O uso do Whatsapp como um recurso pedagógico para o desenvolvimento do sujeito autônomo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10517 |
Resumo: | A principal questão a ser pensada neste ensaio está diretamente ligada ao ensino e aprendizagem referenteà disciplina de Filosofia, que apresenta várias questões que devem ser levadas em consideração,tais como: os novos interesses dos alunos, o lugar da filosofia na polis, a verificabilidade desta enquanto‘útil’ e o desinteresse da comunidade estudantil pela disciplina (CERLETTI, 2009). Frente a estasquestões, novas metodologias vêm sendo pesquisadas com o intuito de possibilitar que o processo deensino e a aprendizagem se tornem mais dinâmico e interessante. O objetivo deste ensaio é avaliar afuncionalidade do WhatsApp como um recurso metodológico para o ensino de Filosofia através daperspectiva kantiana de contribuir com a formação do pensamento autônomo. Na perspectiva de Kant(1999), lançamos mão neste ensaio no que concerne à busca da autonomia, a possibilidade de interlocuçãoentre o público e o privado. Sendo assim, compreendemos que as Tecnologias de Informação eComunicação - TICs devem possibilitar o diálogo entre os sujeitos que estão envolvidos no processode ensino e aprendizagem. A partir de nossos estudos, concluímos que alguns recursos apresentammaior possibilidade de interação e, consequentemente, maior potencial de despertar o pensamentoautônomo dos discentes. No contexto atual, podemos observar que os adolescentes e jovens passammuito tempo conectado ao recurso WhatsApp, com a finalidade de trocas de vídeo, imagens, músicasentre outras mídias. Neste caso, podemos compreender que o WhatsApp é um recurso atrativo para oprocesso de ensino e de aprendizagem e que apresenta uma funcionalidade amplamente direcionadapara a interação entre os sujeitos, ou seja, apresenta as potencialidades para um trabalho pedagógicoque possibilidade a interlocução entre o público e o privado e, portanto, uma educação para a formaçãodo pensamento autônomo. No entanto, cabe ressaltar a importância do papel do professor nasistematização e intencionalidade das ações pedagógicas com o uso do recurso WhatsApp, uma vezque pelo fato de não ter sido desenvolvido para fins pedagógicos, o mesmo apresenta uma limitaçãono controle dos diálogos entre os sujeitos dentro de um grupo, podendo ocasionar dispersão do assuntoe dificuldade de acompanhar o debate e a reflexão. Porém, entendemos que o WhatsApp apresentaas potencialidades de um recurso pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas defilosofia, contribuindo para a motivação e o pensamento crítico e autônomo dos alunos. |
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