Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop. |
id |
UFMA-7_58437058785351826a33e5e7b8f1c25d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digitalCibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.Universidade Federal do Maranhão2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 53-642447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221/4439Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Walline AlvesZorzal, Ricieri CarliniFerreira Júnior, José Ribamar2017-07-18T11:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:39:19Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
title |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
spellingShingle |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital Oliveira, Walline Alves Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop. |
title_short |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
title_full |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
title_fullStr |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
title_full_unstemmed |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
title_sort |
Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital |
author |
Oliveira, Walline Alves |
author_facet |
Oliveira, Walline Alves Zorzal, Ricieri Carlini Ferreira Júnior, José Ribamar |
author_role |
author |
author2 |
Zorzal, Ricieri Carlini Ferreira Júnior, José Ribamar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Walline Alves Zorzal, Ricieri Carlini Ferreira Júnior, José Ribamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop. |
topic |
Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop. |
description |
Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221/4439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 53-64 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497056636928 |