Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Walline Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zorzal, Ricieri Carlini, Ferreira Júnior, José Ribamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221
Resumo: Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.
id UFMA-7_58437058785351826a33e5e7b8f1c25d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digitalCibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.Universidade Federal do Maranhão2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 53-642447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221/4439Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Walline AlvesZorzal, Ricieri CarliniFerreira Júnior, José Ribamar2017-07-18T11:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:39:19Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
title Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
spellingShingle Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
Oliveira, Walline Alves
Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.
title_short Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
title_full Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
title_fullStr Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
title_full_unstemmed Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
title_sort Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital
author Oliveira, Walline Alves
author_facet Oliveira, Walline Alves
Zorzal, Ricieri Carlini
Ferreira Júnior, José Ribamar
author_role author
author2 Zorzal, Ricieri Carlini
Ferreira Júnior, José Ribamar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Walline Alves
Zorzal, Ricieri Carlini
Ferreira Júnior, José Ribamar
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.
topic Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.
description Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221/4439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 53-64
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497056636928