Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Óberson Isac
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1854
Resumo: A dissertação visa pensar a educação escolar sob a ótica do paradigma da complexidade, tendo como principal referência o francês Edgar Morin. Para o pensador, são necessárias transformações estruturais no modelo educacional fundado no paradigma moderno da simplificação. Em vista disso, ele desenvolve e propõe princípios alternativos, constituintes da teoria da complexidade. Entre eles, encontramos o princípio da incerteza, que nos conduz a investigar a problemática do conhecimento para além das certezas, sem, contudo, negá-las. Tal aspecto é decisivo para a reforma do pensamento, pois aponta para a existência de realidades complexas, o que nos instiga para a construção de saberes in/inter/poli/multi/trans/disciplinares. A pesquisa é de caráter predominantemente bibliográfico, porém, nasce da presença atuante de seu autor na realidade escolar. Entendemos que a educação contemporânea é desafiada a promover um ensino que coloque o sujeito em sintonia com sua época, atento aos diferentes saberes que se apresentam lado a lado diariamente. Educar para a vivência em meio a esse contexto complexo exige, pois, um forte questionamento a concepções fechadas e isoladas, propondo, em contrapartida, inter-relações entre as múltiplas formas de conhecimento. Em suma, a educação escolar é entendida como um conjunto de possibilidades de valorização do conhecimento existente e de abertura para questões e problemas emergentes, ajudando o ser humano a pensá-los de modo contextual e complementar.
id UNIJ_19e586096f1cbc25955d6491dd847c1a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1854
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComplexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo2013-11-0420132013-11-04T19:06:14Z2013-11-04T19:06:14ZA dissertação visa pensar a educação escolar sob a ótica do paradigma da complexidade, tendo como principal referência o francês Edgar Morin. Para o pensador, são necessárias transformações estruturais no modelo educacional fundado no paradigma moderno da simplificação. Em vista disso, ele desenvolve e propõe princípios alternativos, constituintes da teoria da complexidade. Entre eles, encontramos o princípio da incerteza, que nos conduz a investigar a problemática do conhecimento para além das certezas, sem, contudo, negá-las. Tal aspecto é decisivo para a reforma do pensamento, pois aponta para a existência de realidades complexas, o que nos instiga para a construção de saberes in/inter/poli/multi/trans/disciplinares. A pesquisa é de caráter predominantemente bibliográfico, porém, nasce da presença atuante de seu autor na realidade escolar. Entendemos que a educação contemporânea é desafiada a promover um ensino que coloque o sujeito em sintonia com sua época, atento aos diferentes saberes que se apresentam lado a lado diariamente. Educar para a vivência em meio a esse contexto complexo exige, pois, um forte questionamento a concepções fechadas e isoladas, propondo, em contrapartida, inter-relações entre as múltiplas formas de conhecimento. Em suma, a educação escolar é entendida como um conjunto de possibilidades de valorização do conhecimento existente e de abertura para questões e problemas emergentes, ajudando o ser humano a pensá-los de modo contextual e complementar.110 f.ComplexidadeConhecimentoCerteza/incertezaEducação escolarEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1854DMD_hdl_123456789/1854Dresch, Óberson Isacporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1854/1/%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdfapplication/pdf727650http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1854/1/%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdfd84a4cb5fb7f159f765ac7e73f6dd156MD5123456789_1854_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
title Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
spellingShingle Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
Dresch, Óberson Isac
Complexidade
Conhecimento
Certeza/incerteza
Educação escolar
Educação nas Ciências
title_short Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
title_full Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
title_fullStr Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
title_full_unstemmed Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
title_sort Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo
author Dresch, Óberson Isac
author_facet Dresch, Óberson Isac
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dresch, Óberson Isac
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Conhecimento
Certeza/incerteza
Educação escolar
Educação nas Ciências
topic Complexidade
Conhecimento
Certeza/incerteza
Educação escolar
Educação nas Ciências
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A dissertação visa pensar a educação escolar sob a ótica do paradigma da complexidade, tendo como principal referência o francês Edgar Morin. Para o pensador, são necessárias transformações estruturais no modelo educacional fundado no paradigma moderno da simplificação. Em vista disso, ele desenvolve e propõe princípios alternativos, constituintes da teoria da complexidade. Entre eles, encontramos o princípio da incerteza, que nos conduz a investigar a problemática do conhecimento para além das certezas, sem, contudo, negá-las. Tal aspecto é decisivo para a reforma do pensamento, pois aponta para a existência de realidades complexas, o que nos instiga para a construção de saberes in/inter/poli/multi/trans/disciplinares. A pesquisa é de caráter predominantemente bibliográfico, porém, nasce da presença atuante de seu autor na realidade escolar. Entendemos que a educação contemporânea é desafiada a promover um ensino que coloque o sujeito em sintonia com sua época, atento aos diferentes saberes que se apresentam lado a lado diariamente. Educar para a vivência em meio a esse contexto complexo exige, pois, um forte questionamento a concepções fechadas e isoladas, propondo, em contrapartida, inter-relações entre as múltiplas formas de conhecimento. Em suma, a educação escolar é entendida como um conjunto de possibilidades de valorização do conhecimento existente e de abertura para questões e problemas emergentes, ajudando o ser humano a pensá-los de modo contextual e complementar.
110 f.
description A dissertação visa pensar a educação escolar sob a ótica do paradigma da complexidade, tendo como principal referência o francês Edgar Morin. Para o pensador, são necessárias transformações estruturais no modelo educacional fundado no paradigma moderno da simplificação. Em vista disso, ele desenvolve e propõe princípios alternativos, constituintes da teoria da complexidade. Entre eles, encontramos o princípio da incerteza, que nos conduz a investigar a problemática do conhecimento para além das certezas, sem, contudo, negá-las. Tal aspecto é decisivo para a reforma do pensamento, pois aponta para a existência de realidades complexas, o que nos instiga para a construção de saberes in/inter/poli/multi/trans/disciplinares. A pesquisa é de caráter predominantemente bibliográfico, porém, nasce da presença atuante de seu autor na realidade escolar. Entendemos que a educação contemporânea é desafiada a promover um ensino que coloque o sujeito em sintonia com sua época, atento aos diferentes saberes que se apresentam lado a lado diariamente. Educar para a vivência em meio a esse contexto complexo exige, pois, um forte questionamento a concepções fechadas e isoladas, propondo, em contrapartida, inter-relações entre as múltiplas formas de conhecimento. Em suma, a educação escolar é entendida como um conjunto de possibilidades de valorização do conhecimento existente e de abertura para questões e problemas emergentes, ajudando o ser humano a pensá-los de modo contextual e complementar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-11-04T19:06:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-04T19:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1854
DMD_hdl_123456789/1854
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1854
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797863555072