A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Suzane Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Graciane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502
Resumo: Neste artigo buscou-se tratar da reforma do Ensino Médio sob a perspectiva materialista históricadialética, onde se buscou analisar as estratégias utilizadas pelo governo para legitimá-la na conjunturabrasileira. Utilizou-se como fontes primária e secundária a pesquisa bibliográfica, aonde se coletouinformações em sites censitários, bem como em livros e outros documentos correspondentes à naturezada fonte escolhida. Isto posto, este trabalho sustenta os seguintes questionamentos: Como o viésreformista tem perpassado as políticas públicas nas últimas décadas? Tais reformas têm contribuídocom a emancipação dos educandos? Quais os desafios que ainda precisam ser superados pela educaçãobásica no Brasil? Sabe-se que a reforma no Ensino Médio não consiste em uma pauta nova,daí decorre o objetivo dessa investigação de compreender os determinantes para a efetivação dessasreformas nesta modalidade de ensino. Dessa forma, foi possível concluir que a política de educaçãoé determinada socialmente, todavia esta possui a potencialidade de criar condições que viabilizamtransformações estruturais em um determinado contexto societário. Daí porque as reformas feitas napolítica de educação ao longo dos anos devem ser entendidas como uma singularidade dentro de umatotalidade maior.
id UFMA-7_c8ffb5322baec86d3816f42b97e2bb62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10502
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no BrasilReforma. Ensino Médio. Política Educacional.Neste artigo buscou-se tratar da reforma do Ensino Médio sob a perspectiva materialista históricadialética, onde se buscou analisar as estratégias utilizadas pelo governo para legitimá-la na conjunturabrasileira. Utilizou-se como fontes primária e secundária a pesquisa bibliográfica, aonde se coletouinformações em sites censitários, bem como em livros e outros documentos correspondentes à naturezada fonte escolhida. Isto posto, este trabalho sustenta os seguintes questionamentos: Como o viésreformista tem perpassado as políticas públicas nas últimas décadas? Tais reformas têm contribuídocom a emancipação dos educandos? Quais os desafios que ainda precisam ser superados pela educaçãobásica no Brasil? Sabe-se que a reforma no Ensino Médio não consiste em uma pauta nova,daí decorre o objetivo dessa investigação de compreender os determinantes para a efetivação dessasreformas nesta modalidade de ensino. Dessa forma, foi possível concluir que a política de educaçãoé determinada socialmente, todavia esta possui a potencialidade de criar condições que viabilizamtransformações estruturais em um determinado contexto societário. Daí porque as reformas feitas napolítica de educação ao longo dos anos devem ser entendidas como uma singularidade dentro de umatotalidade maior.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 59-742447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502/6108Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Suzane RodriguesSantos, Graciane Pereira2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10502Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
title A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
spellingShingle A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
da Silva, Suzane Rodrigues
Reforma. Ensino Médio. Política Educacional.
title_short A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
title_full A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
title_fullStr A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
title_full_unstemmed A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
title_sort A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil
author da Silva, Suzane Rodrigues
author_facet da Silva, Suzane Rodrigues
Santos, Graciane Pereira
author_role author
author2 Santos, Graciane Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Suzane Rodrigues
Santos, Graciane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma. Ensino Médio. Política Educacional.
topic Reforma. Ensino Médio. Política Educacional.
description Neste artigo buscou-se tratar da reforma do Ensino Médio sob a perspectiva materialista históricadialética, onde se buscou analisar as estratégias utilizadas pelo governo para legitimá-la na conjunturabrasileira. Utilizou-se como fontes primária e secundária a pesquisa bibliográfica, aonde se coletouinformações em sites censitários, bem como em livros e outros documentos correspondentes à naturezada fonte escolhida. Isto posto, este trabalho sustenta os seguintes questionamentos: Como o viésreformista tem perpassado as políticas públicas nas últimas décadas? Tais reformas têm contribuídocom a emancipação dos educandos? Quais os desafios que ainda precisam ser superados pela educaçãobásica no Brasil? Sabe-se que a reforma no Ensino Médio não consiste em uma pauta nova,daí decorre o objetivo dessa investigação de compreender os determinantes para a efetivação dessasreformas nesta modalidade de ensino. Dessa forma, foi possível concluir que a política de educaçãoé determinada socialmente, todavia esta possui a potencialidade de criar condições que viabilizamtransformações estruturais em um determinado contexto societário. Daí porque as reformas feitas napolítica de educação ao longo dos anos devem ser entendidas como uma singularidade dentro de umatotalidade maior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10502/6108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 59-74
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497495990272