Memory. History. Cultural Identity. Transwriting |
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