Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras daUniversidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplinade literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e deentrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamentode escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), RitaFelski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com avoz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporâneae a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textosescritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua práticadocente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos. |
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Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPRLiteratura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras daUniversidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplinade literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e deentrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamentode escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), RitaFelski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com avoz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporâneae a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textosescritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua práticadocente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos.Universidade Federal do Maranhão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jan./jun. 2018; 121-1382447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583/5583Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Leticia PilgerComin, Clarissa LoyolaMastroberardino, Ranieri Emanuele2019-01-06T13:45:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T13:45:44Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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