O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRETTO, Sá de Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
Texto Completo: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
Resumo: This research aims to analyze how the processes of composition and co-authorship between spect-actresses/spect-actors and the theatrical and performative event in Coletiva Ruidosa Alma and Teatro do Oprimido take place. In this approach, we consider as an object of study the relational performances of both scenic practices and that rely on the performance of spectators as creative vectors of scenic action. The research focuses on the theory systematized by the Brazilian playwright Augusto Boal (2012), in his writings on the Theater of the Oppressed, the studies by Bárbara Santos (2019) and Dodi Leal (2019), which present new approaches to TO and the scenic-performative experiments developed by the collective Ruidosa Alma in the theater and performance production scenario. The research intends to reflect on the potential of practices that encompass the spectator's action as a constituent element of the scenic phenomenon, collaborating for the construction of an expanded scene and for other understandings about theater making and the role of the spectator.
id UFMA_39316763558f1a79b8001101b025ad01
oai_identifier_str oai:tede2:tede/4986
network_acronym_str UFMA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
repository_id_str 2131
spelling FONSECA, Michelle Nascimento CabralFONSECA, Michelle Nascimento CabralTEJADA, FabianePANAMBY, EltonPRETTO, Sá de Moraes2023-09-26T14:12:02Z2023-04-14PRETTO, Sá de Moraes. O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986This research aims to analyze how the processes of composition and co-authorship between spect-actresses/spect-actors and the theatrical and performative event in Coletiva Ruidosa Alma and Teatro do Oprimido take place. In this approach, we consider as an object of study the relational performances of both scenic practices and that rely on the performance of spectators as creative vectors of scenic action. The research focuses on the theory systematized by the Brazilian playwright Augusto Boal (2012), in his writings on the Theater of the Oppressed, the studies by Bárbara Santos (2019) and Dodi Leal (2019), which present new approaches to TO and the scenic-performative experiments developed by the collective Ruidosa Alma in the theater and performance production scenario. The research intends to reflect on the potential of practices that encompass the spectator's action as a constituent element of the scenic phenomenon, collaborating for the construction of an expanded scene and for other understandings about theater making and the role of the spectator.Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do espectador.Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-09-26T14:12:02Z No. of bitstreams: 1 FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdf: 13369701 bytes, checksum: b7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-26T14:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdf: 13369701 bytes, checksum: b7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21 (MD5) Previous issue date: 2023-04-14FAPEMAapplication/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFMABrasilDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHteatro do oprimido;Performance Ruidosa;espect-ator;espect-atriz;estética autoraltheater of the oppressed;Noisy Performance;spect-actor;spect-actress;authorial aestheticsInterpretação TeatralO Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atoresThe Theater of the Oppressed and the noisy performance: Aesthetic-political dimensions in the relationship between the event theatrical and spect-actresses and spect-actorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALFINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdfFINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdfapplication/pdf13369701http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4986/2/FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdfb7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-858http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4986/1/license.txt3aeb75cdde8700477ba22b7d3513b976MD51tede/49862023-09-26 11:12:02.215oai:tede2:tede/4986VG9kb3Mgb3MgdHJhYmFsaG9zIGRlcG9zaXRhZG9zIGVzdMOjbyBzb2IgYSBMaWNlbsOnYSBVRk1BLg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312023-09-26T14:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.por.fl_str_mv O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Theater of the Oppressed and the noisy performance: Aesthetic-political dimensions in the relationship between the event theatrical and spect-actresses and spect-actors
title O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
spellingShingle O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
PRETTO, Sá de Moraes
teatro do oprimido;
Performance Ruidosa;
espect-ator;
espect-atriz;
estética autoral
theater of the oppressed;
Noisy Performance;
spect-actor;
spect-actress;
authorial aesthetics
Interpretação Teatral
title_short O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
title_full O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
title_fullStr O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
title_full_unstemmed O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
title_sort O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
author PRETTO, Sá de Moraes
author_facet PRETTO, Sá de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TEJADA, Fabiane
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PANAMBY, Elton
dc.contributor.author.fl_str_mv PRETTO, Sá de Moraes
contributor_str_mv FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
TEJADA, Fabiane
PANAMBY, Elton
dc.subject.por.fl_str_mv teatro do oprimido;
Performance Ruidosa;
espect-ator;
espect-atriz;
estética autoral
topic teatro do oprimido;
Performance Ruidosa;
espect-ator;
espect-atriz;
estética autoral
theater of the oppressed;
Noisy Performance;
spect-actor;
spect-actress;
authorial aesthetics
Interpretação Teatral
dc.subject.eng.fl_str_mv theater of the oppressed;
Noisy Performance;
spect-actor;
spect-actress;
authorial aesthetics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Interpretação Teatral
description This research aims to analyze how the processes of composition and co-authorship between spect-actresses/spect-actors and the theatrical and performative event in Coletiva Ruidosa Alma and Teatro do Oprimido take place. In this approach, we consider as an object of study the relational performances of both scenic practices and that rely on the performance of spectators as creative vectors of scenic action. The research focuses on the theory systematized by the Brazilian playwright Augusto Boal (2012), in his writings on the Theater of the Oppressed, the studies by Bárbara Santos (2019) and Dodi Leal (2019), which present new approaches to TO and the scenic-performative experiments developed by the collective Ruidosa Alma in the theater and performance production scenario. The research intends to reflect on the potential of practices that encompass the spectator's action as a constituent element of the scenic phenomenon, collaborating for the construction of an expanded scene and for other understandings about theater making and the role of the spectator.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-26T14:12:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRETTO, Sá de Moraes. O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
identifier_str_mv PRETTO, Sá de Moraes. O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
url https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
bitstream.url.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4986/2/FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdf
http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4986/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21
3aeb75cdde8700477ba22b7d3513b976
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufma.br||repositorio@ufma.br
_version_ 1809926217129787392