A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA |
Texto Completo: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592 |
Resumo: | This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness. |
id |
UFMA_a479cda6286b7981a000319b52398750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/592 |
network_acronym_str |
UFMA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA |
repository_id_str |
2131 |
spelling |
COELHO, Elizabeth Maria BeserraCPF:09895434120http://lattes.cnpq.br/5976340283035276CPF:99589028349http://lattes.cnpq.br/2277258075147296ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de2016-08-17T18:01:58Z2009-10-272009-02-19ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness.Esta dissertação analisa a relação dos Ramkokamekrá/Canela com a instituição escolar. A partir da forma como se organizam e se estruturam busca perceber como se reproduzem e como se articulam para atender às novas necessidades sócioculturais e ao ritmo de vida social. Assim, apresenta as formas tradicionais de educação tomando três rituais: Khêêntúwayê, Pepyê e Pepkahàk; como importantes elementos para entender como os Canelas internalizam em seus membros a sua maneira de ser, garantindo a sua sobrevivência enquanto grupo. Utiliza o mito de Awkhê como ferramenta de análise da relação: Canelas/ Escola, como elemento essencial para compreender a relação tensa que estabelecem com a alteridade.Made available in DSpace on 2016-08-17T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf: 1161433 bytes, checksum: 2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOapplication/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHUFMABRSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIAEducaçãoescolarituais de iniciaçãomito de AwkhêCanelacolonialismoTraditional educationschoolrites of initiationCanelacolonialismCIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENAA CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALMONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1161433http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/592/1/MONICA+RIBEIRO+MORAES+DE+ALMEIDA.pdf2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713MD51tede/5922023-03-31 14:55:45.378oai:tede2:tede/592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312023-03-31T17:55:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado. |
title |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de Educação escola rituais de iniciação mito de Awkhê Canela colonialismo Traditional education school rites of initiation Canela colonialism CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
author |
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
author_facet |
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COELHO, Elizabeth Maria Beserra |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:09895434120 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5976340283035276 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99589028349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2277258075147296 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
contributor_str_mv |
COELHO, Elizabeth Maria Beserra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escola rituais de iniciação mito de Awkhê Canela colonialismo |
topic |
Educação escola rituais de iniciação mito de Awkhê Canela colonialismo Traditional education school rites of initiation Canela colonialism CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Traditional education school rites of initiation Canela colonialism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA |
description |
This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-17T18:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009. |
url |
http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/592/1/MONICA+RIBEIRO+MORAES+DE+ALMEIDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufma.br||repositorio@ufma.br |
_version_ |
1800303791416803328 |