A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
Texto Completo: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592
Resumo: This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness.
id UFMA_a479cda6286b7981a000319b52398750
oai_identifier_str oai:tede2:tede/592
network_acronym_str UFMA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
repository_id_str 2131
spelling COELHO, Elizabeth Maria BeserraCPF:09895434120http://lattes.cnpq.br/5976340283035276CPF:99589028349http://lattes.cnpq.br/2277258075147296ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de2016-08-17T18:01:58Z2009-10-272009-02-19ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness.Esta dissertação analisa a relação dos Ramkokamekrá/Canela com a instituição escolar. A partir da forma como se organizam e se estruturam busca perceber como se reproduzem e como se articulam para atender às novas necessidades sócioculturais e ao ritmo de vida social. Assim, apresenta as formas tradicionais de educação tomando três rituais: Khêêntúwayê, Pepyê e Pepkahàk; como importantes elementos para entender como os Canelas internalizam em seus membros a sua maneira de ser, garantindo a sua sobrevivência enquanto grupo. Utiliza o mito de Awkhê como ferramenta de análise da relação: Canelas/ Escola, como elemento essencial para compreender a relação tensa que estabelecem com a alteridade.Made available in DSpace on 2016-08-17T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf: 1161433 bytes, checksum: 2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOapplication/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHUFMABRSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIAEducaçãoescolarituais de iniciaçãomito de AwkhêCanelacolonialismoTraditional educationschoolrites of initiationCanelacolonialismCIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENAA CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALMONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1161433http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/592/1/MONICA+RIBEIRO+MORAES+DE+ALMEIDA.pdf2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713MD51tede/5922023-03-31 14:55:45.378oai:tede2:tede/592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312023-03-31T17:55:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.por.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado.
title A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
Educação
escola
rituais de iniciação
mito de Awkhê
Canela
colonialismo
Traditional education
school
rites of initiation
Canela
colonialism
CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA
title_short A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
title_full A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
title_sort A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
author ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
author_facet ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COELHO, Elizabeth Maria Beserra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:09895434120
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5976340283035276
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99589028349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2277258075147296
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
contributor_str_mv COELHO, Elizabeth Maria Beserra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
escola
rituais de iniciação
mito de Awkhê
Canela
colonialismo
topic Educação
escola
rituais de iniciação
mito de Awkhê
Canela
colonialismo
Traditional education
school
rites of initiation
Canela
colonialism
CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA
dc.subject.eng.fl_str_mv Traditional education
school
rites of initiation
Canela
colonialism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA
description This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-17T18:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592
identifier_str_mv ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.
url http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMA
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
bitstream.url.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/592/1/MONICA+RIBEIRO+MORAES+DE+ALMEIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufma.br||repositorio@ufma.br
_version_ 1800303791416803328