Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510 |
Resumo: | O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo. |
id |
UFMA-7_7b21f32fbfb7c52bc2dad6f86f5c52eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10510 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio VasconcelosFotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural.O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 131-1502447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510/6114Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Walter Rodriguesdos Santos, José Murilo MoraesRocha, Luís Félix de Barros Vieirade Quadros Júnior, João Fortunato Soares2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10510Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
title |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
spellingShingle |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos Marques, Walter Rodrigues Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural. |
title_short |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
title_full |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
title_fullStr |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
title_full_unstemmed |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
title_sort |
Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos |
author |
Marques, Walter Rodrigues |
author_facet |
Marques, Walter Rodrigues dos Santos, José Murilo Moraes Rocha, Luís Félix de Barros Vieira de Quadros Júnior, João Fortunato Soares |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, José Murilo Moraes Rocha, Luís Félix de Barros Vieira de Quadros Júnior, João Fortunato Soares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Walter Rodrigues dos Santos, José Murilo Moraes Rocha, Luís Félix de Barros Vieira de Quadros Júnior, João Fortunato Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural. |
topic |
Fotografia. História da fotografia maranhense. Leis de incentivo à cultura. prática cultural. |
description |
O presente artigo é uma versão condensada de monografia apresentada em 2011 na UniversidadeFederal do Maranhão, no curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo MárcioVasconcelos que tem um olhar para a temática social, cultura popular, religião afro-maranhense.Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem,portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos,submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversosprêmios nacionais e internacionais, como o 1º Prêmio Nacional de Expressões CulturaisAfro-Brasileiras/2010 da Fundação Cultural Palmares/Petrobrás com o projeto “Zeladores deVoduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre aCasa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre umdos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha doCangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XIPrêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir paraa produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotaro tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. Ésustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideiasgerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em queesta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Parisem 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo o Album do Maranhão em 1908,Gaudêncio Cunha (1987). A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligadaà cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão,seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi,ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10510/6114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 131-150 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497505427456 |