Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Walter Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, José Murilo Moraes, Rocha, Luís Félix de Barros Vieira, de Quadros Júnior, João Fortunato Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510
Resumo: O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.
id UFMA-7_7b21f32fbfb7c52bc2dad6f86f5c52eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10510
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio VasconcelosFotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 131-1502447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510/6114Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Walter Rodriguesdos Santos, José Murilo MoraesRocha, Luís Félix de Barros Vieirade Quadros Júnior, João Fortunato Soares2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10510Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
title Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
spellingShingle Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
Marques, Walter Rodrigues
Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.
title_short Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
title_full Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
title_fullStr Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
title_full_unstemmed Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
title_sort Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
author Marques, Walter Rodrigues
author_facet Marques, Walter Rodrigues
dos Santos, José Murilo Moraes
Rocha, Luís Félix de Barros Vieira
de Quadros Júnior, João Fortunato Soares
author_role author
author2 dos Santos, José Murilo Moraes
Rocha, Luís Félix de Barros Vieira
de Quadros Júnior, João Fortunato Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Walter Rodrigues
dos Santos, José Murilo Moraes
Rocha, Luís Félix de Barros Vieira
de Quadros Júnior, João Fortunato Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.
topic Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.
description O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510/6114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 131-150
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497505427456