LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardita, Ângelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344
Resumo: Este estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de  laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis  study  is  based  on  the  consideration of two opposing  historical models of the relatonship between education and  religion, and its aim is to propose a third model of  humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics.
id UFMA-7_e0958b4710817266457e65fa2e48cfa1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4344
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"LiturgiaEducaçãoImaginárioEstéticaEste estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de  laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis  study  is  based  on  the  consideration of two opposing  historical models of the relatonship between education and  religion, and its aim is to propose a third model of  humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics.Universidade Federal do Maranhão2016-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 1, jul./dez. 2015; 9-322447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344/2407Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardita, Ângelo2017-04-07T12:32:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4344Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-04-07T12:32:40Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
title LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
spellingShingle LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
Cardita, Ângelo
Liturgia
Educação
Imaginário
Estética
title_short LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
title_full LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
title_fullStr LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
title_full_unstemmed LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
title_sort LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
author Cardita, Ângelo
author_facet Cardita, Ângelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardita, Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Liturgia
Educação
Imaginário
Estética
topic Liturgia
Educação
Imaginário
Estética
description Este estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de  laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis  study  is  based  on  the  consideration of two opposing  historical models of the relatonship between education and  religion, and its aim is to propose a third model of  humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344/2407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 1, jul./dez. 2015; 9-32
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794496905641984