“DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Antonio Cordeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viana, Raimundo Nonato Assunção, Rêgo, Fabiane Costa, Rêgo, Adriana Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760
Resumo: Esta pesquisa refere-se às brincadeiras populares encontradas no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade localizado em São Luís - MA, com o objetivo de investigar se essas brincadeiras ainda estão presentes no cotidiano destas crianças e como elas se manifestam como prática de lazer infantil. Para isso, foram realizadas entrevistas com os (as) alunos (as) da Unidade de Educação Básica Mario Andreazza de 07 a 10 anos de idade moradoras do bairro da Liberdade. Devido à idade do público, as entrevistas foram realizadas com a aplicação de formulário com perguntas semiestruturadas, sob a liberação dos pais e responsáveis através do termo de livre consentimento. Foi utilizada também a observação direta com o objetivo de investigar se no cotidiano destas crianças havia ou não brincadeiras. De acordo com o uso de seus instrumentos de pesquisa e conforme a necessidade da análise e interpretação de dado, este estudo exigiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Havendo informações de caráter quantitativo e qualitativo. Durante a pesquisa observou-se que ainda estão presentes as brincadeiras populares no  cotidiano destas crianças juntamente com as brincadeiras tecnológicas e que suas práticas são realizadas em suas residências, nas escolas e nos espaços públicos de lazer tais como: as ruas e as praças do bairro. E que o repasse deste conhecimento lúdico e cultural não é transmitido somente de pais para filhos, mas, como também através da interação do indivíduo com o meio social e cultural no qual ele está inserido.Palavras-chave: Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano. “GIVING LINE IN KITE”: an analysis of popular games in the daily life of children in the neighborhood of Liberdade in São Luís-MAABSTRACT: This research refers to the popular games found in the daily life of children in the neighborhood of  Liberdade located in São Luís - MA, in order to investigate if these games are still present in the daily life of these children and how they are manifested as children’s leisure practice. For this, interviews were conducted with the students of the school Mario Andreazza of 07 to 10 years old. Living in  the neighborhood of Liberdade. Due to the age of the public, the interviews were conducted with the application of a form with semi-structured questions, under the release of parents and guardians through the term of free consent. It was also used the direct observation with the objective of investigating whether or not these children had play. According to the use of its research instruments and  according to the necessity of data analysis and interpretation, this study required a qualitative and  quantitative approach. Having quantitative and qualitative information. During the research, it was observed that the popular games are still present in the daily life of these children together with thetechnological games and that their practices are carried out in their homes, in schools and in public  spaces of leisure such as: the streets and squares of the neighborhood. And that the transfer of this ludic and cultural knowledge is transmitted not only from parents to children, but also through the interaction of the individual with the social and cultural environment in which he is inserted.Keywords: Popular Games. Recreation. Daily.
id UFMA-7_dadf417ccb95dff0d047166610a3ac85
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7760
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MABrincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.Esta pesquisa refere-se às brincadeiras populares encontradas no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade localizado em São Luís - MA, com o objetivo de investigar se essas brincadeiras ainda estão presentes no cotidiano destas crianças e como elas se manifestam como prática de lazer infantil. Para isso, foram realizadas entrevistas com os (as) alunos (as) da Unidade de Educação Básica Mario Andreazza de 07 a 10 anos de idade moradoras do bairro da Liberdade. Devido à idade do público, as entrevistas foram realizadas com a aplicação de formulário com perguntas semiestruturadas, sob a liberação dos pais e responsáveis através do termo de livre consentimento. Foi utilizada também a observação direta com o objetivo de investigar se no cotidiano destas crianças havia ou não brincadeiras. De acordo com o uso de seus instrumentos de pesquisa e conforme a necessidade da análise e interpretação de dado, este estudo exigiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Havendo informações de caráter quantitativo e qualitativo. Durante a pesquisa observou-se que ainda estão presentes as brincadeiras populares no  cotidiano destas crianças juntamente com as brincadeiras tecnológicas e que suas práticas são realizadas em suas residências, nas escolas e nos espaços públicos de lazer tais como: as ruas e as praças do bairro. E que o repasse deste conhecimento lúdico e cultural não é transmitido somente de pais para filhos, mas, como também através da interação do indivíduo com o meio social e cultural no qual ele está inserido.Palavras-chave: Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano. “GIVING LINE IN KITE”: an analysis of popular games in the daily life of children in the neighborhood of Liberdade in São Luís-MAABSTRACT: This research refers to the popular games found in the daily life of children in the neighborhood of  Liberdade located in São Luís - MA, in order to investigate if these games are still present in the daily life of these children and how they are manifested as children’s leisure practice. For this, interviews were conducted with the students of the school Mario Andreazza of 07 to 10 years old. Living in  the neighborhood of Liberdade. Due to the age of the public, the interviews were conducted with the application of a form with semi-structured questions, under the release of parents and guardians through the term of free consent. It was also used the direct observation with the objective of investigating whether or not these children had play. According to the use of its research instruments and  according to the necessity of data analysis and interpretation, this study required a qualitative and  quantitative approach. Having quantitative and qualitative information. During the research, it was observed that the popular games are still present in the daily life of these children together with thetechnological games and that their practices are carried out in their homes, in schools and in public  spaces of leisure such as: the streets and squares of the neighborhood. And that the transfer of this ludic and cultural knowledge is transmitted not only from parents to children, but also through the interaction of the individual with the social and cultural environment in which he is inserted.Keywords: Popular Games. Recreation. Daily.Universidade Federal do Maranhão2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 303-3152447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760/4812Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Antonio CordeiroViana, Raimundo Nonato AssunçãoRêgo, Fabiane CostaRêgo, Adriana Costa2017-12-30T16:18:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7760Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-12-30T16:18:39Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
title “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
spellingShingle “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
Feitosa, Antonio Cordeiro
Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.
title_short “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
title_full “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
title_fullStr “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
title_full_unstemmed “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
title_sort “DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
author Feitosa, Antonio Cordeiro
author_facet Feitosa, Antonio Cordeiro
Viana, Raimundo Nonato Assunção
Rêgo, Fabiane Costa
Rêgo, Adriana Costa
author_role author
author2 Viana, Raimundo Nonato Assunção
Rêgo, Fabiane Costa
Rêgo, Adriana Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Antonio Cordeiro
Viana, Raimundo Nonato Assunção
Rêgo, Fabiane Costa
Rêgo, Adriana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.
topic Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.
description Esta pesquisa refere-se às brincadeiras populares encontradas no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade localizado em São Luís - MA, com o objetivo de investigar se essas brincadeiras ainda estão presentes no cotidiano destas crianças e como elas se manifestam como prática de lazer infantil. Para isso, foram realizadas entrevistas com os (as) alunos (as) da Unidade de Educação Básica Mario Andreazza de 07 a 10 anos de idade moradoras do bairro da Liberdade. Devido à idade do público, as entrevistas foram realizadas com a aplicação de formulário com perguntas semiestruturadas, sob a liberação dos pais e responsáveis através do termo de livre consentimento. Foi utilizada também a observação direta com o objetivo de investigar se no cotidiano destas crianças havia ou não brincadeiras. De acordo com o uso de seus instrumentos de pesquisa e conforme a necessidade da análise e interpretação de dado, este estudo exigiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Havendo informações de caráter quantitativo e qualitativo. Durante a pesquisa observou-se que ainda estão presentes as brincadeiras populares no  cotidiano destas crianças juntamente com as brincadeiras tecnológicas e que suas práticas são realizadas em suas residências, nas escolas e nos espaços públicos de lazer tais como: as ruas e as praças do bairro. E que o repasse deste conhecimento lúdico e cultural não é transmitido somente de pais para filhos, mas, como também através da interação do indivíduo com o meio social e cultural no qual ele está inserido.Palavras-chave: Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano. “GIVING LINE IN KITE”: an analysis of popular games in the daily life of children in the neighborhood of Liberdade in São Luís-MAABSTRACT: This research refers to the popular games found in the daily life of children in the neighborhood of  Liberdade located in São Luís - MA, in order to investigate if these games are still present in the daily life of these children and how they are manifested as children’s leisure practice. For this, interviews were conducted with the students of the school Mario Andreazza of 07 to 10 years old. Living in  the neighborhood of Liberdade. Due to the age of the public, the interviews were conducted with the application of a form with semi-structured questions, under the release of parents and guardians through the term of free consent. It was also used the direct observation with the objective of investigating whether or not these children had play. According to the use of its research instruments and  according to the necessity of data analysis and interpretation, this study required a qualitative and  quantitative approach. Having quantitative and qualitative information. During the research, it was observed that the popular games are still present in the daily life of these children together with thetechnological games and that their practices are carried out in their homes, in schools and in public  spaces of leisure such as: the streets and squares of the neighborhood. And that the transfer of this ludic and cultural knowledge is transmitted not only from parents to children, but also through the interaction of the individual with the social and cultural environment in which he is inserted.Keywords: Popular Games. Recreation. Daily.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7760/4812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 303-315
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497103822848