Michel Foucault: as formações históricas – uma apresentação ao curso de Gilles Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINO, MÁRIO ANTUNES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MEDEIROS, CLÁUDIO VINÍCIUS FELIX
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13003
Resumo: Gilles Deleuze realizou dois cursos sobre o pensamento de Michel Foucault na Universidade Paris 8: Foucault: les formations historiques (DELEUZE, 1985) e Foucault: le pouvoir (1986a). As gravações dos cursos foram transcritas entre 2011 e 2013 e se encontram disponíveis online. O primeiro curso foi traduzido recentemente para o português (2017). O intuito deste artigo é fornecer algumas chaves para a leitura deste curso. Pareceu-nos que, a partir do suporte técnico-conceitual privilegiado por Foucault em três ocasiões bastante específicas – Raymond Roussel (FOUCAULT, 1963b), O nascimento da Clínica (1963a) e Isto não é um cachimbo (1968) –, Deleuze redistribui o domínio arqueológico do saber em função dos conceitos de visibilidade e enunciabilidade. A tarefa deleuziana de repensar o horizonte da linguagem e a temática do regime de luzes sob a ótica de uma “forma de exterioridade” contribuiu inventivamente para que algumas “saídas interpretativas” na filosofia política de Foucault fossem possíveis.Palavras-chave: Deleuze. Foucault. Filosofia Política. Estética. Michel Foucault: The historical formations – a presentation of Gilles Deleuze’s courseABSTRACT:Gilles Deleuze took two courses on Michel Foucault at Paris 8 University: Foucault: les formations historiques (DELEUZE, 1985) and Foucault: le pouvoir (1986a). The course recordings were transcribed between 2011 and 2013 and made available online. The first course was recently translated into Portuguese (2017). The purpose of this article is to provide some keys for reading this course. It seemed to us that from Foucault's privileged technical-conceptual support on three very specific moments – Raymond Roussel (FOUCAULT, 1963b), The Birth of the Clinic (1963a) and This is Not a Pipe (1968) –, Deleuze redistributes the archaeological domain of knowledge based on the concepts of visibility and enunciation. The Deleuzian task of rethinking the horizon of language and the theme of the regime of light from the perspective of a "form of exteriority" has inventively contributed to making some "interpretative outputs" in Foucault's political philosophy possible.Keywords: Deleuze. Foucault. Political Philosophy. Aesthetics.[1] Artigo submetido para avaliação em 24/10/2019 e aprovado em 30/10/2019.
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