Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Leticia Pilger
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Comin, Clarissa Loyola, Mastroberardino, Ranieri Emanuele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras daUniversidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplinade literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e deentrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamentode escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), RitaFelski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com avoz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporâneae a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textosescritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua práticadocente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos.
id UFMA-7_134f2e57222d016a1efd66c3225c7dee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPRLiteratura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras daUniversidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplinade literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e deentrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamentode escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), RitaFelski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com avoz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporâneae a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textosescritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua práticadocente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos.Universidade Federal do Maranhão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jan./jun. 2018; 121-1382447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583/5583Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Leticia PilgerComin, Clarissa LoyolaMastroberardino, Ranieri Emanuele2019-01-06T13:45:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T13:45:44Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
title Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
spellingShingle Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
da Silva, Leticia Pilger
Literatura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.
title_short Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
title_full Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
title_fullStr Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
title_full_unstemmed Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
title_sort Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR
author da Silva, Leticia Pilger
author_facet da Silva, Leticia Pilger
Comin, Clarissa Loyola
Mastroberardino, Ranieri Emanuele
author_role author
author2 Comin, Clarissa Loyola
Mastroberardino, Ranieri Emanuele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Leticia Pilger
Comin, Clarissa Loyola
Mastroberardino, Ranieri Emanuele
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.
topic Literatura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.
description O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras daUniversidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplinade literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e deentrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamentode escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), RitaFelski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com avoz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporâneae a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textosescritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua práticadocente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583/5583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jan./jun. 2018; 121-138
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497466630144