MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Nilma Soares da, Silveira Júnior, Célio da, Silva, Luiza Renata Lourêdo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364
Resumo: Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context.
id UFMG-11_00cdad986db29ade9691a27d505924d8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33364
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIXMediação de leitura; Habilidades; Enem.Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3336410.1590/1983-21172016180309 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364/26607Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ana Cristina Silva, Nilma Soares da Silveira Júnior, Célio da Silva, Luiza Renata Lourêdo da 2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33364Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
title MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
spellingShingle MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
Barbosa, Ana Cristina
Mediação de leitura; Habilidades; Enem.
title_short MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
title_full MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
title_fullStr MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
title_sort MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
author Barbosa, Ana Cristina
author_facet Barbosa, Ana Cristina
Silva, Nilma Soares da
Silveira Júnior, Célio da
Silva, Luiza Renata Lourêdo da
author_role author
author2 Silva, Nilma Soares da
Silveira Júnior, Célio da
Silva, Luiza Renata Lourêdo da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Cristina
Silva, Nilma Soares da
Silveira Júnior, Célio da
Silva, Luiza Renata Lourêdo da
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura; Habilidades; Enem.
topic Mediação de leitura; Habilidades; Enem.
description Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364
10.1590/1983-21172016180309
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364/26607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164108636160