O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jean Carlos da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes, Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515
Resumo: O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passarama influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissãoe consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mastambém na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia,o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdoque é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas,em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva dediscutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diantedisso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica,tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens,vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com asNarrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais,como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade deinformação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisãode literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógicano processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que asNarrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala deaula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar comas TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
id UFMA-7_c246d0e1112e061bd4f3dbb6646175ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10515
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismoTecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passarama influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissãoe consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mastambém na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia,o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdoque é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas,em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva dediscutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diantedisso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica,tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens,vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com asNarrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais,como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade deinformação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisãode literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógicano processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que asNarrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala deaula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar comas TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 213-2272447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515/6119Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Jean Carlos da SilvaRodrigues, Sannya Fernanda NunesMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalves2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10515Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
spellingShingle O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
Monteiro, Jean Carlos da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.
title_short O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_full O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_fullStr O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_full_unstemmed O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_sort O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
author Monteiro, Jean Carlos da Silva
author_facet Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author_role author
author2 Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.
topic Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.
description O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passarama influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissãoe consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mastambém na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia,o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdoque é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas,em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva dediscutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diantedisso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica,tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens,vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com asNarrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais,como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade deinformação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisãode literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógicano processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que asNarrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala deaula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar comas TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515/6119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 213-227
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497515913216