As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311 |
Resumo: | As Pessoas, a Educação e o Futuro são temáticas que permeiam a vida do cidadão, uma vez que oconhecimento tido como capaz de resolver as incertezas nem sempre é totalmente confiável. Nessesentido, o presente artigo tem como objetivo compreender o significado desses termos, utilizandocomo pressuposto teórico o Quinto dos “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro” de EdgarMorin. No aspecto metodológico, a pesquisa foi de natureza básica; utilizamos o método descritivo;e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Concluímos que, para a formação cidadã daspessoas ocorrer de forma eficaz, é necessário enfrentar as incertezas dentro de um mundo incerto.Para isso, a análise interdisciplinar dentro desse mundo incerto é fator essencial para a superação dasincertezas, pois o conhecimento é inacabado e está em constante mudança. |
id |
UFMA-7_f878f34dfdc24028dd976f40bf3d5d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9311 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezasEducação. Futuro. Incerteza. Conhecimento.As Pessoas, a Educação e o Futuro são temáticas que permeiam a vida do cidadão, uma vez que oconhecimento tido como capaz de resolver as incertezas nem sempre é totalmente confiável. Nessesentido, o presente artigo tem como objetivo compreender o significado desses termos, utilizandocomo pressuposto teórico o Quinto dos “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro” de EdgarMorin. No aspecto metodológico, a pesquisa foi de natureza básica; utilizamos o método descritivo;e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Concluímos que, para a formação cidadã daspessoas ocorrer de forma eficaz, é necessário enfrentar as incertezas dentro de um mundo incerto.Para isso, a análise interdisciplinar dentro desse mundo incerto é fator essencial para a superação dasincertezas, pois o conhecimento é inacabado e está em constante mudança.Universidade Federal do Maranhão2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1, jan./jun. 2018; 25-382447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311/5564Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegert, RodrigoBaade, Joel HaroldoPegoraro, Ludimar2018-08-16T21:51:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9311Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2018-08-16T21:51:20Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
title |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
spellingShingle |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas Regert, Rodrigo Educação. Futuro. Incerteza. Conhecimento. |
title_short |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
title_full |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
title_fullStr |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
title_full_unstemmed |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
title_sort |
As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas |
author |
Regert, Rodrigo |
author_facet |
Regert, Rodrigo Baade, Joel Haroldo Pegoraro, Ludimar |
author_role |
author |
author2 |
Baade, Joel Haroldo Pegoraro, Ludimar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regert, Rodrigo Baade, Joel Haroldo Pegoraro, Ludimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Futuro. Incerteza. Conhecimento. |
topic |
Educação. Futuro. Incerteza. Conhecimento. |
description |
As Pessoas, a Educação e o Futuro são temáticas que permeiam a vida do cidadão, uma vez que oconhecimento tido como capaz de resolver as incertezas nem sempre é totalmente confiável. Nessesentido, o presente artigo tem como objetivo compreender o significado desses termos, utilizandocomo pressuposto teórico o Quinto dos “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro” de EdgarMorin. No aspecto metodológico, a pesquisa foi de natureza básica; utilizamos o método descritivo;e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Concluímos que, para a formação cidadã daspessoas ocorrer de forma eficaz, é necessário enfrentar as incertezas dentro de um mundo incerto.Para isso, a análise interdisciplinar dentro desse mundo incerto é fator essencial para a superação dasincertezas, pois o conhecimento é inacabado e está em constante mudança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9311/5564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1, jan./jun. 2018; 25-38 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497132134400 |