FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33473 |
Resumo: | A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática. Despite the frequent use of human mediation in science museums, there is little investment in training professionals for the role. The present work analyzes mediatortraining in two science museums by understanding the knowledge comprehension mobilized in these processes. Data collection consisted of training courses for mediators' observation, interviews with professionals working in the studied processes and self-administered questionnaires with mediators. The mediator training included courses organized by the museums in question, but also prior academic training, practice and dialogue among mediators. The processes studied involved disciplinary, training and experience knowledge, with different emphasis in each case. |
id |
UFMG-11_0079813db9bdf0d0f41b8164e7b4e9d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33473 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICESMuseu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores.A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática. Despite the frequent use of human mediation in science museums, there is little investment in training professionals for the role. The present work analyzes mediatortraining in two science museums by understanding the knowledge comprehension mobilized in these processes. Data collection consisted of training courses for mediators' observation, interviews with professionals working in the studied processes and self-administered questionnaires with mediators. The mediator training included courses organized by the museums in question, but also prior academic training, practice and dialogue among mediators. The processes studied involved disciplinary, training and experience knowledge, with different emphasis in each case.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3347310.1590/1983-21172016180102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 1 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 1 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 1 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33473/26696Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, IsabelCazelli, Sibele2021-04-30T23:51:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33473Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:51:09Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
title |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES Gomes, Isabel Museu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores. |
title_short |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
title_full |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
title_sort |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS: SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES |
author |
Gomes, Isabel |
author_facet |
Gomes, Isabel Cazelli, Sibele |
author_role |
author |
author2 |
Cazelli, Sibele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Isabel Cazelli, Sibele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores. |
topic |
Museu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores. |
description |
A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática. Despite the frequent use of human mediation in science museums, there is little investment in training professionals for the role. The present work analyzes mediatortraining in two science museums by understanding the knowledge comprehension mobilized in these processes. Data collection consisted of training courses for mediators' observation, interviews with professionals working in the studied processes and self-administered questionnaires with mediators. The mediator training included courses organized by the museums in question, but also prior academic training, practice and dialogue among mediators. The processes studied involved disciplinary, training and experience knowledge, with different emphasis in each case. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33473 10.1590/1983-21172016180102 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33473 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33473/26696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 1 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 1 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 1 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164134850560 |