LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344 |
Resumo: | Este estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis study is based on the consideration of two opposing historical models of the relatonship between education and religion, and its aim is to propose a third model of humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics. |
id |
UFMA-7_e0958b4710817266457e65fa2e48cfa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4344 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"LiturgiaEducaçãoImaginárioEstéticaEste estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis study is based on the consideration of two opposing historical models of the relatonship between education and religion, and its aim is to propose a third model of humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics.Universidade Federal do Maranhão2016-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 1, jul./dez. 2015; 9-322447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344/2407Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardita, Ângelo2017-04-07T12:32:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4344Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-04-07T12:32:40Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
title |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
spellingShingle |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" Cardita, Ângelo Liturgia Educação Imaginário Estética |
title_short |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
title_full |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
title_fullStr |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
title_full_unstemmed |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
title_sort |
LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma" |
author |
Cardita, Ângelo |
author_facet |
Cardita, Ângelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardita, Ângelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liturgia Educação Imaginário Estética |
topic |
Liturgia Educação Imaginário Estética |
description |
Este estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.AbstractThis study is based on the consideration of two opposing historical models of the relatonship between education and religion, and its aim is to propose a third model of humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344/2407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 1, jul./dez. 2015; 9-32 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794496905641984 |