MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364 |
Resumo: | Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context. |
id |
UFMG-11_00cdad986db29ade9691a27d505924d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33364 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIXMediação de leitura; Habilidades; Enem.Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3336410.1590/1983-21172016180309 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364/26607Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ana Cristina Silva, Nilma Soares da Silveira Júnior, Célio da Silva, Luiza Renata Lourêdo da 2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33364Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
title |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX Barbosa, Ana Cristina Mediação de leitura; Habilidades; Enem. |
title_short |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
title_full |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
title_sort |
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM: READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX |
author |
Barbosa, Ana Cristina |
author_facet |
Barbosa, Ana Cristina Silva, Nilma Soares da Silveira Júnior, Célio da Silva, Luiza Renata Lourêdo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilma Soares da Silveira Júnior, Célio da Silva, Luiza Renata Lourêdo da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Cristina Silva, Nilma Soares da Silveira Júnior, Célio da Silva, Luiza Renata Lourêdo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação de leitura; Habilidades; Enem. |
topic |
Mediação de leitura; Habilidades; Enem. |
description |
Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor. This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364 10.1590/1983-21172016180309 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33364/26607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164108636160 |