ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10086 |
Resumo: | Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula. This is a theoretical paper whose aim is to discuss the relevance and the contributions of "discursive orientations" and "sequences' prototypes" for improving discourse analysis in science classes. The "Toulmin's Argument Pattern" has been used by science education researchers as a viable prototype for analysis of the argumentative sequence. We suggest that the prototypes of other relevant sequences (narrative, explicative, descriptive, injunctive and dialogue) can also fruitfully contribute for discourse analysis in science classrooms. From this perspective, we introduce the concept of "discursive orientation" and develop a discussion on how the analytic triad "discursive orientation / didactic goals / discursive didactic procedures" is useful to analyze classroom discourse. |
id |
UFMG-11_0483b21d0f6ed17b312e82fe695d87ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10086 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATIONOrientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos.Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula. This is a theoretical paper whose aim is to discuss the relevance and the contributions of "discursive orientations" and "sequences' prototypes" for improving discourse analysis in science classes. The "Toulmin's Argument Pattern" has been used by science education researchers as a viable prototype for analysis of the argumentative sequence. We suggest that the prototypes of other relevant sequences (narrative, explicative, descriptive, injunctive and dialogue) can also fruitfully contribute for discourse analysis in science classrooms. From this perspective, we introduce the concept of "discursive orientation" and develop a discussion on how the analytic triad "discursive orientation / didactic goals / discursive didactic procedures" is useful to analyze classroom discourse.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1008610.1590/1983-21172015170308Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10086/26721Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rodrigo Drumonddo Nascimento, Silvania Sousade Melo, Viviane FlorentinoBernardo, José Roberto da Rocha2021-05-01T02:49:59Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10086Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:59Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
title |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION Vieira, Rodrigo Drumond Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos. |
title_short |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
title_full |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION |
author |
Vieira, Rodrigo Drumond |
author_facet |
Vieira, Rodrigo Drumond do Nascimento, Silvania Sousa de Melo, Viviane Florentino Bernardo, José Roberto da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Silvania Sousa de Melo, Viviane Florentino Bernardo, José Roberto da Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rodrigo Drumond do Nascimento, Silvania Sousa de Melo, Viviane Florentino Bernardo, José Roberto da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos. |
topic |
Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos. |
description |
Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula. This is a theoretical paper whose aim is to discuss the relevance and the contributions of "discursive orientations" and "sequences' prototypes" for improving discourse analysis in science classes. The "Toulmin's Argument Pattern" has been used by science education researchers as a viable prototype for analysis of the argumentative sequence. We suggest that the prototypes of other relevant sequences (narrative, explicative, descriptive, injunctive and dialogue) can also fruitfully contribute for discourse analysis in science classrooms. From this perspective, we introduce the concept of "discursive orientation" and develop a discussion on how the analytic triad "discursive orientation / didactic goals / discursive didactic procedures" is useful to analyze classroom discourse. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10086 10.1590/1983-21172015170308 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10086 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172015170308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10086/26721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162649018368 |